sábado, 18 de junho de 2011

Bolo de Arroz e Lúcia-Lima

Uma das caras recordações que tenho da minha infância é das tardes de sábado em que ia com o meu pai ao Café. Na altura morávamos no norte de Portugal, em Espinho, uma cidade junto ao mar, em que a maioria das ruas não tinham nome mas sim números. Não era bem como viver em Manhattan, mas quase!

Com quatro ou cinco anos, sentia-me muito crescida por me sentar na mesa de café, depois de ter passado pela porta rotatória (que era um dos meus encantos!). Pedia sempre um Bolo de Arroz e um Carioca de Limão, que era servido num copo de vidro grosso encaixado numa armação de metal. Ficava a olhar as pessoas que passavam através da montra de vidro e ia depenicando o bolo de arroz e bebendo o chá. Raramente conseguia passar para lá da fita de papel que enrola o bolinho, e do Carioca, o que mais fascinava era a casca de limão encaracolada que se via dentro do copo!

Ainda hoje o Carioca de Limão é um dos meus chás preferidos, a par do chá de Lúcia-Lima. Foi destas recordações, gostos e do facto de me ter deparado com um saco de farinha de arroz no mercado, que surgiu a ideia de fazer este bolo de arroz aromatizado com limão e Lúcia-Lima.

A Lúcia-Lima, também conhecida como Verbena e como Erva Luísa (no Alentejo), é um arbusto nativo da América do Sul que foi introduzido na Europa pelos Portugueses e pelos Espanhois. As suas folhas são utilizadas em culinária, tanto para conferir um sabor alimonado a pratos de peixe ou de aves, como na preparação de molhos para saladas, pudins e bebidas. A sua infusão tem um efeito calmante e relaxante, auxiliando a digestão.


                      (Foto de H. Zell, 2009, in Wikipédia)


Ingredientes:
300 g de açúcar
4 ovos
Raspa de um limão ou lima
150 ml de óleo de soja ou girassol
200 ml de leite
Lúcia-Lima em folha ou um pacotinho de chá
250 g de farinha de arroz
50 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento (seguir as instruções de cada fabricante quanto à dosagem)

Aquecer o leite e aromatizar com a Lúcia-Lima, fazendo a infusão com as folhas ou com o saquinho de chá. Deixar arrefecer. Entretanto, bater os ovos com o açúcar, até ficar uma mistura homogénea. Acrescentar a raspa do limão. Juntar o óleo e continuar a bater. Em seguida, adicionar o leite aromatizado (caso utilize as folhas, coe primeiro). Por fim, juntar a farinha, incorporando cuidadosamente, mas já sem bater. Levar ao forno (160º) numa forma untada e polvilhada de farinha.




O bolo ficou com um delicioso aroma alimonado da Lúcia-Lima e com um textura que se assemelha à dos bolos que levam farinha de amêndoa. Feito na seta-feira, mal chegou ao sábado de manhã...




Espero que gostem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Olá Manuela,
    o chá de Lúcia-lima (a par com o das brasas) traz o encanto da minha avó e dos tempos passados naquele banco junto ao lume... adoro lúcia-lima e foi com muita pena que a árvore que tínhamos no quintal secou... confesso que comprei algumas na tentativa de a recuperar mas ainda não foi possível. Com isto dito, só lhe posso dizer que bolo parece divinal. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Manuela, eu adoro este chá, chamamos-lhe Limonete, é fresco e tem um cheirinho... Hum... Realnete aromatizar um bolo com este aroma deve ser delicioso.

    Vou experimentar, adorei esta sugestão!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Vera!
    Acho que funcionou muito bem. Já fiz com chá de saqueta e com a Lúcia-Lima fresca. Fica bom das duas maneiras, com um sabor muito subtil!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir