segunda-feira, 25 de julho de 2011

Um Petisco Alentejano - Cachola e Bofe de Borrego Fritos

Castro Verde fica no Campo Branco, uma zona do Baixo Alentejo caracterizada por uma paisagem de estepe, com poucas árvores e, predominantemente , vegetação rasteira. Embora se faça o cultivo de cereais, é particularmente propícia à criação de gado de pequeno porte como é o caso das ovelhas.



O petisco que vou apresentar é feito com os miúdos do borrego (fígado, pulmões e coração) e vem talvez dos tempos em que a necessidade obrigava a aproveitar todo o animal. Dada a impossibilidade de guardar as vísceras, estas eram confeccionadas no próprio dia da matança. Hoje, apesar dos tempos difíceis que se atravessam, não têm muita procura e, mesmo aqui no Alentejo, conseguem comprar-se os ingredientes principais para este delicioso petisco por pouco mais de 1 Euro.

Ingredientes:
Cachola (fígado), Bofe (pulmões) e Coração de 1 borrego
Alhos, louro, sal, azeite e vinagre qb

Lavam-se a cachola, o bofe e o coração e cortam-se em cubos com cerca de 3 cm. Temperam-se de sal, alhos, louro e vinagre e deixam-se a tomar gosto durante uma a duas horas. Fritam-se em azeite até estarem cozidos, mas sem deixar queimar. Atenção que a consistência dos três é muito diferente, pois enquanto o bofe mantém elasticidade, o figado torna-se mais duro e o coração apresenta a consistência mais comum à da carne uma vez que se trata de um músculo.


Gosto de comer este petisco, e particularmente o bofe, com pão e como qualquer bom alentejano vos pode confirmar, a melhor forma é com a ajuda de uma "navalhinha de cortar", instrumento indispensável a qualquer gourmet da planície.



Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Olá Manuela, Cravo e Canela.
    Foi um prazer descobrir-te.
    Receitas destas não são frequentes...
    Viemos para ficar.

    Bjiis
    Sophia,Mary & Mom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sophia!
      Muito obrigada elo teu comentario. Es muito bem vinda.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Muito bom, conheço bem Castro Verde, e realmente faz-se muitos bons petiscos de borrego, nomeadamente este é a cabeça de borrego assada...

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar fazer amanhã.
    Obrigada.
    Depois digo alguma coisa.. Abraço

    ResponderExcluir