segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vamos Fazer Bolachas! - Round-up Biscotti







Setembro renovou o  desafio do Vamos Fazer Bolachas! e hoje trazemos mais de vinte receitas de Biscotti!

Biscotti são aqueles palitos italianos, bem sequinhos e saborosos. Podem deliciar-se com estas maravilhas, tanto nos sites dos blogs participantes como na página de Facebook do nosso grupo.

O grupo continua a crescer a um ritmo que eu nunca imaginaria  (logo, logo estamos nos dois mil!) e a hashtag #Vamosfazerbolachas! já anda por todo o lado.

Este mês tivemos uma participação menos expressiva dos nossos leitores, mas não menos importante. Por isso, vamos dar ainda mais visibilidade às propostas da Sara (Biscotti de Avelãs e Chocolate e Biscotti de Figos Secos, Amêndoas e Laranja).




Também a nossa leitora Bolos, Bolachas e Docinhos voltou a encantar-nos com estes Biscotti de Amêndoas e Cranberries.






Os blogs estiveram presentes em força e foi uma tal variedade de Biscotti que certamente encontrarão para todos os gostos. As fotos ficam aqui para despertar o apetite e podem consultar as receitas nos respectivos sites.


A Mena, do blog As Aventuras de uma Mamã, fez uns Biscotti de Chocolate e Laranja que são uma delícia.




A Susana, do blog Basta Cheio, preparou uns Biscotti de Avelã, Tâmaras e Coco que estão de dar agua na boca.





A Paula, do Sugar Bites, deixou-nos duplamente deliciados com Biscotti de Amêndoa e Arandos e com Biscotti de Alfarroba e Amêndoa. É impossível escolher!






A Patrícia, do blog Food with a Meaning, apostou nuns Biscotti de Cereja Vermelha em Calda e Amêndoas Salgadas... impossível não gostar!






O Célio, do blog Sweet Gula, trouxe estes Biscotti de Alfarroba, Tâmaras e Pistáchios. Que grande estreia no Vamos Fazer Bolachas!





A Claudia, do blog O Prazer na Cozinha, também é uma estreante e trouxe uns Biscotti de Chocolate e Nozes que devem ser uma perdição.





A Cláudia, do blog Dona Biscoito, nunca falta a estas andanças e, este mês, não podem perder os Biscotti de Bagas de Mirtilho e Tâmaras que ela preparou!




A Ana, do blog Dona Delícia, fez Biscotti de Capuccino. Temos de experimentar!




A Maria João, do blog Ponto de Rebuçado, fez uns maravilhosos Biscotti de Cardamomo para acompanharmos o chá. Venham eles!





A Ana, do blog O Avental da Ana, trouxe uma proposta diferente mas igualmente deliciosa, Biscotti de Abóbora. Eu quero!




A Ana, do blog Cozinhar sem Lactose, tem sempre propostas saudáveis e inspiradoras e este mês não foi excepção com estes Biscotti de Castanha do Pará e Cardamomo.





A Lia, do blog Lemon and Vanilla, fez uns Biscotti de Amêndoa e Laranja a que não podemos resistir. Acho que essa latinha encantadora vai ficar vazia muito em breve!




A Helena, do blog Cooking Book, fez uns Biscotti de Limão que devem estar de comer e chorar por mais!




A Gori, do blog Doce Fim de Semana, tornou os nossos dias mais doces com uns Biscotti de Abóbora, Amêndoas e Arandos.





A Roseli, do blog Receitas d'Casa, convidou-nos a provar os seus Biscotti de Baunilha. Tão bons!





A Luísa, do blog Delilícias, fez uns Biscotti de Arandos e Avelãs que estão com um ar delicioso. Vamos experimentá-los com uma chávena de café?






Aqui no Cravo e Canela os eleitos foram os Biscotti de Cacau e Pistáchios. Tão bons que não duraram nada!


E para Outubro qual será o desafio? Fiquem atentos... amanhã será colocado a votação na página do grupo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Biscotti de Cacau e Pistáchios


Não há como não gostar de Biscotti!

Bem durinhos e tão bons para degustar com um café ou chocolate quente. Cheios de sabor e coisas boas... sim, porque frutos secos combinam às mil maravilhas com Biscotti, não acham?

Estes saíram do forno para participar no desafio de Setembro do Vamos Fazer Bolachas! e não desiludiram.

Têm uma combinação de sabor (e de cor!) que adoro. Cacau e pistáchios são um par feito no céu só para nos deliciar. Simples, rápidos e tão bons... têm de experimentar!





Ingredientes:
100 g de açúcar
1 ovo
100 g de farinha
2 colheres de sopa de cacau (bem cheias)
1 colher de chá de fermento
100 g de pistáchios grosseiramente picados

Bater o ovo com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Misturar os ingredientes secos e amassar até obter uma mistura homogénea e que não agarre nas mãos. Neste ponto, pode ser necessário acrescentar um pouco de farinha a mais ou, se estiver muito seco um pouco de leite. Juntar sempre uma quantidade muito pequena do novo ingrediente até acertar o ponto. Fazer um rolo com a massa e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levar a cozer em forno aquecido a 180ºC. Deixar cozer até ficar relativamente firme, mas não demasiado cozido. Retirar do forno e deixar arrefecer durante cerca de 10 minutos. Cortar transversalmente em palitos com uma faca serrilhada. Colocar os palitos no tabuleiro forrado e levar novamente ao forno para secar e dourar um pouco.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 14 de setembro de 2014

Bundt de Laranja e Tomilho




Gosto imenso desta iniciativa da Bundtmania da Mena e da Lia, mas preciso, urgentemente, de comprar uma forma de Bundt em condições!

A forma que tenho é de fraca qualidade e se o bolo sai inteiro (o que, devo dizer, é raro) fica demasiado tostado para ficar cozido por dentro... Resumindo, cada bundt é um stress e, muitas vezes, uma decepção. Está dito, preciso de uma forma!

 Este nem mereceu uma foto do bolo inteiro, mas como é tão saboroso não queria deixar de partilhar a receita convosco e de participar em mais esta edição em que os Bundts se querem aromatizados... Este ganhou o aroma do Tomilho e da Laranja e sabe que é uma beleza!






Ingredientes:
4 ovos
100 g de açúcar
raspa de 2 laranjas
5 raminhos de tomilho fresco (só as folhinhas)
3 colheres de sopa de mel
1 iogurte (usei iogurte com laranja e mel, mas pode ser natural)
75 ml de azeite extra virgem
150 ml de sumo de laranja
150 g de amêndoas moídas
150 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Misturar a raspa da laranja com o açúcar. Juntar os ovos inteiros e bater até obter um creme esbranquiçado. Deitar as folhinhas de tomilho. Adicionar o mel e voltar a bater. Em seguida o iogurte e, depois, o azeite, batendo sempre. Acrescentar o sumo de laranja, misturando bem. Por fim, adicionar os ingredientes secos, envolvendo cuidadosamente de forma a obter uma mistura homogénea. Levar a cozer em forno aquecido a 180ºC, numa forma previamente untada e polvilhada com farinha. Embora aqui em casa prefiram os bolos sem coberturas, podem preparar um glaze com 125g de açúcar em pó bem misturado em 2 colheres de sopa de sumo de laranja e uma colher de chá de folhas de tomilho, e regar o bolo.


{English}

Orange and thyme Bundt Cake



Ingredients: 
4 eggs 
100 g sugar 
zest of 2 oranges 
5 sprigs of fresh thyme (only the little leaves) 
3 tablespoons honey 
1 yogurt (I used yogurt with orange and honey, but can be natural) 
75 ml of extra virgin olive oil 
150 ml of orange juice 
150 g of ground almonds 
150 g flour 
1 tablespoon of baking powder 

Mix the orange zest with the sugar. Add the eggs and beat until you get a whitish cream. Pour the thyme leaves. Add the honey and beat again. Then the yoghurt and then the olive oil, mixing carefully. Add orange juice, mixing well. Finally, add the dry ingredients, involving carefully to obtain a homogeneous mixture. Bake in oven heated to 180 ° C in a greased and floured cake mould. While here at home we prefer the cakes without any topping, you may prepare a glaze with 125g icing sugar,  2 tablespoons of orange juice and a teaspoon of thyme leaves, and sprinkle the cake.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Vamos Fazer Bolachas! - Biscotti (2ª Temporada)





De novo em Setembro! O tempo corre rápido e o final do Verão aproxima-se no hemisfério Norte. Por aqui está quase a chegar a Primavera e com ela a estação das águas. De uma forma ou de outra, não custa acender o forno e fazer umas bolachas.

Mas este grupo tem bolacheiras tão dedicadas que nem o calor ou as férias as demoveram, e a resposta ao último desafio não faltou. Quem ainda não viu as deliciosas Bolachas Recheadas que foram preparadas, carregue no link!

grupo no Facebook continua a crescer e já somos mais quase 1500! Mas há sempre lugar para mais. Por isso, se ainda não fazes parte, adere já!

Nesta 2ª Temporada não vamos ter temas mensais, mas sim tipos de bolachas específicos. Assim, o desafio passará por adquirir (ou treinar) conhecimentos e técnicas no que se refere à confecção de bolachas. Não terão de repetir uma receita em particular e haverá sempre espaço a criatividade, mas deverão procurar preparar o tipo de bolachas escolhido para cada mês. O desafio do mês de Setembro leva-nos a Itália para fazer Biscotti (nos sabores que mais preferirem). Que vos parece?

Porque nunca é demais relembrar, a escolha do tipo de bolacha a ser feita no desafio seguinte será feita pelos participantes de cada mês. Ao comentarem no post de desafio qual o link para a vossa participação, deixam também a sugestão para o desafio seguinte. Os três tipos de bolachas mais sugeridos, serão colocados à apreciação do grupo e o que for mais votado será apresentado no próximo desafio. Podem já começar a pensar nas vossas propostas para o próximo desafio!

É claro que nas sugestões que vamos propor devemos ter o bom senso de não sugerir alternativas com um grau de dificuldade tão elevado que apenas alguns consigam participar, ou que exijam obrigatoriamente ingredientes ou equipamentos e utensílios dispendiosos ou difíceis de encontrar.


Relembrando, aqui vão os aspectos que deverão ter em atenção ao participar.

  • Todos os blogs que quiserem participar devem escolher uma receita relacionada com o tipo de bolacha escolhida para este mês (Biscotti), meter mãos à obra e preparar as vossas bolachas, para que até dia 25  de Setembro todos os posts tenham sido publicados.
  • Dentro do tipo de bolacha escolhida podem dar asas à imaginação e à criatividade.
  • post deve fazer menção e apresentar um link para este post, que lança o desafio mensal, e uma mensagem com o nome do autor, o link do respectivo post e a sugestão do tipo de bolacha para o próximo desafio deve ser deixada nos comentários.
  • Dentro do prazo de publicação (até 25 de Setembro) podem publicar no Grupo de Facebook do Vamos Fazer Bolachas! uma foto e o link para o vosso post
  • Essas fotos serão partilhadas na página de Facebook do Cravo & Canela e sugiro a todos os participantes para partilharem também nas vossas páginas os contributos dos outros. No entanto, essa partilha será sempre facultativa.
  • Não tem um blog, mas gostava de participar? É muito bem vindo e pode publicar a sua receita e respectiva foto  na página do Grupo do Facebook do Vamos Fazer Bolachas!. Se a receita tiver sido tirada de um site na internet, basta colocar o link. Se ainda não é amigo da página de Facebook do Cravo & Canela, convido-o a visitar e juntar-se a nós 😊.
  • No dia 28 de Setembro será apresentado o Round-up com todas as receitas participantes. Será, ainda, criado um álbum com as fotos respectivas e serão colocadas a votação as três propostas para o desafio do mês seguinte.

Entusiasmados com Desafio deste mês? Então, Vamos fazer Bolachas!








{English}

Let's Make Cookies! - September 2014 (Season 2)




September is here again! Time runs fast and the end of summer approaches in the Northern Hemisphere. Here is almost Sping and the rain season is about to begin. One way or another, its ok to light the oven and make some cookies. 

But this group has so many dedicated bakers that neither the heat or the the holidays could stop them. Who has not seen the delicious Stuffed Cookies that were prepared, click the link! 

The group on Facebook is still growing and we are already nearly 1500 more! But there's always room for more. So if you are not yet part,  join now!


In season 2 will not have monthly themes, but specific types of cookies to bake. In each challenge you will acquire (or improve) some technical knowledge concerning the manufacture of cookies. You will not have to repeat a particular recipe and there will always be room for creativity, but should seek to prepare the kind of biscuits chosen for each month. The challenge of September brings us to Italy to make Biscotti (in the flavors that most prefer). What do you think?

The choice of the cookie to be baked the following month will be made by the participants of each month. While commenting on the challenge  post indicating the link to your participation, you should also make a suggestion for the next challenge. The three most suggested types of cookies will be placed for consideration of the group and the one with the most votes will appear on the next challenge. Does it seems you good idea?

Naturally, the suggestions that we propose should have the good sense not to suggest alternatives to such a high degree of difficulty that only a few will be able to attend, or require mandatory ingredients or equipment and utensils costly or difficult to find.

For this new challenge we chose Biscotti


Now you ask, how to participate.


  • All blogs who wish to participate should choose a related recipe to the type of cookie chosen for this challenge (Biscotti), get to work and bake the cookies, so that by the 25th September all the posts have been published.
  • Within the chosen type of cookie you can give wings to imagination and creativity.
  • The post shall mention and submit a link to this post, which launches monthly challenge, and a message with the name of the author, the link of their post and the suggestion of the type of cookie to the next challenge should be left in the comments.
  • Within the time of publication ( until 25th September) you may publish on the Facebook Group Let's Make Cookies! a photo and a link to your post.
  • These photos will be shared on the Cravo & Canela Facebook page and I suggest to all participants to also share in your pages the contributions of others. However , this sharing is always optional.
  • Do not have a blog, but you would like to participate? You are very welcome and may publish your recipe and photo on the Group 's Facebook Let's Make Cookies! Page .
  • On 28th September, the Round-up will be presented with all participants recipes. Will also be created an album with their photos and will be put to the vote the three proposals for the challenge of the next month .


Excited about this new season? So Let's Make Cookies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...