Mostrando postagens com marcador Cookies. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cookies. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Vamos Fazer Bolachas! - Round-up Cookies



O mês de Maio trouxe um novo desafio ao Vamos Fazer Bolachas! e tanto bloggers como leitores aderiram em força e com entusiasmo. Foi um verdadeiro festival de Cookies!

Com pepitas ou frutos secos, com o sabor do chocolate ou o aroma dos frutos e das especiarias, tivemos bolachas para todos os gostos. São cerca de sessenta receitas que podem encontrar nos sites dos blogs participantes e na página de Facebook do nosso grupo.

O grupo cresce a olhos vistos  (já somos quase seiscentos!) e a  a adesão dos nossos leitores continua a ser fantástica. São tantas pessoas maravilhosas que partilham conosco as bolachas deliciosas que fazem para a sua família e amigos que me deixam enternecida. Um grande bem haja a todos e o meu muito, muito obrigada 




Mais uma vez, tivemos leitoras que não se ficaram por uma fornada e aquelas que serviram de inspiração a outras, partilhando receitas. Quero expressar o meu apreço por todas e deixar um agradecimento em particular a cada uma. Muito obrigada Sara O. (Chocolate Chip Cookies e Cookies de Aveia, Coco e Maçã), Nathalie S. (Cookies de Amêndoas e Avelãs Caramelizadas), Isabel C. (Cookies de Aveia, Coco e Maçã e Butter Cookies), Sandra N. (Chocolate Chip Cookies), Helena D. (Cookies de Aveia com Pepitas de Chocolate), Adelaide S. (Cookies de Chocolate), Ana L. (Chocolate Chip Cookies), Manuela C. (Chocolate Chip Cookies), a menina dos Bolos, Bolachas e Docinhos (Cookies de Cranberries e Chips de Chocolate), Tânia S. (Cookies de Chocolate, Coco e Aveia), Carla O. (Cookies as Riscas), Paula G. (Cookies de Maçã e Cookies de Aveia, Coco e Laranja), Leonor R. (Cookies de M&M's de Amendoim e Cookies de Aveia, Coco e Laranja),  Alda M. (Cookies de Chocolate com M&M's), Liliana D. (Cookies de Chocolate), Dora C. (Cookies de Banana), Sara S. (Cookies de Brownie) e Sara C. (Cookies de Manteiga de Amendoim, Aveia e Chocolate). Deliciei-me com cada uma das vossas propostas e espero rever-vos a todas no próximo Vamos Fazer Bolachas!






Os blogs também participaram animadamente e tivemos cerca de trinta Bolacheiras / Fotógrafas a encher a blogosfera com fornadas de Cookies deliciosas! Ficam aqui os links para que possam ver todas as fotos, consultar as receitas e, quem sabe, fazer umas Cookies!





A Márcia, do blog Prata da Casa, deliciou-nos com estas Cookies de Alfarroba e Manteiga de Amendoim!




A Ângela, do blog Time to Cook, fez Cookies de Amendoim para o nosso lanche. Que boas!




Do blog Delilícias, a Luísa enviou-nos uma caixa cheia de umas fantásticas Cookies de Avelã com Pepitas de Chocolate.




Do blog Caldeirão da Dagda vieram umas cookies bem saudáveis e o sabor... Cacau, frutos secos e especiarias!



A Ana, do blog Cozinhar Sem Lactose, brindou-nos com estas deliciosas Cookies de Banana e Aveia com Pepitas de Chocolate.




Sempre carinhosa, a Mariana, do blog Receitas para a Felicidade, fez estas lindas Cookies de Amêndoa e Canela... deixou-nos felizes!




A Maria João, do blog Receitas lá de Casa, participou com umas fantásticas Cookies de Aveia com Arandos e Chocolate Negro.





A Patricia, do blog Food With a Meaning, trouxe-nos estas Cookies de muesli e manteiga de amendoim com arandos. Delícia!






A Paula, do blog Doce Mais ou Menos, também fez duas receitas: umas Cookies de Frutos vermelhos e outras de Amendoim com Chocolate. Eu quero provar as duas!




A Ana, do blog Dona Delícia, fez estas apetitosas Cookies de Banana com duas apresentações distintas. Umas com Pepitas de Chocolate e as outras com Crocante de Amendoim.




A Sheila, do blog Cozinha Sincera, estreou no Vamos fazer Bolachas! (ou serão biscoitos?) com umas Cookies de Noz com Gotas de Chocolate que devem ser uma perdição!




A Joana, do blog Prazer a Cozinhar, chegou com esta caixa cheia de deliciosas Cookies de Três Chocolates. Uma tentação a triplicar!




A Inês do Ananás e Hortelã veio ao Vamos Fazer Bolachas! e trouxe umas Cookies de Cacau, Quinoa e Pistachios que vamos ter de provar!





A Lia, do blog Lemon & Vanilla, preparou umas Chocolate Smartie Cookies que são uma maravilha!






A Lúcia, do blog O Barriguinhas, preparou umas Cookies de Limão e Pepitas de Chocolate para o Vamos Fazer Bolachas! Que boas que são!





A Ana, do blog De Volta à Cozinha, fez estas deliciosas Chocolate Chip Cookies para o Vamos Fazer Bolachas! Maravilhosas...




A Mary, do blog Meu Refúgio Culinário, trouxe umas Cookies de  Groselha com Pepitas de Chocolate, boas, boas...





Gigantes, com pepitas de chocolate? Pode ser!  A Dora, do blog Ideia Genial transformou os nossos sonhos em realidade com estas Cookies Americanas.



Quem quer uma deliciosa Cookie de Chocolate. São do blog Mística de Sabores e a Paula oferece uma a quem pedir.





Este mês a Ana, do blog Senhora D. Anica, provoca-nos com estas Salted Caramel Cookies ... e nós não somos de resistir a provocações, pois não?





A Mena, do blog Aventuras de uma Mamã, não podia faltar e está a oferecer-nos Cookies de Chocolate e Caramelo. Claro que queremos!







A Belinha, do blog Receitinhas da Belinha Gulosa,  chegou com umas Mini Cookies de Coco e Frutas Cristalizadas que nos encantam a todos!







A Maria João, do blog Ponto de Rebuçado Receitas, fez umas Brown Butter Chocolate Chip Cookies a que ninguém vai resistir...




A Inês, do blog Madame Xícaras, enviou um cartuxo de Cookies de Chocolate e Laranja. Boas, boas!






A Raquel, do blog Amor às Camadas, tentou fazer cookies e foi muito bem sucedida com estas Cookies Tartaruguinha. Giras!







Estas Cookies da Susana devem ser mesmo boas! Do forno do blog Basta Cheio chegaram estas
Cookies de Cocô, Cardamomo e Chocolate Branco.








A Cláudia, do blog Dona Biscoito,  enviou-me umas originais Cookies de Dois  Chocolates e Ruibarbo. Maravilha!








A Gori, do blog Doce Fim de Semana, não se limitou a fazer umas bolachas... ela fez duas receitas e cada qual com um aspecto mais delicioso (Cookies de Pepitas de Chocolate e Cookies Raw com Pepitas de Chocolate).








A Roseli, do blog Receitas D'Casa, é uma presença habitual do Vamos Fazer Bolachas! e este mês trouxe umas deliciosas Cookies de Banana e Aveia.






Do nosso forno, no Cravo & Canela, saíram umas Cookies de Chocolate, Amêndoa e Cereja... são servidos?


Nas propostas para o próximo desafio temos Bolachas Recheadas (com muitos, muitos apostadores), Bolachas Decoradas e Bolachas Recortadas. Qual será o escolhido?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Vamos Fazer Bolachas! - Maio 2014 (2ª Temporada)




A primeira edição da 2ª Temporada do Vamos fazer Bolachas! foi um sucesso. Tanto bloggers com leitores aderiram em força e responderam ao desafio com o maior desfile de Crinkles lindas e deliciosas que se possa imaginar (podem vê-lo aqui).

Agora temos um Grupo no Facebook para nos juntarmos. Um grupo onde podemos partilhar as nossas receitas (de bolachas!), as nossas dúvidas (sobre bolachas!) e as nossas dicas e ideias (para fazer bolachas!). Este grupo não é exclusivo aos participantes e bloggers, mas destina-se a todos os que gostam de (fazer e comer...) bolachas. Já somos mais de 300, mas há sempre lugar para mais. Por isso, se ainda não fazes parte, adere já!

Nesta 2ª Temporada não vamos ter temas mensais, mas sim tipos de bolachas específicos. Assim, o desafio passará por adquirir (ou treinar) conhecimentos e técnicas no que se refere à confecção de bolachas. Não terão de repetir uma receita em particular e haverá sempre espaço a criatividade, mas deverão procurar preparar o tipo de bolachas escolhido para cada mês. Os participantes do mês de Abril colocaram a votação três tipos de bolachas: Whoopie Pies, Cookies e Macarons. A votação foi aberta a todos os membros do grupo e venceram as CookiesQuem alinha a fazer umas belas fornadas de Cookies?

Recapitulando, a escolha do tipo de bolacha a ser feita no mês seguinte será feita pelos participantes de cada mês. Ao comentarem no post de desafio qual o link para a vossa participação, deixam também a sugestão para o desafio seguinte. Os três tipos de bolachas mais sugeridos, serão colocados à apreciação do grupo e o que for mais votado será apresentado no próximo desafio. Podem já começar a pensar nas vossas propostas para o próximo desafio!

É claro que nas sugestões que vamos propor devemos ter o bom senso de não sugerir alternativas com um grau de dificuldade tão elevado que apenas alguns consigam participar, ou que exijam obrigatoriamente ingredientes ou equipamentos e utensílios dispendiosos ou difíceis de encontrar.


Como nunca é demais relembrar, aqui vão os aspectos que deverão ter em atenção ao participar.

  • Todos os blogs que quiserem participar devem escolher uma receita relacionada com o tipo de bolacha escolhida para este mês (Cookies), meter mãos à obra e cozer as bolachas durante a primeira quinzena do mês, para que até dia 25  todos os posts tenham sido publicados.
  • Dentro do tipo de bolacha escolhida podem dar asas à imaginação e à criatividade.
  • post deve fazer menção e apresentar um link para este post, que lança o desafio mensal, e uma mensagem com o nome do autor, o link do respectivo post e a sugestão do tipo de bolacha para o próximo desafio deve ser deixada nos comentários.
  • Dentro do prazo de publicação (1 a 25 de Maio) podem publicar no Grupo de Facebook do Vamos Fazer Bolachas! uma foto e o link para o vosso post
  • Essas fotos serão partilhadas na página de Facebook do Cravo & Canela e sugiro a todos os participantes para partilharem também nas vossas páginas os contributos dos outros. No entanto, essa partilha será sempre facultativa.
  • Não tem um blog, mas gostava de participar? É muito bem vindo e pode publicar a sua receita e respectiva foto  na página do Grupo do Facebook do Vamos Fazer Bolachas!. Se a receita tiver sido tirada de um site na internet, basta colocar o link. Se ainda não é amigo da página de Facebook do Cravo & Canela, convido-o a visitar e juntar-se a nós 😊.
  • No dia 28 de Maio será apresentado o Round-up com todas as receitas participantes. Será, ainda, criado um álbum com as fotos respectivas e serão colocadas a votação as três propostas para o desafio do mês seguinte.

Entusiasmados com Desafio deste mês? Então, Vamos fazer Bolachas!





{English}

Let's Make Cookies! - May 2014 (Season 2)

Last edition was a success. Both bloggers with readers joined in strength and responded to the challenge with the largest parade of beautiful and delicious Crinkles imaginable.

Now we have a group on Facebook. A group where we can share our recipes (of cookies!), our doubts (about cookies!) and our tips and ideas (to make cookies!). This group is not exclusive to participants and bloggers, but is intended for all who enjoy ( making and eating ... ) cookies. You can join now!

In season 2 will not have monthly themes, but specific types of cookies to bake. In each challenge you will acquire (or improve) some technical knowledge concerning the manufacture of cookies. You will not have to repeat a particular recipe and there will always be room for creativity, but should seek to prepare the kind of biscuits chosen for each month. Who's in?

The choice of the cookie to be baked the following month will be made by the participants of each month. While commenting on the challenge  post indicating the link to your participation, you should also make a suggestion for the next challenge. The three most suggested types of cookies will be placed for consideration of the group and the one with the most votes will appear on the next challenge. Does it seems you good idea?

Naturally, the suggestions that we propose should have the good sense not to suggest alternatives to such a high degree of difficulty that only a few will be able to attend, or require mandatory ingredients or equipment and utensils costly or difficult to find.

For this month we chose Cookies


Now you ask, how to participate.

  • All blogs who wish to participate should choose a related recipe to the type of cookie chosen for this month (Cookies), get to work and bake the cookies, so that by the 25th all the posts have been published.
  • Within the chosen type of cookie you can give wings to imagination and creativity.
  • The post shall mention and submit a link to this post, which launches monthly challenge, and a message with the name of the author, the link of their post and the suggestion of the type of cookie to the next challenge should be left in the comments.
  • Within the time of publication ( 1-25th May) you may publish on the Facebook Group Let's Make Cookies! a photo and a link to your post.
  • These photos will be shared on the Cravo & Canela Facebook page and I suggest to all participants to also share in your pages the contributions of others. However , this sharing is always optional.
  • Do not have a blog, but you would like to participate? You are very welcome and may publish your recipe and photo on the Group 's Facebook Let's Make Cookies! Page .
  • On 28th May, the Round-up will be presented with all participants recipes. Will also be created an album with their photos and will be put to the vote the three proposals for the challenge of the next month .


Excited about this new season? So Let's Make Cookies!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 14 de março de 2013

Cookies de Banana e Caramelo e um Soneto da Fidelidade


De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.


Perante a proposta que nos foi deixada este mês pelo blog Come Chocolates Pequena, Come Chocolates, para a iniciativa Convidei para Jantar criada pela Ana do Anasbageri, escolhi este poema de Vinicius de Moraes que me acompanha desde a meninice. A escolha do Soneto da Fidelidade reflecte a minha forma de viver o amor e é uma homenagem a um grande poeta do país que me acolhe desde há dois anos a esta parte.

Já a escolha da receita que vos trago é mais prosaica! Um cacho de bananas maduras, retirado das bananeiras que tenho ao fundo do quintal apela a todas as receitas com banana de que me possa lembrar. Adoro a combinação da banana com a canela, o rum e o caramelo e, nestes cookies tentei recriar esse casamento d'amor. As bolachas tenras e saborosas confirmaram que aquilo que une estes simples ingredientes tem uma magia própria que devem experimentar!





Ingredientes:
200 g de açúcar
300 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de canela
150 g de manteiga sem sal
2 bananas grandes maduras
1 ovo
2 colheres de sopa de pepitas de chocolate branco

(Caramelo)
1/2 chávena de açúcar
1/4 chávena de água
1/4 chávena de natas
2 colheres de sopa de lascas de amêndoa
1 colher de sopa de rum


Preparar o caramelo, levando a lume brando o açúcar misturado com a água. Quando adquirir uma cor âmbar, acrescentar as natas. Tomar atenção que vai borbulhar e se o recipiente for muito pequeno pode sair para fora. Acrescentar as amêndoas em lascas e, mexendo, deixar mais uns minutos ao lume. Retirar do fogão, acrescentar o rum e mexer energicamente. Reservar. Para a preparação das bolachas, juntar numa taça todos os ingredientes secos e misturar. Juntar a manteiga cortada em cubos e esfarelar até estar bem incorporada. Fazer uma cavidade no centro, onde se colocam as bananas esmagadas e o ovo batido, amassando bem. Por fim deitar o caramelo sobre a massa e envolver um pouco de modo a que fiquem umas partes da massa com mais caramelo que outras. Com a ajuda de duas colheres de sopa, formar bolas de massa que se colocam, espaçadas, num tabuleiro de alumínio forrado com papel vegetal. Levar a cozer na parte central do forno, aquecido a 180ºC. Quando ficarem louras, retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer durante uns minutos. Depois retirar e deixar esfriar completamente sobre um rack de metal.


Bom apetite!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de março de 2013

Cookies de Chocolate e Amêndoa



Apesar do calor que tem feito nestas últimas semanas, não me canso de fazer bolachas. Sabem tão bem com um copo de limonada gelada ou de leite fresco, que o suplício de estar uns minutos com o forno ligado é facilmente superado.

Desta vez, experimentei uma receita que encontrei no site da Saveur Magazine e me pareceu prometedora: uns bonitos cookies de chocolate e amêndoa. Faltou-me o licor Strega, um licor de ervas italiano, que acabei substituindo por vinho do Porto, enquanto fico a imaginar como seria o sabor destas bolachas com um travo a ervas e açafrão.




Ingredientes:
180 g de amêndoas moídas
200 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
175 g de açúcar
2 colheres de sopa de pepitas de chocolate negro (70% de cacau)
2 colheres de sopa de amêndoa em lascas
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de chá de sal marinho
1 cálice de vinho do Porto
1 chávena de café de café expresso (arrefecido)

Misturar todos os ingredientes secos numa taça grande. Fazer uma cavidade no centro, onde se deita o azeite, o café e o vinho do Porto, misturando bem. Se vir que a quantidade de líquido é insuficiente, adicionar colheres de sopa de leite, uma a uma, até obter uma massa com consistência para ser trabalhada à mão. Com esta massa, formar pequenas bolas (cerca de 3 cm de diâmetro) que coloca num tabuleiro de alumínio forrado com papel vegetal. Espaçar as bolachas cerca de 3 cm entre si, pois vão crescer bastante. Levar a cozer na parte central do forno, aquecido a 180º C. Quando já apresentarem firmeza ao toque estão boas para tirar do forno. Deixar arrefecer um pouco no tabuleiro e depois passar para um rack metálico de forma a esfriarem completamente. Como todos os bolos com frutos secos, são ainda melhores uns dias depois de feitas!


Apesar de não ser muito apreciadora do sabor do café nos bolos, gostei muito da combinação que estas deliciosas bolachas apresentam e, só de estar a escrever o post, já me está a dar vontade de ir comer uma. Aprecio, particularmente a textura criada pela farinha e pelas lascas de amêndoa, assim como a surpresa de encontrar um pedaços de chocolate que se derretem na boca. Definitivamente, ficaram aprovadas e com distinção!


Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bolachas de Chocolate e Avelãs

Há qualquer coisa nas bolachas que nos remete imediatamente à infância. Os lanches da nossa meninice, os livros dos Cinco e as suas merendas, as ceias à meia noite no Colégio das Quatro Torres, o Monstro das Bolachas da Rua Sésamo e sei lá mais quantas memórias mais ou menos nítidas...

Nesses tempos uma bolacha era algo especial, para comer com deleite (e com leite também!!), para apreciar mais do que para encher a barriga. E, nessa altura, as bolachas de chocolate eram as minhas favoritas!




Talvez por isso, as minhas primeiras bolachas para o Cravo e Canela são de chocolate com avelãs e, num regresso encantado à infância, fiz algumas com pauzinho à laia de chupa-chupa.




Ingredientes:
225 g de farinha com fermento
175 g de açúcar
1 ovo
100 g de margarina
50 g de avelãs
5 colheres de sopa de cacau em pó

Misturar a margarina com a farinha, até ficar uma espécie de farelos. Juntar o açúcar, o cacau, as avelãs e o ovo ligeiramente batido. Misturar bem, amassando até ficar uma massa macia. Fazer um rolo com cerca de 5 cm de diâmetro que se enrola em papel vegetal e, depois, em película aderente. Guarda-se no frigorífico (geladeira) durante algumas horas. Quando se retirar, cortam-se rodelas de aproximadamente 8mm de espessura e levam-se a cozer em forno médio, em tabuleiros forrados com papel vegetal, tendo o cuidado de deixar espaço suficiente entre as bolachas para que não se colem umas às outras. Os chupa-chupas de bolacha, são feitos colocando um palito ou pauzinho de gelado na massa ainda crua.




Para manter a tradição, o melhor é guardar estas bolachas numa lata de folha, de onde podem ser surripiadas pelos nossos filhotes...

Com o Natal quase a bater-nos à porta, estas bolachinhas podem ser uma bonita lembrança para oferecer a alguém amigo. É um presente que, apesar de económico, é especial por ser feito por nós e por ser uma guloseima que vai sempre bem nesta época festiva.




Espero que vos agradem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...