terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sopa de Tomate e Pimentão Encarnado

Já vos disse, várias vezes, como a sopa é indispensável cá em casa! Esteja frio ou calor, ela não pode faltar... cremosa ou de entulho, quase todos os dias temos uma panela ao lume para manter saciados os nossos apetites por um bom prato de legumes cozinhados e saborosos.




Sou daquelas mães que nunca teve de se aborrecer para que um filho comesse sopa. Aliás, as chamadas de atenção são para que não coma tanto... "Se comeres mais uma taça não vais ter sopa para o jantar!" costuma resultar, mas não é garantido!

Neste tempo quente (sim aqui é Primavera e estão trinta e tal graus... Sorry!), uma das nossas sopas favoritas é a de tomate. Esta tem também pimentão encarnado o que lhe dá um sabor ainda mais delicioso e é tão boa quente como fria!




Ingredientes:
1,5 kg de tomate maduro
1 pimentão encarnado
3 cenouras
1 cebola grande
6 dentes de alho
1 raminho de manjericão
Água, azeite, sal e açúcar qb.

Preparar todos os ingredientes, partindo em pedaços pequenos, excepto o tomate que deve apenas ser lavado e retirado o pé. Levar a cozer em água abundante temperada de sal. Na fase final da cozedura, adicionar o manjericão e o azeite. Quando todos os legumes estiverem bem cozidos, triturar com a varinha mágica (mixer) e coar para separar as peles e sementes do tomate. Rectificar o tempero e corrigir a acidez com um pouco de açúcar.





Servir quente ou frio. Pode acompanhar com croutons, ovo cozido picado, folhinhas de manjericão ou qualquer outra guarnição do seu agrado.

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário