quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Bifinhos de Frango com Ervilhas Estufadas e Esparguete al Funghi com Molho de Requeijão

Como tento reduzir ao máximo o consumo de carne vermelha cá em casa, uma das alternativas apreciadas é o frango, que tento comprar criado ao ar livre, ôrganico, sem adição de hormonas ou antibióticos. Na verdade, a não ser que a gente crie o animalzinho em casa, nunca se sabe mesmo como é. E desses eu nunca vou comer, porque depois do criar seria incapaz de o matar ou, se alguém o fizesse por mim, de o engolir. Logo, tenho de confiar na boa fé e honestidade dos criadores e no rigor dos órgãos fiscalizadores. Pronto!



Posto isto, vamos lá ao que interessa. Quando compro frango, separo logo o peito do frango e, em geral, corto logo os bifes (filés). Regra geral, compro o frango inteiro e desmancho-o em casa. Fica mais barato, considero mais higiénico e permite um melhor aproveitamento de todo o animal (o que também é louvável do ponto de vista ético). Depois de retirado o peito e as pernas pode aproveitar-se a carcaça para fazer um caldo (que se pode aproveitar em sopa ou risotto!) e ainda tem um pouco de carne que pode ser aproveitada numa salada.

Neste dia, para o acompanhamento, aproveitei que é época das ervilhar tortas (estas ainda não são da horta) e juntei também um esparguete al funghi (tanto em Portugal como no Brasil há várias marcas nacionais e italianas que têm massas que na sua composição têm cogumelos), que achei que iria muito bem com um molho de requeijão cremoso. O requeijão cremoso  vendido no Brasil é algo que eu não conheço em Portugal, mas julgo que poderá ser facilmente substituído por queijo creme, ou então fazer um molho de queijo com parmesão.

Ingredientes:
2 peitos de frango em bifes (depende muito do apetite dos comensais, é claro!)
300 g de ervilhas tortas
meia embalagem de esparguete com cogumelos
1 embalagem de requeijão cremoso
1 dl de leite
1 limão (siciliano)
6 dentes de alho
1 raminho de coentros
Azeite, sal e pimenta qb.

Coloca-se um pouco de azeite numa frigideira, juntam-se quatro dos alhos laminados e quando estiver quente colocam-se os bifes de frango. Deixam-se alourar de ambos os lados  e temperam-se de sal e pimenta. Junta-se a raspa do limão e o sumo, tapa-se a frigideira e, com o lume mais baixo, deixam-se cozinhar sem queimar.

Entretanto, coze-se o esparguete em água fervente, temperada de sal. Quando estiver al dente, retira-se do lume, escorre-se e reserva-se.



Quando os bifes estiverem prontos, colocam-se num prato de servir, mantendo-se quentes. Ao molho dos bifes que ficou na frigideira, junta-se o requeijão cremoso e um pouco de leite, de forma a criar um molho espesso, mas que dê para envolver a massa. Deixa-se ferver um pouco, em lume brando e rectifica-se de tempero. Uma parte coloca-se sobre os bifes ou serve-se num recipiente à parte. Ao restante, junta-se a massa já cozida e escorrida, envolvendo-se e deixando um ou dois minutos em lume brando para adquirir bem o gosto.



Num outro recipiente, coloca-se água a ferver, temperada de sal e, quando atingir o ponto de ebulição colocam-se lá as vagens das ervilhas que se deixam cozer por dois ou três minutos. Escorrem-se e levam-se a saltear numa frigideira com um pouco de azeite, o restante alho finamente picado e com os coentros.

Servem-se os bifes acompanhados da massa e das ervilhas. Bom apetite!






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário