sábado, 27 de outubro de 2012

Rectângulos de Maçã e Nozes

Um almoço em casa de amigos. O compromisso de levar algo doce. Muito, muito pouco tempo!

Surge a tentação de comprar algo no caminho... Mas, tomada de brios, não quis deixar de cumprir o prometido. Algo rápido, saboroso, que não falhe...




Foi assim que, no fim de semana passado, surgiu este bolo, cozido num tabuleiro e cortado em rectângulos. Ficou tão bom que no dia seguinte fiz outro para comermos cá por casa. Fofo, húmido da maçã e crocante dos pedaços de nozes, tem ainda o travo da canela com que foi polvilhado. Rápido a fazer e a comer e uma receita a repetir... muitas vezes.




Ingredientes:
4 ovos
300 g de açúcar
100 ml de óleo vegetal
150 ml de leite
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
1 maçã verde (granny smith)
6 nozes picadas
Açúcar demerara (cristais grados) e canela qb.

Bater os ovos co o açúcar até obter uma mistura homogénea. Adicionar o óleo e continuar a bater. Em seguida acrescentar o leite. Misturar bem. Envolver com a farinha, já misturada com o fermento. Forrar um tabuleiro de alumínio rectangular com papel vegetal. Deitar a massa dentro do tabuleiro. Descascar uma mação verde, retirar o caroço e partir em pedaços pequenos (cada quarto da maçã, cortei em três pedaços, à altura, que depois cortei em fatias horizontalmente). Distribuir uniformemente sobre a massa que está no tabuleiro. Fazer o mesmo com as nozes picadas em pedaços pequenos. Os pedaços de maçã e nozes vão mergulhar um pouco na massa, embora não cheguem a ir ao fundo. Polvilhar a massa com o açúcar e com a canela e levar a cozer em forno a 180º.




Corte em rectângulos e delicie-se!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá Manuela,
    Maça, nozes, canela...tão bom! Que fofinho se vê, uma delicia de certeza.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro esta mistura de canela,maçã e nozes e ,pelo aspeto,só pode ter resultado numa delícia.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir