Mostrando postagens com marcador Chocolate. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Chocolate. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 22 de março de 2013

Bolo de Chocolate e Nozes


Os fins de semana querem-se doces e descontraídos, sem que estejamos sempre a contar calorias. Desde que não abusem, não há mal em fazer, experimentar e partilhar um delicioso bolo de chocolate. Este tem nozes e fica ainda melhor quando é feito com um ou dois dias de antecedência. A única questão é saber se a espera é possível!


Ingredientes:
150 g de chocolate culinário com 70% de cacau
150 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar
4 ovos
150 g de farinha
1 colher de chá de fermento
75 g de nozes

Derreter o chocolate e a manteiga em banho maria. Bater os ovos com o açúcar até obter um creme homogéneo e juntar a mistura de chocolate e manteiga, mexendo energicamente. Acrescentar a farinha com fermento, envolvendo cuidadosamente. Por fim, adicionar as nozes picadas, passadas por farinha. Levar a cozer, num tabuleiro forrado com papel vegetal, em forno previamente aquecido a 180ºC.




Denso e rico, este bolo é quase um brownie e é igualmente delicioso. Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de março de 2013

Cookies de Chocolate e Amêndoa



Apesar do calor que tem feito nestas últimas semanas, não me canso de fazer bolachas. Sabem tão bem com um copo de limonada gelada ou de leite fresco, que o suplício de estar uns minutos com o forno ligado é facilmente superado.

Desta vez, experimentei uma receita que encontrei no site da Saveur Magazine e me pareceu prometedora: uns bonitos cookies de chocolate e amêndoa. Faltou-me o licor Strega, um licor de ervas italiano, que acabei substituindo por vinho do Porto, enquanto fico a imaginar como seria o sabor destas bolachas com um travo a ervas e açafrão.




Ingredientes:
180 g de amêndoas moídas
200 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
175 g de açúcar
2 colheres de sopa de pepitas de chocolate negro (70% de cacau)
2 colheres de sopa de amêndoa em lascas
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de chá de sal marinho
1 cálice de vinho do Porto
1 chávena de café de café expresso (arrefecido)

Misturar todos os ingredientes secos numa taça grande. Fazer uma cavidade no centro, onde se deita o azeite, o café e o vinho do Porto, misturando bem. Se vir que a quantidade de líquido é insuficiente, adicionar colheres de sopa de leite, uma a uma, até obter uma massa com consistência para ser trabalhada à mão. Com esta massa, formar pequenas bolas (cerca de 3 cm de diâmetro) que coloca num tabuleiro de alumínio forrado com papel vegetal. Espaçar as bolachas cerca de 3 cm entre si, pois vão crescer bastante. Levar a cozer na parte central do forno, aquecido a 180º C. Quando já apresentarem firmeza ao toque estão boas para tirar do forno. Deixar arrefecer um pouco no tabuleiro e depois passar para um rack metálico de forma a esfriarem completamente. Como todos os bolos com frutos secos, são ainda melhores uns dias depois de feitas!


Apesar de não ser muito apreciadora do sabor do café nos bolos, gostei muito da combinação que estas deliciosas bolachas apresentam e, só de estar a escrever o post, já me está a dar vontade de ir comer uma. Aprecio, particularmente a textura criada pela farinha e pelas lascas de amêndoa, assim como a surpresa de encontrar um pedaços de chocolate que se derretem na boca. Definitivamente, ficaram aprovadas e com distinção!


Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Chocolate Chip & Pistachio Cookies

Receitas de bolachas nunca são demais, mas para chegar àquela fórmula perfeita de sabor e textura é necessário procurar e experimentar, até mais do que uma vez. Mas o esforço será, certamente, recompensado e cada um vai descobrir como fazer a bolacha dos seus sonhos!


Foi esta busca que a Joana, do blog Palavras que Enchem a Barriga, empreendeu! Encontrou as suas bolachas de pepitas de chocolate preferidas e desafiou-nos a testá-las, replicando a receita por ela publicada.  Como sempre fui parcial em relação a Chocolate Chip Cookies, não pude nem quis deixar de responder a este desafio. E aqui estão as minhas bolachas, com uma receita seguida (quase, quase) à risca!




Quase, quase, porque tive de dar um arzinho da minha graça e juntar uns pistácios (não tinha pepitas suficientes e gosto de frutos secos nas cookies!), o que é o mesmo que dizer que o meu problema de respeito com a autoridade continua presente na elaboração das receitas!

Serão as melhores Chocolate Chip Cokies de sempre? Bem, são muito boas, mas eu gosto ainda mais das double chocolate chip cookies, ou seja, com massa de chocolate e as pepitas a derreter na boca!

Um destes dias faço uma fornada e logo vos conto como ficaram.




Ingredientes:
240 g de manteiga
110 g de açúcar branco
165 g de açúcar amarelo (usei demerara)
2 ovos
2 colheres de chá de essência de baunilha (usei açúcar baunilhado)
350 g de farinha
1/2 colher de chá de sal fino
1 colher de chá de bicabornato de sódio (não usei)
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
380 g de pepitas de chocolate negro (usei 2/3 de pepitas e 1/3 de pistácios)

Misturar os ingredientes secos. Cortar a manteiga em pequenos cubos e esfarelá-la juntamente com os ingredientes secos até ter sido absorvida. Bater ligeiramente os ovos e juntar à mistura anterior, envolvendo bem. Por fim juntar as pepitas e os pistácios grosseiramente picados, misturando com cuidado para ficarem distribuídos de forma homogénea. Com a ajuda de duas colheres de sopa, formar bolas de massa que se colocam num tabuleiro forrado de papel vegetal. Ter o cuidado de deixar cerca de três centímetros entre cada bolacha, pois vão crescer bastante. Com a parte de baixo da colher achatar ligeiramente cada bola de massa. Levar a cozer em forno previamente aquecido a cerca de 180ºC. Quando as bolachas começarem a ficar com um tom dourado na base, retirar do forno e deixar arrefecer durante alguns minutos ainda no tabuleiro. Depois, passar para um rack metálico e deixar arrefecer totalmente antes de guardar. A receita rende cerca de trinta bolachas grandes.


A qualquer hora, em qualquer lugar, com leite, chá, limonada ou café, uma Chocolate Chip Cookie deixa sempre uma sensação de enorme conforto e de termos voltado por momentos à nossa infância. E estas, com a sua consistência suculenta e delicioso sabor vão deixar qualquer um satisfeito!

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bolachas Amorosas de Chocolate



Que o amor não tem dia ou hora marcada todos sabemos. Que eu não sou muito de tratar as coisas mais especiais e importantes da vida no dia certo para o evento, também aqueles que me conhecem já imaginam.

Mas não vou, por isso, deixar de, logo hoje, apresentar uma sugestão de um miminho com que podem presentear quem mais gostam!





Ingredientes:
100 g de manteiga
1 chávena bem cheia de açúcar
1 ovo
2 colheres de sopa de licor de avelã
1/2 chávena de cacau em pó
2 chávenas de farinha de arroz
1 colher de sopa rasa de fermento

Bater o ovo com o açúcar. Amolecer a manteiga e juntar ao creme anterior. Adicionar o licor de avelã e o cacau, envolvendo cuidadosamente. Por fim juntar a farinha. Amassar tudo e levar por uma hora ao frigorífico (geladeira) para ficar bem firme. Vão-se tirando bocados de massa, enquanto se mantém a restante fresca e estende-se (não muito fina), cortando-se as bolachas com a forma pretendida. Estas vão ao forno aquecido a 180º, num tabuleiro forrado de papel vegetal. Uma vez cozidas, deixam-se arrefecer um pouco no tabuleiro e, depois, passam-se para um rack de metal até ficarem frias.



Feitas com tanto amor, estão prontas a ser servidas àqueles que nos querem bem e que nós tanto amamos, como lembrança do nosso amor ou da nossa amizade!




Este ano, preparei pequenos sacos destes corações de chocolate com suave aroma a avelã para oferecer às crianças dos nossos amigos. Os sacos transparentes, atados com um cordel bem rústico e com uma etiqueta amorosa, fizeram os encantos da pequenada!




A etiqueta pode ser encontrada no blog Eighteen25, assim como uma ideia alternativa para apresentar um doce presente.

Esta é também a minha participação no evento Vamos Fazer Bolachas, lançado pelo Cravo & Canela e que este mês tem como mote as bolachas do amor.

A todos, feliz Dia de São Valentim!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Mousse de Chocolate e Laranja




Com o dia de São Valentim quase a chegar, que tal colocar o avental e irmos para a cozinha preparar um jantar bem saboroso para a nossa cara metade. Esqueçamos as dietas que a sobremesa não pode faltar e, para o final do jantar, trago-vos uma combinação que eu adoro: Chocolate e Laranja, sob a forma de mousse!






Ingredientes:
1 tablete de chocolate com recheio de laranja (100 g)
1/2 tablete de chocolate amargo (70% de cacau) (100g)
6 ovos
100 g de açúcar
2 colheres de sopa de licor de laranja
1 colher de sopa de manteiga

Partir os chocolates em quadrados e levar a derreter em banho maria com a manteiga. Separar as gemas das claras. Bater as claras com o açúcar até ficar quase em ponto de merengue. Bater as gemas com o licor de laranja. Quando o chocolate estiver derretido, mexer energicamente até obter uma mistura homogénea e brilhante e adicionar às gemas, mexendo rapidamente. Adicionar o creme de gemas e chocolate às claras e envolver cuidadosamente até ficar bem misturado. Colocar em taças e levar a refrescar ao frigorífico (geladeira).






Na hora de servir, regar com uma colher de sopa de licor de laranja para sublinhar o sabor. Fica deliciosa!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Chocolate & Orange Valentine Cake



O São Valentim está a chegar! Gosto de ver esta data um pouco fora do circuito comercial, o que é fácil aqui no Brasil, pois o dia dos namorados celebra-se a 12 de Junho.

Gosto de associar a ocasião à celebração do amor nas suas diversas formas e não apenas do amor romântico. A amizade, o amor pelos nossos filhos, irmãos, pais e restantes familiares, pelos nossos animais... enfim a celebração destas emoções que nos aquecem o coração.




Que tal, então, fazer um chá para aquelas melhores amigas que desde há tantos anos a acompanham na sua vida, ou ajudar as crianças a preparar um lanche de São Valentim para partilhar com os seus coleguinhas favoritos?

Este bolo de chocolate, com uma deliciosa cobertura de chocolate e laranja, é muito simples e rápido de fazer e vai fazer os encantos de todos!


Ingredientes:
300 g de açúcar
4 ovos
100 ml de óleo vegetal
150 ml de leite
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
60 g de cacau em pó
200 g de chocolate (70% cacau)
250 ml de natas (creme de leite)
1 cálice de Licor de Laranja ou 3 colheres de sopa de doce de laranja

Bater os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme homogéneo. Adicionar o óleo e continuar a bater. Em seguida, juntar o leite, misturando bem. Acrescentar o cacau em pó, mexendo cuidadosamente e, para finalizar, adicionar a farinha com o fermento, envolvendo, mas sem bater. Para fazer os quadradinhos, levar a massa a cozer numa forma rectangular, forrada com papel vegetal, na zona central do forno aquecido a 180ºC. Quando estiver cozido, retirar do forno e deixar arrefecer um pouco. Entretanto preparar o molho de chocolate, aquecendo as natas (creme de leite) com o licor de laranja, aos quais se acrescenta o chocolate partido em pedaços pequenos. Deixar derreter o chocolate e mexer energicamente até obter um creme homogéneo. Se o bolo se destinar a crianças e preferir não utilizar um ingrediente com teor de álcool, substitua o licor de laranja por 3 colheres de sopa de doce de laranja ou marmalade, previamente triturado com a varinha mágica (mixer). Ainda com o bolo dentro do tabuleiro, fazer furos a intervalos regulares com a ajuda de um palito e deitar o molho de chocolate por cima. Deixar arrefecer. Tirar do tabuleiro com cuidado, segurando o papel vegetal, e cortar o bolo em quadrados com a ajuda de uma faca grande. Colocar em forminhas de papel frisado.





Fica delicioso se, antes de ser servido,  ficar algum tempo no frigorífico (geladeira). A massa é muito leve e a cobertura tem aquela combinação deliciosa do chocolate e da laranja que torna tão difícil resistir-lhe!

Se gostaram dos toppers que aparecem na foto, podem encontrar os ficheiros pdf de utilização gratuita no  site Catch My Party .

Bom apetite e Happy Valentine's Day!    
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cheese Cake de Limão com Base de Chocolate e Amoras Silvestres

Hoje, com o início do novo ano escolar, começa oficialmente mais uma etapa no Cravo e Canela. A viagem a Portugal foi um interregno nas actividades habituais e pareceu suspender a chegada do novo ano quase um mês! Mas hoje, mãos ao trabalho que está na hora de voltar. Panelas ao lume, máquina a postos, disposição e imaginação, que temos "clientes" à mesa e leitores à distância de um clique. A todos um excelente 2013!


E que tal começar a semana com o doce que abriu o novo ano. Na ceia de passagem do ano, que celebramos aqui em casa com alguns amigos, servi este Cheesecake de Limão, com uma base um pouco diferente do tradicional: brownie de amoras silvestres! Parece bom, não parece?




Já tinha experimentado esta combinação de brownie e cheesecake anteriormente, com os Cheesecake Brownies de Pêssego, e tinha gostado. Mas este bolo, em que a base de chocolate contrasta tanto com as amoras, como com o sabor do limão, fez as minhas delícias.




Ingredientes:
(Brownie)
100 g de manteiga
100 g de chocolate (70% de cacau)
50 g de cacau em pó
2 ovos
150 g de açúcar
100 g de farinha
2 colheres de sopa de Vinho do Porto
100 g de amoras silvestres

(Cheesecake)
2 embalagens de queijo creme
200 g de açúcar
Raspa de 1 limão (siciliano)
3 colheres de sopa de sumo de limão
4 ovos
Doce de frutos silvestres para cobrir


Começar por preparar o brownie, derretendo o chocolate em banho-maria, juntamente com a manteiga. Bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura homogénea e juntar cuidadosamente o chocolate derretido com a manteiga, mexendo energicamente. Adicionar o Vinho do Porto e, em seguida, a farinha e o cacau, previamente misturados. Finalizar, acrescentando as amoras (frescas ou congeladas). Lavar a cozer em forno a 200ºC, numa forma redonda baixa, forrada de papel vegetal. Entretanto, preparar o cheesecake. Começar por bater o queijo creme com a batedeira até ficar macio e, em seguida, juntar o açúcar, a raspa da casca de limão e o sumo de limão, incorporando bem. Adicionar os ovos um a um e bater até obter uma mistura homogénea. Quando o brownie já estiver firme, retirar do forno e deitar a mistura de cheesecake por cima, alisando. Levar novamente ao forno e deixar cozer até ficar dourado. Retirar do forno e deixar arrefecer, cobrindo com o doce de frutos silvestres. Guardar no frigorífico até à hora de servir.


Imagino que, depois das loucuras das épocas festivas, muitos devem estar de dieta, mas para uma ocasião especial esta é uma sobremesa deliciosa que vos deixará com vontade de comer mais uma fatia!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mousse de Chocolate After Eigth





A maior parte de nós gosta de mousse de chocolate e já descobriu, de várias formas, que o chocolate combina muito bem com a hortelã pimenta.

A receita de hoje traz essa combinação, tão conhecida dos chocolate mints, que incluímos na própria mousse para dar aquele sabor característico que tantos apreciam.





Ingredientes:
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
200g de chocolate culinário (70% de cacau)
200 g de chocolate mints (After Eigth ou outra marca)
3 colheres de sopa de leite
1 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal

Partir a tablete de chocolate em quadradinhos e levar a derreter em banho maria, juntamente com a manteiga e o leite. Separar as gemas das claras. Bater as claras com três colheres de açúcar até ficar em castelo bem firme. Bater as gemas com as restantes três colheres de açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Quando o chocolate estiver derretido, mexer bem e juntar os chocolate mints, deixando derreter e incorporando cuidadosamente.  Adicionar, progressivamente, o chocolate ao creme de gemas,  ao mesmo tempo que mexe de forma enérgica, de modo a evitar que os ovos cozam. Depois de bem misturado, adicionar este creme de chocolate às claras, envolvendo cuidadosamente. Dispor em taças pequenas ou numa taça grande e levar por algumas horas ao frigorífico (geladeira) antes de servir. Decorei com pedacinhos de After Eigth e folhas de hortelã, mas é bom de qualquer forma.





Esta foi a sobremesa da noite de Natal e fez um sucesso cá em casa. Experimentem também!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Estrelas de Chocolate



Não há época como esta para fazer bolachas! De limão, especiarias ou chocolate, para ter em casa, oferecer aos amigos ou deixar para o Pai Natal, parecem-nos indispensáveis.




Confesso que cozer bolachas em Dezembro quando lá fora estão trinta e muitos graus, não é tão acolhedor como no hemisfério Norte, onde o frio aperta e sabe mesmo bem ter o forno ligado. Mas o aroma que fica em casa compensa o calor que aumenta a cada fornada!





Ingredientes:
1 chávena (xícara) de açúcar branco
1/2 chávena (xícara) de açúcar demerara ou amarelo
150 g de manteiga
2 ovos
1 colher de sopa de Cointreu
70 g de cacau em pó
400 g de farinha
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento

Bater o açúcar com a manteiga até obter uma mistura cremosa. Juntar os ovos e continuar a bater. Aromatizar com o licor de laranja e, em seguida juntar o cacau em pó. Por fim, envolver a farinha, previamente misturada com o sal e o fermento. Formar uma bola com a massa e tapar a taça com película aderente, levando por cerca de uma hora ao frigorífico (geladeira). Depois da massa estar bem fria, estender uma oitava parte de cada vez, deixando uma espessura de cerca de dois a três milímetros e cortar as bolachas com a forma de sua escolha. Dispor as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal, garantindo uma distância de dois centímetros entre elas, e levar a cozer em forno aquecido a 180ºC. Quando estiverem cozidas, retirar do forno e deixar arrefecer uns minutos no tabuleiro, passando depois para o rack até ficarem totalmente frias. Antes de colocar as próximas bolachas no tabuleiro para cozer, garantir que este já arrefeceu totalmente. Enquanto espera que uma fornada coza, mantenha a restante massa no frigorífico (geladeira). Uma vez cozidas e parcialmente frias, polvilhar com açúcar em pó, com a ajuda de um passador de rede fina.





Estas bolachas, inspiradas nas Perfect Dark Chocolate Sugar Cookies do blog Sweetapolita, são mesmo boas e apropriadas para esta época de Natal. Que tal ligar o forno e por a mão na massa?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Bolo de Cenoura e Avelã


Quem não gosta de bolo de cenoura? Eu adoro e, desta vez, experimentei fazer com avelã e a combinação ficou mais que aprovada. Para um toque extra, o bolo foi coberto com ganache de chocolate e uma dose generosa de avelãs picadas.



Ingredientes:
4 ovos
300 g de açúcar
100 ml de óleo vegetal (se tiver óleo de avela, pode juntar uma parte de óleo de avelã outra de óleo de girassol)
raspa de 2 laranjas
150 ml de sumo de laranja
250 ml de cenoura cozida e triturada
100 g de avelãs trituradas
200 g de farinha
1 colher de sopa de fermento

200 g de chocolate culinário (70% de cacau)
100 ml de natas (creme de leite)
30 gramas de avelãs picadas grosseiramente

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar o óleo e continuar a bater. Acrescentar a raspa e o sumo de laranja de laranja e misturar bem. Adicionar o puré de cenoura. Misturar a avelã triturada com a farinha e o fermento e juntar à massa do bolo, envolvendo cuidadosamente. Deitar o preparado numa forma untada e polvilhada de farinha e levar a cozer em forno aquecido a 180º C. Depois de cozido, retirar do forno e deixar arrefecer. Entretanto, preparar o ganache, começando por aquecer as natas. Quando estas estiverem a levantar fervura, desligar o fogão e juntar o chocolate partido e pequenos pedaços. Misturar energicamente e deixar arrefecer. Quando bolo e ganache estiverem frios, barrar o bolo, com o auxílio de uma espátula. Terminar, polvilhando com as avelãs picadas.


Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Crinkles de Chocolate e Hortelã

Assim que vi a foto destas bolachas craquelés no site da Saveur não resisti e tive de experimentá-las em registo de urgência.

São lindas, é indiscutível, mas o sabor e a textura são ainda melhores, tornando-as algo a não perder nesta quadra do Natal!


São perfeitas para fazer uma surpresa aos amigos, para o lanche da noite das crianças (coma uma também!) ou para deixar num pratinho para o Pai Natal. Fáceis de fazer e com um efeito visual fantástico, depois de fazer uma vez, vai querer repetir. Eu pelo menos quero!




Ingredientes:
1 chávena de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
3 ovos
raspa de uma laranja
1 raminho de hortelã (ou 1 colher de sopa de extracto de hortelã)
100 ml de óleo vegetal
80 g de chocolate culinário (70% de cacau)
2 chávenas de farinha
1 colher de sopa rasa de fermento
1/2 colher de chá de sal
1/4 de chávena de cacau em pó
Açúcar de confeiteiro

Derreter o chocolate em banho maria. Bater os ovos com o açúcar e o açúcar baunilhado, até obter um creme esbranquiçado. Acrescentar a raspa da laranja. Separar as folhas de hortelã e triturar juntamente com o óleo alimentar, utilizando a varinha mágica (mixer) ou copo liquidificador. Juntar esta mistura aos ovos e misturar bem. Adicionar o chocolate derretido e misturar enérgicamente até obter uma mistura homogénea. Misturar os ingredientes secos (farinha, sal, fermento e cacau em pó) e juntar à massa já preparada, envolvendo cuidadosamente. Tapar o recipiente com película aderente e levar ao frigorífico (geladeira) durante cerca de uma hora. Passado este tempo, formar bolinhas com cerca de dois a dois centímetros e meio que se cobrem completamente com açúcar de confeiteiro. Colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal, achatando um pouco. Uma das formas de obter bolachas de tamanhos iguais passa por usar uma colher de gelado (de tamanho pequeno). Devem ainda ter o cuidado de deixar pelo manos três centímetros entre cada bolacha, pois a massa vai crescer bastante. Vão a cozer em forno aquecido a 180ºC, retirando-se quando começarem a apresentar firmeza. Deixam-se arrefecer um pouco ainda no tabuleiro e, depois, passam-se para um rack, de modo a ficarem frias antes de guardar.

Esta receita é sensivelmente metade da sugerida pela Saveur, para além dos inevitáveis ajustamentos que sempre faço... menos gordura, menos açúcar, hortelã fresca.... Não deixem também de experimentar a versão original!

Encha uma caneca de leite (sim, pode ser com chocolate!), pegue a lata das bolachas, um bom livro ou a sua série favorita e relaxe... it's Xmas Time!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cheesecake Brownies de Pêssego

Estou numa fase de brownies, confesso!

E estes já me tinham chamado a atenção há algum tempo... uma camada de cheese-cake no meio, doce de fruta, brownie de um lado e de outro. Quem não sentiria vontade de experimentar?

Inspirados nesta receita do blog Ambrosia, sofreram alguns ajustes (menos açúcar) e alterações (não tinha doce de framboesa e acrescentei amêndoas e chocolate) e ficaram mesmo bons.




Ingredientes:
(para a camada de cheese-cake)
1 embalagem de queijo creme
1/4 de chávena de açúcar
1 gema de ovo
1 colher de chá de açúcar baunilhado

(para o brownie)
150g de farinha
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
150 g de açúcar
3 ovos grandes (os meus eram médios e juntei a clara que sobrou do cheese-cake)
100 g de manteiga sem sal
200 g de chocolate culinário (70% cacau)
2 colheres de chá de essência de baunilha (ou de rum)
1/2 chávena (125 ml) de compota de pêssego
75 g de amêndoas laminadas

Preparar o cheese-cake, batendo a gema com o açúcar e o açúcar baunilhado até obter um creme esbranquiçado. Juntar o queijo creme e continuar a bater até ter uma mistura bem homogénea. Reservar.
Preparar o brownie, começando por derreter 170 g de chocolate em banho maria, juntamente com a manteiga. Quando estiverem derretidos, juntar 1/4 de chávena de compota de pêssego e misturar bem. Entretanto, misturar os ingredientes secos e reservar. Bater os ovos com o açúcar e com a essência de baunilha ou com o rum. Juntar a mistura de chocolate derretido, mexendo energicamente. Adicionar as amêndoas em lascas e as restantes 30 g de chocolate picadas grosseiramente. Acrescentar a farinha, sal e fermento, previamente misturados e envolver. Numa forma forrada com papel vegetal, deitar metade da massa do brownie e alisar a superfície. Em seguida, deitar a massa do cheese-cake cuidadosamente, para não misturar, e alisar a superfície. Aquecer um pouco a restante compota de pêssego (em banho maria ou no micro-ondas) e deitar colheradas de compota espalhadas sobre o cheese-cake. Com a ponta de uma faca, fazer remoinhos superficiais com a compota, espalhando um pouco. Adicionar a restante massa de brownie e alisar. Levar ao forno, aquecido a 180ºC e deixar cozer até que a superfície fique firme. Retirar do forno, deixar arrefecer e cortar em quadrados.

Agora só lhe resta deliciar-se!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 11 de novembro de 2012

Bolo de Chocolate e Morango para um Aniversário muito Especial

Ontem celebrámos o aniversário do maridão!

E depois de um belo churrasco, doces e sobremesas, cafés e digestivos, veio o bolo de aniversário. Caseiro, mas feito com muito carinho e cuidados para parecer tão bonito como os "de compra". Optei pelo tradicional bolo de chocolate (receita do bolo Luso-carioca, multiplicada por 1,5), com um recheio cremoso de morango e uma cobertura de ganache de chocolate. Ficou bom, mesmo bom!





No recheio de morango fiz uma concessão à facilidade. Usei uma Bavaroise de Morango da Royal... sim, minhas amigas, confesso! Mas já tentei, por várias vezes, fazer este recheio com morangos frescos, natas e gelatina, e nunca consegui a consistência perfeita que consigo com esta alternativa menos natural. Um pecadilho todos cometem, não é?




Ingredientes (bolo):
6 ovos
450 g de açúcar
150 ml de óleo vegetal
225 ml de leite
1 embalagem de cacau em pó para fins culinários
375 g de farinha
1 colher de sopa de fermento

Bater os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e homogéneo. Acrescentar o óleo e, em seguida o leite, continuando a bater. Adicionar o cacau, misturando bem e finalizar com a farinha com fermento, envolvendo cuidadosamente. Levar a cozer num tabuleiro rectangular forrado com papel vegetal, em forno aquecido a 180ºC. Quando cozido (testar com um palito que deverá sair seco quando espetado na zona central do bolo), retirar do forno e deixar arrefecer completamente.


Ingredientes (ganache):
300 g de chocolate em barra (70% de cacau)
150 ml de natas

Aquecer as natas e quando começarem a querer ferver, retirar do lume e juntar o chocolate partido em pedaços. Aguardar uns minutos e mexer energicamente até formar um creme bem lustroso. Deixar arrefecer completamente.

Para concluir a preparação do bolo, abrir as laterais do papel vegetal e, com uma faca de cozinha grande, aparar as laterais do bolo. Com uma linha de cozer (cerca de 75 cm), cujas extremidades deverá segurar em cada mão, cortar o bolo pelo meio, no sentido longitudinal, puxando lenta mas firmemente a linha ao longo do bolo no sentido do comprimento. Cuidadosamente, retirar a metade de cima do bolo de colocá-la no prato onde será servido, com a parte de miolo virada para cima. Colocar ganache da chocolate numa seringa (ponta redonda) e fazer uma cercadura à volta do rectângulo de bolo (em cima). Esta moldura irá impedir que o recheio se espalhe para fora, o que iria impedir a ganache de agarrar às laterais do bolo. Preencher com o recheio à vossa escolha. Neste caso, utilizei a bavaroise de morango da Royal que preparei com algumas horas de antecedência para estar bem firme. Cuidadosamente, segurando ainda com o papel vegetal, colocar a segunda metade do bolo sobre a base já recheada. Garantir que estão bem certas e niveladas, e retirar o papel vegetal. Limpar qualquer migalha que tenha ficado sobre o bolo e deitar a ganache sobre o cimo do bolo. Com uma espátula, esticar a ganache sobre o bolo e certificar-se que quantidades proporcionais escorrem pelas laterais. Com a espátula revestir bem as laterais do bolo com a cobertura de chocolate. Ter atenção  para garantir que a espátula não tem migalhas de bolo quando for retocar o topo do bolo. Neste caso, decorei as laterais com um pouco de coco ralado, colocando sobre a mão à altura da base do bolo e soprando levemente. O cimo, decorei com morangos. Muitas vezes fiz este bolo para o meu filho levar para a escola e, nesses casos decorava com pastilhas de chocolate coloridas. Manter no frigorífico (geladeira) até à hora de servir.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Brownies de Pistácios

Há algo nos brownies que nos adoça a boca, conforta o estômago e consola o coração. Não é que me remeta à infância e a tempos mais calmos, pois nessa altura ainda os brownies não tinham chegado a Portugal, mas talvez seja a combinação do chocolate, rico e intenso com os frutos secos que me transporta para esses momentos.




Na verdade, a minha ideia era fazer os brownies com avelãs, mas esqueci de comprar (embora acreditasse piamente que o tinha feito!) e, em alternativa, optei pelos pistácios (não fica lindo o contraste do verde com o chocolate?) que é uma opção menos comum, mas tão ou mais deliciosa que a receita tradicional.

Optei por uma receita adaptada do livro 1001 Cupcakes, Cookies & Other Tempting Treats, com os devidos cortes na quantidade de gordura e outros ligeiros ajustes.




Ingredientes:
1 tablete (200g) de chocolate para uso culinário (70% de cacau)
150 g de manteiga
150 g de açúcar demerara (amarelo ou mascavado)
250 de farinha
1 colher de sopa de fermento
4 ovos
70 g de pistácios

Partir 150 gramas do chocolate  em quadrados e colocar, juntamente com a manteiga, num recipiente onde se leva a derreter em banho maria. Entretanto, picar grosseiramente o restante chocolate, assim como os pistácios. Misturar a farinha com o açúcar e o fermento e reservar. Quando o chocolate e a manteiga estiverem derretidos, misturar bem e deixar arrefecer um pouco. Bater ligeiramente os ovos e juntar ao chocolate derretido, mexendo energicamente de forma a evitar que os ovos cozam. Juntar a mistura de chocolate à farinha e açúcar, envolvendo bem. Acrescentar o chocolate partido e os pistácios, garantindo que ficam bem distribuídos. Forrar com papel vegetal um tabuleiro com cerca de 24 por 18 centímetros. Colocar a massa no tabuleiro e alisar bem a superfície. Levar a cozer em forno aquecido a 180º. Coze durante cerca de 25 minutos. Quando a superfície estiver firme, está bom para retirar do forno. Deixar arrefecer no tabuleiro e depois cortar em rectângulos.




Com leite fresco ou com uma limonada é uma verdadeira delícia!

Por falar nisso, vou mesmo agora fazer um lanchinho de Brownie e leite com chocolate...

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Bolo Mármore de Laranja e Chocolate Amargo

Um belo bolo para comer durante a semana é sempre uma boa ideia e se tiver chocolate é ainda melhor! Por isso, esta semana, do forno do Cravo & Canela saiu um bolo mármore de laranja e chocolate amargo que está mesmo bom.




Gosto muito da combinação do sabor intenso do chocolate negro com o travo da laranja e este bolo combina os dois aromas na perfeição, apresentando uma consistência rica devido ao chocolate em barra.




Ingredientes:
4 ovos
300 g de açúcar
75 ml de óleo
Raspa de 1 laranja grande
100 ml de sumo de laranja
250 g de farinha
1 colher de sopa de farinha
200 ml de natas
200 g de chocolate em barra (70% cacau)

Aquecer as natas e quando começarem a ferver retirar do lume e juntar o chocolate partido em quadrados. Mexer bem até que todo o chocolate esteja derretido e reservar. Bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura homogénea e esbranquiçada. Adicionar o óleo e continuar a bater. Em seguida, acrescentar a raspa de laranja e o sumo, misturando bem. Por fim, adicionar a farinha com o fermento e envolver cuidadosamente a massa. Colocar metade da massa numa forma untada e polvilhada de farinha. À restante massa adicionar a mistura de chocolate e natas previamente preparada, garantido que fica bem homogéneo. Adicionar a massa de chocolate à forma e levar a cozer em forno aquecido a 180º. Como a massa de chocolate é mais pesada que a massa de laranja, a tendência será que a primeira vá para o fundo da forma.




Ao fim de cerca de 30 minutos terão um delicioso bolo para comer ao lanche ou antes de deitar!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...