sábado, 25 de outubro de 2014

Flores de Chocolate




É impossível não gostar de fazer bolachas recortadas e aceito qualquer desculpa para comprar cortadores das mais diversas formas. Contudo, há algumas que são decididamente as minhas favoritas e nunca me canso de fazer estas pequenas flores do tamanho de uma dentada!

Por isso, quando chegou ao limite para participar no desafio do Vamos Fazer Bolachas!, foram mesmo estas as escolhidas. Só faltava a receita e esta, que permite umas bolachas bem definidas, foi adaptada com poucas alterações destas Chocolate Sugar Cookies do blog Sweetopia.

Da próxima vez vou cortar um pouco no açúcar, mas quanto ao resto parecem-me perfeitas para acompanhar um copo de leito fresco ou (decadência total e absoluta) uma chávena de chocolate quente.




Ingredientes:
1 chávena (250 ml) de açúcar
1 ovo grande
125 g de manteiga à temperatura ambiente
150 ml de cacau em pó
2 chávenas (500 ml) de farinha
1/2 colher de chá de sal

Bater o ovo com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Juntar a manteiga e continuar a bater. Em seguida adicionar os ingredientes secos, misturando bem e amassando até ter uma massa macia e que não agarra nas mãos. Formar uma bola e colocar numa tigela tapada com película aderente. Deixar no frigorífico durante cerca de uma hora. Dividir ao meio e estender metade da massa com o rolo. Cortar  as bolachas na forma pretendida. Levar a cozer num tabuleiro forrado com papel vegetal em forno previamente aquecido a cerca de 180ºC. Quando a parte central da bolacha perder o brilho molhado podem ser retiradas. deixar arrefecer um pouco no tabuleiro e ao fim de uns minutos mudar para um rack metálico para acabarem de esfriar. Guardar numa lata de folha ou numa caixa hermética.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Apetece mesmo provar!

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderExcluir
  2. Fazer bolachinhas é sempre tão bom!
    E mais de chocolate, adoro.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!

    Que receita maravilhosa... adorei! :)

    Venho-te convidar a participares no passatempo do 3º aniversário do meu blogue, trazendo uma receita... as três melhores receitas serão premiadas com livros, e-books e produtos maravilhosos... gostava imenso que participasses :)

    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/2014/10/passatempo-tua-receita-nao-me-e-estranha.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Não consigo amassar, a massa está muito seca. Vou juntar mais um ovo. Espero que fiquem bem. Se tiver outra sugestão agradeço. Beijinhos e até à próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Olga!
      Talvez já não vá a tempo, mas por vezes quando a receita indica um ovo grande e os ovos que tenho são mais pequenos, junto dois ovos. Quando a massa está muito seca e não dá liga também pode juntar um pouco de leite. Tem é de ir por tentativas com uma quantidade muito pequena de cada vez (tipo, uma ou até meia colher de sopa) e ir misturando e tentando amassar. Espero que tenha conseguido resolver a situação e que as bolachas tenham ficado do seu agrado. Se puder, diga-me como correu. Beijinhos

      Excluir
    2. Peço desculpa pensei que o meu comentário não tinha sido publicado e escrevi outro a dizer o que tinha feito. Fiz bolinhas e os meus filhos ( e eu ) adoramos. Beijinhos e felicidades para o blog que é espetacular.

      Excluir
    3. Muito obrigada Olga! Nesta receita os únicos ingredientes húmidos são o ovo e a manteiga, mas basta a diferença de tamanho dos ovos ou até as marcas das farinhas para já fazer diferença. Uma das coisas que por vezes faço é deixar 50 g da farinha de parte e só junto se a massa estiver a pegar nas mãos. Mas fez bem em lembrar porque podia ter me esquecido de algum ingrediente. Ainda bem que gostaram. Beijinhos para todos

      Excluir
  5. Boa noite. Adorei as bolachas quando vi o post e tentei fazê-las mas não consegui. Ficou a massa muito seca e não consegui que se uni-se. Juntei mais um ovo e ainda ficou seca por isso juntei leite e depois não consegui estende-las por isso fiz bolinhas e assei assim mesmo. A minha dúvida é se a receita não leva nenhum líquido para ligar a massa? Obrigado pela eventual resposta. Olga - Portugal

    ResponderExcluir
  6. Tic Tacs Titanium 750ml Pot - Tennessee Department of
    TACTS TACTS TACTS TACTS TACTS TACTS TACTS TACTS TACTS titanium pipe TACTS titanium pan TACT surgical steel vs titanium TACTS TACTS TACT TACTS TACTS TACT TACTS smith titanium TACTS titanium properties TACT TACTS TACTS TACT TACTS TACT TACT

    ResponderExcluir