Já nessa altura tinha o hábito de comprar, em cada país que visitava, um livro com a receitas locais. E foi no The Best Traditional Recipes of Greek Cooking que encontrei a receita deste Bolo de Iogurte, que aqui vos trago com as alterações que eu própria introduzi (menos açúcar, menos manteiga, diferente iogurte, etc.).
O livro está disponível através da Amazon e pode ser uma boa compra pois tem muitas outras receitas interessantes de boa cozinha mediterrânica. Por vezes, basta-me folheá-lo, para recordar alguns dos pratos que por lá comi e dos sítios por onde passei e passeei.
(Foto de Zitumassin, in Wikipedia) |
(Foto de Yklio, in Wikipedia) |
Estas fotos não são minhas, que nessa altura ainda se trabalhava com filme e ficaram todas em Portugal, mas são lindas e ilustram alguns dos locais que recordo ter fotografado. O meu muito obrigado aos excelentes fotógrafos que as tiraram e as disponibilizaram na rede para utilização de todos.
(Foto de Sailko, in Wikipedia) |
Ingredientes:
4 ovos
300 g de açúcar (menos que no original)
175 g de margarina (bem menos que no original!)
250 g de farinha com fermento
2 embalagens de iogurte natural (se for Grego, como no original, tanto melhor!)
Bater o açúcar com a margarina, que deve estar à temperatura ambiente, até ficar um creme homogéneo e esbranquiçado. Acrescentar os ovos, um a um, batendo bem até integrar completamente. A seguir, misturar o iogurte, de preferência grego. Na verdade, a maior parte das vezes que fiz este bolo, utilizei iogurte natural comum e fica bastante bom. Em Portugal é possível encontrar marcas gregas, nesse caso ter o cuidado de escolher iogurte feito com leite de vaca. Por fim adicionar a farinha com fermento, envolvendo cuidadosamente, mas sem bater muito. Levar a cozer em forno a 180º, numa forma untada e polvilhada de farinha. Ter cuidado ao desenformar, pois tem alguma tendência a agarrar na forma (por mais cuidado que se tenha a untar!).
É um bolo rico, com um gosto próximo do das queijadas, excelente para servir a um lanche ou ao pequeno almoço.
Espero que gostem!
Olá Ana paula,
ResponderExcluirObrigada pela sua visita e pelo seu comentário. Já visitei também o seu blog de que gostei muito. Fiquei cheia de inveja (da boa!) das suas bolachinhas Molino Bianco (foram umas belas prendas!). É curiosa a coincidência do nome, não! Em Portugal já seria difícil, pois depois da minha geração já nenhuma menina se chama Manuela. ;0)
Bjnhos
Parabéns pelo aniversário, este bolinho é uma excelente forma de celebrá-lo.
ResponderExcluirbjs
Obrigada Ana!
ResponderExcluirBjnhos