Mostrando postagens com marcador Tapioca. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Tapioca. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Gelatina de Frutos Tropicais com Tapioca de Coco

As sobremesas à base de frutas são sempre agradáveis nos dias quentes. Esta sobremesa que trago hoje tem um sabor muito tropical, tanto pelos frutos que compõem a parte da gelatina, como pela tapioca de coco. Para quem vive onde agora é Inverno, o seu sabor delicado e refrescante, traz à memória as tardes dos Verões que já passaram e a expectativa das que ainda estão por chegar.



Verrines - de l'Apéro Chic au Café Gourmand
A inspiração quanto à combinação dos sabores, retirei-a deste livro. No entanto, as proporções dos ingredientes pareceram-me tão estranhas, que decidi (re)construir a receita por mim própria.

É essa e não a original que aqui vos deixo. 

Não deixo, contudo, de recomendar este livro que traz sugestões muito interessantes para verrines, tanto doces como salgados, com algumas combinações de sabores e ingredientes menos comuns e com ideias de apresentação bem agradáveis e inspiradoras.




Ingredientes:
3 rodelas grandes de abacaxi / ananás (cerca de 6 rodelas de lata)
1/2 manga
1 maracujá azedo (ou 2 maracujás doces)
50 g de açúcar
3 folhas de gelatina ou gelatina em pó (sem cor e sem sabor)


1/2 chávena de tapioca
4 chávenas de leite
200 ml de leite de coco
6 colheres de açúcar


Lavar e descascar o abacaxi e a manga e cortar a quantidade referida em pequenos cubos. Colocar o abacaxi com  o açúcar, deixar cozinhar por dois a três minutos. Juntar a manga e, em seguida a polpa do maracujá. Entretanto, demolhar as folhas de gelatina ou dissolver a gelatina em pó num pouco de água fria. Juntar a gelatina à compota de frutas, mexendo bem. Distribuir pelas tacinhas (estas quantidades dão para cerca de doze taças pequenas). Colocar no frigorífico para solidificar.


Colocar a tapioca de molho numa chávena de leite para hidratar, aguardando cerca de 30 minutos. Num tacho juntar as restantes três chávenas de leite, o leite de coco e as seis colheres de açúcar e levar a aquecer. Quando amornar, juntar a tapioca já devidamente hidratada e deixar cozinhar até ferver alguns minutos, deve ficar cremosa mas ainda com bastante líquido, pois depois de arrefecer espessa mais. Deixar arrefecer um pouco e colocar, cuidadosamente sobre a gelatina de frutos que já deve ter tido oportunidade de ganhar alguma solidez. Voltar a colocar no frigorífico. Servir fresco.




É uma sobremesa agradável e fresca que combina um doce confeccionado com leite com uma parte exclusivamente de fruta. Espero que experimentem e que gostem!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 22 de outubro de 2011

Creme Bicolor de Tapioca e Abacate

Aqui estamos na Primavera e, apesar de algumas nuvens no céu, este sábado o tempo está agradável, convidando a ficar no exterior. Penso nos amigos que estão em Portugal, onde após um Verão tardio, o Outono parece ter chegado.


A sobremesa que vos trago hoje leva-me a duas fases diferentes da minha vida: a infância, tempo no qual ainda era menos gulosa do que sou hoje. Lembro-me que de entre as sobremesas, para além dos frutos,  apenas gostava de gelatina de pêra (certamente um acto falhado da Royal, pois sabia a pouco mais que água!), que eu achava deliciosa na sua frescura e subtileza de sabor, e de creme de tapioca, desde que não muito doce.

Já jovem adulta, frequentava com assiduidade o restaurante do Centro de Arte Moderna da Fundação Goulbenkian, onde uma das sobremesas favoritas do nosso grupo de amigos era o creme de abacate. Também em casa se fazia por vezes, à mesa, directamente dentro da casca do fruto maduro, adicionando açúcar e sumo de limão, enquanto o meu pai recordava os tempos passados em África.

Hoje trago-vos a minha versão de uma sobremesa para os menos gulosos, que combina as preferências destes dois momentos. Um bonito creme a duas cores, que combina a textura gelatinosa da tapioca, com o sabor fresco do abacate!




Ingredientes:
1/2 chávena de chá de tapioca (granulado)
4 chávenas de chá de leite
6 colheres de sopa de açúcar
1 abacate maduro
sumo de meio limão
açúcar a gosto

De véspera preparar o creme de tapioca. Demolhar o granulado de tapioca numa chávena de leite. Ao fim de meia hora, o leite terá sido absorvido. Levar a tapioca ao lume, com o restante leite e com o açúcar. Se gostar de um travo a limão, acrescentar uma tira da casca do limão, evitando a parte branca para não amargar. Deixar ferver em lume brando, mexendo frequentemente, até engrossar. Deitar numa taça, deixar arrefecer e levar ao frigorífico (geladeira). No próprio dia de servir a sobremesa, abrir um abacate maduro e retirar a polpa, acrescentar o sumo do limão e o açúcar (a gosto). Quem goste pode acrescentar uma colher de sopa de vinho do Porto. Triturar com a varinha mágica ou no copo liquidificador. Compor as tacinhas, colocando primeiro uma camada de creme de tapioca e, por cima, uma camada de creme de abacate.



É uma sobremesa agradável e bem refrescante, embora mais indicada para os menos gulosos!

Espero que vos agrade!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...