sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bolo Grego de Iogurte e Boas Lembranças de Mikonos

Fizemos este mês dezassete anos de casamento e, por isso, as lembranças de Mikonos, onde passámos a Lua de Mel, estão mais presentes. Na verdade, acho que quem visitar esta ilha grega jamais a vai esquecer! Pela cor do mar, pela animação e espírito que se vive nas suas ruas e praias e, não menos, pela comida!



Já nessa altura tinha o hábito de comprar, em cada país que visitava, um livro com a receitas locais. E foi no The Best Traditional Recipes of Greek Cooking que encontrei a receita deste Bolo de Iogurte, que aqui vos trago com as alterações que eu própria introduzi (menos açúcar, menos manteiga, diferente iogurte, etc.).



O livro está disponível através da Amazon e pode ser uma boa compra pois tem muitas outras receitas interessantes de boa cozinha mediterrânica. Por vezes, basta-me folheá-lo,  para recordar alguns dos pratos que por lá comi e dos sítios por onde passei e passeei.

(Foto de Zitumassin, in Wikipedia)

Que saudades da bela e animada Mikonos, do seu mar azul, das ruas brancas, das casas caiadas como as do meu Alentejo, dos gatos gordos adormecidos nas soleiras da porta e nas beiradas da janela, das pessoas locais, algumas ainda não tocadas pelo turismo, do sol, da água cálida, do pelicano....

(Foto de Yklio, in Wikipedia)

Estas fotos não são minhas, que nessa altura ainda se trabalhava com filme e ficaram todas em Portugal, mas são lindas e ilustram alguns dos locais que recordo ter fotografado. O meu muito obrigado aos excelentes fotógrafos que as tiraram e as disponibilizaram na rede para utilização de todos.

(Foto de Sailko, in Wikipedia)

Ingredientes:
4 ovos
300 g de açúcar (menos que no original)
175 g de margarina (bem menos que no original!)
250 g de farinha com fermento
2 embalagens de iogurte natural (se for Grego, como no original, tanto melhor!)

Bater o açúcar com a margarina, que deve estar à temperatura ambiente, até ficar um creme homogéneo e esbranquiçado. Acrescentar os ovos, um a um, batendo bem até integrar completamente. A seguir, misturar o iogurte, de preferência grego. Na verdade, a maior parte das vezes que fiz este bolo, utilizei iogurte natural comum e fica bastante bom. Em Portugal é possível encontrar marcas gregas, nesse caso ter o cuidado de escolher iogurte feito com leite de vaca. Por fim adicionar a farinha com fermento, envolvendo cuidadosamente, mas sem bater muito. Levar a cozer em forno a 180º, numa forma untada e polvilhada de farinha. Ter cuidado ao desenformar, pois tem alguma tendência a agarrar na forma (por mais cuidado que se tenha a untar!).


É um bolo rico, com um gosto próximo do das queijadas, excelente para servir a um lanche ou ao pequeno almoço.

Espero que gostem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Oi, Manuela! Acabei de encontrar o teu blog, e veja só a coincidência: estou com 2 Manuellas aqui em casa visitando a minha filhota ( são coleguinhas dela)...e encontro outra Manuela! Maravilhosa esta tua postagem1 Meu sonho é conhecer a Grécia. Pelo menos iogurte grego eu sei fazer! Amei o teu bolo! Um abraço.
    deliciousbycomfortfood.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana paula,
    Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário. Já visitei também o seu blog de que gostei muito. Fiquei cheia de inveja (da boa!) das suas bolachinhas Molino Bianco (foram umas belas prendas!). É curiosa a coincidência do nome, não! Em Portugal já seria difícil, pois depois da minha geração já nenhuma menina se chama Manuela. ;0)
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo aniversário, este bolinho é uma excelente forma de celebrá-lo.

    bjs

    ResponderExcluir