Agora que, aqui no Brasil, estamos no auge da produção de morango, trago-vos esta sobremesa que combina o doce dos suspiros com a frescura dos morangos e do iogurte.
Para os mais gulosos, o iogurte grego pode ser substituído por natas batidas com açúcar (Creme Chatilly)! Eu, no entanto, sinto-me menos culpada ao preparar esta sobremesa desta forma e acho que não se perde nada em sabor ou textura relativamente à sua alternativa mais rica!
Ingredientes:
500 g de morangos
2 iogurtes gregos açucarados ou a que junta uma colher de açúcar (ou iogurtes naturais)
6 suspiros
50 g de açúcar
Lavar e arranjar os morangos. Escolher os 6 a 10 morangos mais bonitos para a decoração. Cerca de 150 g dos morangos destinam-se a fazer o molho de morango para integrar a sobremesa. Os frutos devem ser partidos e levados ao lume numa caçarola, com as 50 g de açúcar, até cozinharem um pouco, libertando o seu sumo. Não se deve deixar-se ferver mais que um ou dois minutos. Reduzir a puré com a varinha mágica e deixar arrefecer. Cerca de 300 g dos morangos devem ser cortados em quartos e colocados numa taça, na qual também colocamos os suspiros partidos em bocados com cerca de 1,5 cm (ficam mais bonitos partidos à mão!). Mexe-se bem o iogurte e deita-se o creme sobre os frutos e os suspiros. Por último deita-se o molho de morango, já frio. Dá-se uma volta ou duas com uma colher, devagar e com cuidado para não amassar os frutos, de forma a que os vários ingredientes fiquem bem distribuídos mas não homogeneizados. Pode ser logo colocado em taças individuais, ou ser levado à mesa numa taça grande. Decora-se com os morangos que se reservaram, inteiros ou partidos, consoante o gosto e sensibilidade.
Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário