Fiz as minhas adaptações (como não podia deixar de ser), nomeadamente nas quantidades de batata doce, gordura e açúcar em que usei bastante menos. Troquei o gengibre em pó por gengibre fresco e acrescentei um iogurte.
De forma bastante dramática e totalmente involuntária, acrescentei também um belo toque de cor, que tornou o bolo bastante mais original. Na verdade, esperava que as batatas doces fossem amarelas por dentro e fiquei surpreendida pela cor violeta da polpa. Não obstante, gostei do efeito final e aqui fica a receita do Bolo Roxo!
A sua cor aveludada, destaca-se no bonito prato que recebi da La Faenza. É uma marca de cerâmica faiança brasileira com modelos exclusivos, tanto de decoração como de mesa, que teve a gentileza de oferecer algumas peças ao Cravo e Canela. Têm a nossa gratidão por acrescentarem esta nota de beleza às nossas fotos.
Ingredientes:
250 g açúcar
4 ovos
100 ml de óleo
1 iogurte natural
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de sopa de canela
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de gengibre fresco moído
2 colheres de sopa de rum envelhecido
450 g de batata doce cozida (polpa)
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
Assar a batata ou batatas doces no forno, embrulhadas em papel de alumínio, até ficarem tenras. Pelar e reduzir a polpa a puré. Bater os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicionar o óleo e continuar a bater. Acrescentar o iogurte natural. Juntar a polpa da batata doce e o gengibre moído. Misturar todos os ingredientes secos e juntar à massa do bolo, envolvendo cuidadosamente. Levar a cozer em forno a 180º, numa forma untada e polvilhada com farinha.
Terão um bolo com um claro sabor a batata doce, mas com o travo fresco e aromático do gengibre e das especiarias.
Espero que gostem!
Adorei a cor! Eu adoro roxo :) Por cá nunca me deparei com esse tipo de batata doce, só mesmo a amarelinha. Que já usei num bolinho (ainda não publicado) e adoramos a textura. E esse com o gengibre e a canela ainda melhor :)
ResponderExcluirUm beijinho.
Olá Ginja!
ResponderExcluirEu também não conhecia e comprei pensando que, por dentro, era amarela, pois por fora era igual às que conhecemos aí. Imagina a minha surpresa quando, depois de assar a batata a fui abrir e me deparei com uma polpa cor de violeta! O sabor é igual, mas fiquei na dúvida como a cor iria ficar uma vez cozido o bolo. Felizmente ficou bonito... Como o sabor da batata é muito acentuado, acho que não ficará mal se colocarmos mais canela e gengibre...
Bjnhos