quarta-feira, 7 de maio de 2014

Smoothie de Papaia, Banana e Framboesa


Como acordo bem cedo e o pequeno almoço é tomado antes das seis horas, a meio da manhã é a altura para um lanche ou, como eu chamo, um segundo pequeno almoço. Uma vitamina ou smoothie de fruta é a estrela central desta refeição. As combinações são muitas e variadas. Hoje, deixo-vos uma deliciosa, feita com papaia, banana e framboesas. Polvilhado com sementes de chia, este smoothie é uma bomba de coisas boas, rápido de fazer e absolutamente delicioso!

A papaia é pobre em calorias, ao mesmo tempo que apresenta valores elevados ao nível das vitaminas (C, E e A), minerais (potássio) e nutrientes essenciais (flavonóides). Para além de ser facilitadora dos vários momentos do processo digestivo, por ser rica em potássio, a sua ingestão tem efeitos positivos no funcionamento do sistema cardio-vascular, nomeadamente como regulador da tensão arterial e na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É, ainda, um fruto rico em flavonoides, que actuam como anti-oxidantes no organismo.


NOTA: as fotos das bananas e das papaias foram retiradas da net


A banana é o fruto da energia e da boa disposição. Assim que a ingerimos, dá-nos um fornecimento imediato de energia o que a torna uma boa escolha para começar o dia, ao mesmo tempo que, por não apresentar sódio nem gorduras contribui para manter a linha. Rica em cálcio e potássio, também dá uma ajuda para manter a pressão sanguínea em valores adequados. Por outro lado, o seu conteúdo de serotonina e dopamina ajuda a acalmar e a manter a boa disposição 😊. Ajuda a prevenir a insónia e os seus elementos anti-oxidantes ajudam a combater os efeitos do envelhecimento. É rica em vitamina C e vitaminas do complexo B.

As framboesas são ricas em vitamina C e magnésio, assim como em fito-nutrientes com efeitos anti-oxidantes e anti-inflamatórios.  Contém também substâncias com efeitos positivos no controlo da obesidade e dos níveis de açúcar no sangue, combatendo a acumulação de líquidos e favorecendo o metabolismo das gorduras.








Ingredientes:
(para 1 pessoa)
1 banana
1/2 papaia
50 g de framboesas
100 ml de água
1 colher de sopa de sementes de chia

Descascar e cortar a papaia e a banana em pedaços. Juntar as framboesas e a água e bater num liquidificador ou com uma varinha mágica. Adicionar as sementes de chia. E já está!






{English}

Papaya, Banana and Raspberry Smoothie

As I wake up  early in the morning and breakfast is taken before six o'clock, mid-morning is the time for a snack or as I call it, my second breakfast (no, I'm not a hobbit). A fruit smoothie is the central star of this meal. The fruit combinations are many and varied. Today, I leave you a delicious smoothie, made ​​with papaya, banana and raspberries. Sprinkled with chia seeds, this smoothie is a bomb of goodness, quick to make and absolutely delicious! 

Ingredients: 
( for 1 person ) 
1 banana 
1/2 papaya 
50 g raspberries 
100 ml water 
1 tablespoon of chia seeds 

Peel and cut papaya and banana in pieces. Add the raspberries and water and hit the blender or with a hand blender. Add chia seeds. That's it!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Ai que maravilha Manuela.Tudo o que adoro dentro de um copo!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Amanhã de manhã já o faço! Que cor linda :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Que cor vibrante, otimo para pequano almoço!

    ResponderExcluir
  4. Manuela este smoothie ficou cá com uma cor,.....que delícia!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  5. Deve estar delicioso e é super saudável!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Que bebida deliciosa, só fruta gostosa!!!
    Beijos

    ResponderExcluir