quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Filetes de Linguado com Banana Frita

Embora os fritos sejam mais a excepção que a regra aqui na cozinha do Cravo e Canela, o facto de, por aqui, ser mais fácil encontrar peixe em filetes do que peixe fresco inteiro tem-me levado a experimentar alternativas aquelas que eram as minhas receitas habituais. Foi o caso destes filetes de linguado!





Na nossa casa o linguado é sinónimo de peixe fresco, grelhado e acompanhado de uma salada ou de um arroz gostoso. Também já o tenho feito aqui sempre que consigo arranjar linguados frescos. Desta vez, resolvi experimentar filetes congelados e o resultado não nos decepcionou, o que prova que há bom peixe congelado que muitas vezes é preferível a um peixe (não tão) fresco.




Ingredientes:
4 filetes de linguado
Sumo de 1 limão
4 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de farinha de milho
2 ovos
1 raminho de coentros
Sal e pimenta qb.
Óleo vegetal para fritar qb.
4 bananas maduras
2 colheres de sopa de manteiga

Com algumas horas de antecedência, temperar os filetes com sal, alho picado e sumo de limão. Deixar marinar. Num prato raso, misturar as duas farinhas, a pimenta e os coentros finamente picados. Num prato fundo, bater os ovos. Aquecer o óleo numa frigideira e forrar um prato com papel absorvente para escorrer os filetes. Tirar os filetes da marinada, um a um, e passar primeiro pela mistura de farinhas e depois pelo ovo batido, levando imediatamente a fritar. Deixar dourar de ambos os lados e colocar sobre o papel absorvente para eliminar o máximo de gordura. Ao mesmo tempo que frita o peixe, colocar duas colheres de manteiga numa frigideira e fritar as bananas maduras, cortadas ao meio no sentido longitudinal, até ficarem ligeiramente caramelizadas. Servir os filetes acompanhados das bananas fritas.




Saborosos e suculentos os filetes de linguado, combinam muito bem com a banana caramelizada e constituem uma refeição deliciosa.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: