sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão

Diz-se que, em Portugal, há mil e uma maneiras de cozinhar bacalhau. É muito bem capaz de ser verdade, até porque todas as mães, tias e avós do país têm a sua própria receita, mais ou menos original.

Há, no entanto, algumas que são mais populares, castiças e tão saborosas e reflectem bem o carácter da cozinha portuguesa. É o caso das pataniscas!




Não é por termos menos (bacalhau!) que vamos deixar de ter uma refeição deliciosa, que nos conforta a alma e o paladar. As pataniscas são um frito à base de bacalhau e de uma polme de farinha, ovo e leite ou água, que faz render uma posta do fiel amigo para uma casa de família, ou para aqueles amigos que não estávamos à espera.

Acompanhadas de arroz de feijão (que também enche!), não há como deixar os comensais com fome, mesmo quando a despensa não está a abarrotar. E garanto que vão ficar satisfeitos!




Ingredientes:
(Para as Pataniscas)
1 lombo de bacalhau
1 cebola
150 g de farinha
125 ml de água de cozer o bacalhau
125 ml de leite
4 ovos
2 colheres de sopa de salsa picada
Óleo para fritar
Sal e pimenta qb.

(Para o Arroz de Feijão)
150 g de feijão manteiga cozido (pode ser encarnado ou preto)
1 cebola
2 dentes de alho
2 chávenas (xícaras) de arroz
2 colheres de sopa de coentros picados
Azeite, sal e pimenta qb.

Para as pataniscas, cozer o bacalhau, colocando o lombo previamente dessalgado em água fria e deixando levantar fervura. Quando começar a ferver, desligar o lume. Reservar a água de cozedura. Desmanchar o bacalhau em lascas. Fazer uma polme com a farinha, os ovos, o leite e a água de cozer o bacalhau, batendo bem até ficar homogénea. Adicionar o bacalhau, a cebola finamente picada  e a salsa. Rectificar o tempero de sal e pimenta. Aquecer o óleo e, quando estiver quente, deitar porções do preparado de pataniscas de forma a que não se colem entre si. Geralmente utilizo uma colher de servir (o equivalente a duas ou três colheres de sopa). Deixar ficar louras de um lado e depois virar as pataniscas para acabarem de fritar do outro lado. Retirar do óleo, escorrendo e colocar sobre papel absorvente. Entretanto, para o arroz de feijão, preparar um refogado com azeite, a cebola e o alho. Quando a cebola estiver transparente, juntar o feijão cozido e deixar aquecer. Adicionar o arroz e mais cerca de 500 ml de água (depende da quantidade de caldo do feijão), deixando cozer até que o arroz já cozido ainda fique rijinho e fique caldo no arroz (malandrinho!). Adicionar os coentros e servir!




Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Hola Manuela, he llegado hasta aquí por el nombre del blog, me recuerda el título de una novela de tu paisano Jorge Amado, que me ha encantado; pero al llegar me encuentro con una receta que es para mi muy familiar, yo vivo a 50 kilometros de la frontera portuguesa y he vivido en Lisboa, por ello te puedo confirmar que es verdad eso de que son capaces de cocinar el bacalao e mil modos diferentes y todos exquisitos.
    Tus pataniscas ¡espectaculares! y con ese arroz tan rico te ha quedado una comida exquisita.
    Un besiño y me ha gustado mucho conocerte

    ResponderExcluir
  2. Adoro e com arroz de feijão fica perfeito, é mesmo assim que o meu filho gosta.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Tenho aprendido a gostar de bacalhau e essa refeição é para mim, perfeita!

    ResponderExcluir