.
A receita é em tudo muito semelhante, só que, desta feita, com amêndoas, sendo a geléia substítuída por uma amêndoa inteira sobre o bolo.
Lembro-me da minha avó fazer uns bolinhos em que colocava uma amêndoa e de outro em que enfeitava o cimo com uma pequena quantidade de gema de ovo que ao cozer ficava dourada. Já há algum tempo que pensava experimentar estas memórias de infância e estes bolinhos de amêndoa a la Dorie Greenspan deram a oportunidade.
1 3/4 de chávena (xícara) de amêndoas peladas
1 3/4 de farinha
1 colher de sopa de fermento
200 g de manteiga
1/2 chávena (xícara) de açúcar
2 colheres de chá de Moscatel de Setúbal
Triturar as amêndoas e misturar com a farinha e o fermento. Bater a manteiga, que deve estar à temperatura ambiente, com o açúcar, até obter uma mistura homogénea. Acrescentar 2 colheres de chá de Moscatel de Setúbal e bater mais um pouco. Juntar a mistura de amêndoa e farinha e amassar até obter uma mistura homogénea e consistente. Retire colheres de chá desta massa e forme bolas rolando a massa entre as palmas das mãos. Deve apertar bem para que o bolinho fique bem consistente e não rache ao cozer. No centro de cada bolinho colocar uma amêndoa pelada, pressionando ligeiramente. Colocar os bolinhos num tabuleiro forrado com papel vegetal, mantendo uma distância de cerca de 2 cm entre eles. Levar a cozer em forno a 180º na prateleira central. Os bolinhos devem ser retirados assim que ficam cozidos e ainda não começaram a alourar. Retirar os bolinhos do tabuleiro com a ajuda de uma espátula e colocar a arrefecer num rack. Polvilhar com açúcar de confeiteiro, utilizando um passador de rede ou peneira.
São deliciosos com chá ou com uma limonada. Podem guardar-se numa lata de folha e quanto mais tempo passa, melhor ficam. Infelizmente é difícil resistir a comê-los rapidamente.
Aqui, foram apresentados numas bonitas boleiras da La Faenza que, simpaticamente, continua a disponibilizar as suas peças para os posts do Cravo e Canela.
Espero que gostem!
Esses bolinhos com a amêndoa por cima ficam uma delicia, fiz alguns para o desafio da Dorie e foi os que gostei mais.
ResponderExcluirAs boleiras são lindas
Um beijinho e boa semana
Olá Gisela!
ExcluirSão mesmo bons e,. passados uns dias parece que ainda sabem melhor.
Logo quando fiz os de avelã fiquei a pensar em fazer de amêndoa. Quando li o teu post a ideia ainda ficou mais reforçada e a semana passada não esperei mais.
Desejo-te uma boa semana.
Bjnhos
Que bolinhos maravilhosos! Cá em casa adoramos este tipo de bolinhos. Beijinhos
ResponderExcluirObrigada Sofia!
ExcluirEspero que experimente a receita e que goste.
Bjnhos
Que lindos!
ResponderExcluirNo desafio da Dorie também usei amêndoas, adoro amêndoa em biscoitos.
Um beijinho.
Eu também Ginja. No desafio fiz com as avelãs mas fiquei sempre a pensar que com amêndoas ainda devia ficar melhor.
ExcluirBjkas
Ficaram muito bonitos.
ResponderExcluirBjs
Só que qual e a equivalência dos 3/4 agradecia um beijinho e obrigada !!
ResponderExcluirOlá Maria Filomena, em relação aos 3/4 eu faço uma chávena mal cheia. 1 chávena de farinha (1 cup) corresponde a 150 gramas. Se não tiver um medidor (que muitas vezes até têm as marcas para 1/4, 1/2, e 3/4) a medida de uma chávena corresponde a 240 ml (sensivelmente uma chávena de chá grande).
Excluir