Mostrando postagens com marcador Dióspiros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dióspiros. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Smoothie de Diospiro Caqui, Maçã, Banana e Morango



Os Smoothies ou Vitaminas (como são chamados aqui no Brasil) são uma prática quase diária aqui em casa, mas confesso que ainda não aderi à onda dos batidos verdes. Sou uma forte adepta dos vegetais verdes, mas gosto deles cozinhados, nas sopas e em acompanhamentos, ou crus nas saladas. Talvez um destes dias...

Entretanto, vou testando novas combinações de frutos e, aqui há dias, foi a vez do diospiro que por aqui é conhecido como caqui. Na companhia de uma banana, meia maçã e quatro morangos, fez um batido delicioso. Para aqueles que gostam do sabor do diospiro, mas não apreciam a textura esta é uma boa forma de consumir este fruto.



Ingredientes:
1 diospiro pequeno
1 banana pequena
1/2 maçã vermelha
4 morangos (podem ser congelados)
100 ml de água

Bater todos os ingredientes com uma varinha mágica ou no copo liquidificador. Relaxar e apreciar!






{English}

Persimmon, Apple, Banana and Strawberry Smoothie



Smoothies or vitamins (as they are called here in Brazil) are an almost daily practice here at home, but I confess I have not yet join the group of green smoothies. I am a strong supporter of green vegetables, but I like them steamed, in soups and side dishes or raw in salads. Maybe one of these days ... 

However, I'm testing new combinations of fruits and a few days ago it was the persimmon turn. In the company of a banana, half an apple and four strawberries, made ​​a delicious fruit shake. For those who like the taste of persimmon, but do not appreciate the texture this is a good way to consume this fruit. 

Ingredients: 
1 small persimmon 
1 small banana 
1/2 red apple 
4 strawberries (can be frozen) 
100 ml water 

Blend all ingredients with a hand blender or in a blender cup. Relax and enjoy!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mousse de Dióspiro e Laranja e Feliz Aniversário

O Cinco Quartos de Laranja foi dos primeiros blogs culinários portugueses que visitei e, desde o primeiro contacto, nunca cessou de me encantar pela qualidade dos textos e das fotos, nem de me surpreender pela criatividade das suas sugestões.

Por isso e por tantas mais afinidades, não poderia, neste sexto aniversário, deixar de responder ao desafio que a Laranjinha nos colocou: apresentar uma receita com laranja nos seus ingredientes. Aqui está ela e é um  doce, como qualquer festa de aniversário exige: uma Mousse de Dióspiro e Laranja, com uns salpicos de Canela. PARABÉNS!




A Laranjinha e o seu blog têm sido uma fonte de inspiração para muitas de nós. Não só nas receitas mas na atitude, no rigor do seu trabalho, na busca de superação e no investimento pessoal que transparece de tudo o que publica. Gostava, por isso, de poder apresentar-lhe algo delicioso, bonito aos olhos e ao paladar!

Como a maior parte das coisas boas na vida, a ideia desta mousse veio ter comigo na casualidade de uns dióspiros que encontrei, a rebentar de maduros, num mercado de rua. A ideia do que fazer não se formou logo, mas  a pouco e pouco, com algumas pesquisas e exercícios de imaginação, cheguei à fórmula que queria experimentar. Consegui a cor e o sabor imaginado e,  satisfeita com o resultado, publico agora estas doces tacinhas com uma mousse cremosa, doce e refrescante.





Ingredientes:
5 dióspiros (caquis) pequenos
Sumo e raspa de 1 laranja
50 g de açúcar
200 ml de natas frescas
2 colheres de sopa de Grand Marnier
1/2 embalagem de gelatina em pó sem sabor (cerca de 2 folhas)
8 nozes (facultativo)
Canela em pó qb.

Colocar a gelatina numa pequena quantidade de água fria. Retirar a polpa dos dióspiros (Caquis) e colocar numa caçarola com o açúcar, o sumo e a raspa da laranja e o Grand Marnier. Deixar cozinhar em lume brando durante uns minutos. Triturar com a varinha mágica (mixer) e juntar a gelatina demolhada, mexendo bem para diluir. Coar com um passador de rede. Colocar numa taça e deixar arrefecer. Quando estiver frio, bater as natas em chantilly e envolver cuidadosamente com a mistura de fruta. Fica bonito se a mistura não ficar totalmente homogénea e se puderem encontrar umas "fitas" de creme de fruta pelo meio (dá um ar mais marmoreado). Colocar em tacinhas individuais ou numa taça grande. Neste caso usei verrines e deu para oito unidades. No fundo de cada taça coloquei uma noz partida em bocados pequenos. Antes de servir polvilhei cada taça de mousse com um pouco de canela em pó.




A canela combina bem com o sabor doce dos dióspiros e com o travo amargo da casca de laranja e do licor, enquanto as nozes trazem uma textura crocante que contrasta com a maciez do creme espumoso da sobremesa. Se colocarem no congelador (freezer) cerca de uma hora antes de servir, parecem pequenos e deliciosos gelados de fruta.

Espero que gostes Laranjinha! Parabéns!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...