sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Bolachas de Gengibre, Canela e Laranja

O dia de Natal aproxima-se a passos largos, mas os 30º e sol forte lá foram teimam em convencer-me que ainda está bem longe!

Ou talvez seja eu que, por ter tantos daqueles que mais gosto tão longe, insisto em negar que esta época, que é de aconchego junto da família e dos amigos, esteja a um dia de distância. 

Mas tenho trabalhado arduamente para deixar o espírito natalício chegar! Ouço músicas de Natal, faço bolachas e até um bolo rainha, enfeites para decorar a árvore... 





As últimas bolachinhas encheram a cozinha com os aromas da época: o gengibre, a canela e a casca de laranja! A forma de pinheirinhos para que não haja dúvidas. São mesmo bolachas de Natal!

A receita vem do 1001 Cupcakes, Cookies & other tempting treats, que segui com excepção da quantidade de farinha.

Ingredientes:
200 g de farinha com fermento
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de gengibre moído
90 g de manteiga
85 g de açúcar demerara (amarelo)
Raspa da casca de uma laranja
1 ovo batido

Misturar a farinha com o fermento (de acordo com as dosagens referidas pelo fabricante), a canela e o gengibre (fiz com gengibre em pó, mas se tiver fresco, o sabor ainda é melhor). Juntar os cubos de manteiga e esfarelar até ficar com a consistência de migalhas de pão. Acrescentar, então, o açúcar, a raspa de laranja e o ovo ligeiramente batido. Amassar bem. Deixar cerca de uma hora no frigorífico coberto com película. Estender a massa, com cerca de 3mm e cortar com a forma pretendida. Colocar num tabuleiro, sobre papel vegetal. Levar a cozer em forno a 180º, na prateleira intermédia, até ficarem douradas. Deixar arrefecer por 2 a 3 minutos no tabuleiro e, depois, transferir para uma grade até arrefecerem completamente. Podem ser decoradas com icing sugar (como na receita original) ou ser servidas simples.




O picante do gengibre e a frescura da canela e da laranja, deixam estas bolachas bem condimentadas e com um aroma bem festivo.




Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Perfeitas! Sinto o seu aroma aqui :)
    Um feliz Natal.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ginja!
    Feliz Natal também para si e para a sua família.
    Beijinhos

    ResponderExcluir