segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Risotto de Beterraba

Um prato de risotto nunca é demais!

Este arroz de beterraba já foi à nossa mesa antes das férias de Julho, mas foi ficando no porão da memória por várias razões. Em primeiro lugar, porque a proximidade das férias deixou alguns posts em suspenso e, não menos importante, porque as fotografias não ficaram ao meu gosto...

Mas o arroz ficou... saboroso, cremoso e colorido!





Ingredientes:
1 beterraba grande
1 cebola média
4 dentes de alho
2 chávenas de arroz arborio
1 l de caldo de legumes
4 colheres de queijo parmesão ralado
Azeite, sal e pimenta qb.

Lavar bem a beterraba e cozer com casca. Depois de bem cozida, cortar ao meio. Reduzir metade da beterraba a puré e partir a restante em cubos pequenos. Fazer um refogado com a cebola finamente picada e o azeite. Acrescentar o alho bem picado. Quando a cebola estiver translúcida acrescentar o arroz e deixar fritar um pouco. Juntar um pouco de caldo (aproximadamente duas conchas de sopa) que deverá estar quente. Mexer e adicionar os cubinhos de beterraba. Quando estiver quase seco, juntar mais um pouco de caldo e continuar a proceder da mesma forma, até que o arroz esteja quase cozido. Com a penúltima concha de caldo, juntar o puré de beterraba. Deixar cozinhar. Adicionar a última concha de caldo, com o arroz praticamente cozido, mas ainda al dente. Rectificar o tempero, adicionar pimenta e mexer. Quando já tiver reduzido um pouco o caldo, adicionar o queijo ralado, envolver bem e desligar o lume. Tapar e deixar aguardar cerca de 5 minutos. Está pronto a servir.

Seja como acompanhamento ou como prato principal é uma delícia.

Bom apetite!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Tem bom aspeto, nunca cozinhei arroz com beterrabas, mas hei de experimentar...

    ResponderExcluir
  2. Às vezes vou deixando receitas para trás por esquecimento ou porque não gosto das fotos. Mas sabem tão bem, não é? E eu adoro risotto. Com beterraba fica delicioso. Beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Pareceu realmente delicioso, já tinha visto em alguns outros blogs nas ainda não me animei, mas vc me deixou muito entusiasmada.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Já há uns dias que não vinha fazer-te uma visitinha por falta de tempo. Porém, quando aqui chego fico sempre muito agradada!!! Levo a receita do risotto e dos iogurtes.
    Obrigada.
    Boa semana e beijinho.

    ResponderExcluir