Aconteceu assim comigo em Cabo Verde! Ainda nos anos 90 tive oportunidade de ir trabalhar durante uns meses para Cabo Verde e este país, feito de ilhas semeadas pelo mar e de gente que traz consigo as cores e as raças dos que por lá passaram, conquistou-me o coração. Pelo sorriso tímido das crianças, pelas serras de Santiago, pelas praias do Tarrafal, as areias brancas da Boavista, o mar esmeralda do Sal, pelo peixe e pela lagosta, pela Morna, pela voz de Cesária Évora, pela alegria apesar da pobreza, pela esperança das pessoas, pelo amor que nos dedicaram... Por tantas coisas, passados quase vinte anos, continua a ter e a ser um lugar muito especial.
Uma visita a Cabo Verde pode e deve ser, também, uma visita gastronómica. Os deliciosos peixes, acabados de apanhar e grelhados, acompanhados de uma simples salada. A famosa Cachupa, a lagosta suada e entre outros doces o famoso Bolo de Banana.Trata-se de um Upside-Down Cake, com o fundo caramelizado e coberto de banana, com uma massa fofa e saborosa por cima.
(Fotos de Ingo Wölbern, in Wikipedia)
|
Perante o desafio "Volta ao Mundo em 30 Dias" lançado pela Vera do blog Hoje para o jantar temos..., não pude deixar de participar com uma vivência que foi tão marcante para mim. Tenho, assim, para vos servir uma bela fatia de Bolo de Banana com Caramelo, para comer sentados numa esplanada frente à baía da Cidade da Praia.
(Fotos de Ingo Wölbern, in Wikipedia)
|
Ingredientes:
2 bananas maduras tamanho grande (usei banana prata)
Raspa de um limão
100 g de manteiga
100 g de açúcar
2 ovos
100 g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
100 g de açúcar para caramelizar
3 ou 4 bananas maduras mas firmes
Esmagar as bananas com um garfo e misturar a raspa de limão. Bater o açúcar com a manteiga até ficar cremoso, depois juntar os ovos continuando a bater até obter uma mistura bem homogénea. Adicionar a banana esmagada e incorporar cuidadosamente.Peneirar a farinha com o fermento e com o sal e juntar ao preparado anterior, envolvendo. Numa caçarola pequena, colocar o açúcar e levar a lume brando até fazer caramelo. Não deixar escurecer muito pois ainda continuará a caramelizar dentro do forno. Forrar com o caramelo o fundo de uma forma de tarte fixa ou de um tabuleiro previamente untado e polvilhado de farinha. Sobre o caramelo colocar as bananas cortadas em fatias longitudinais tapando bem toda a superfície. Sobre as bananas deitar a massa previamente preparada. Levar a cozer em forno a 180º. Desenformar e servir com a fruta caramelizada virada para cima.
É delicioso a acompanhar um café ou, em alternativa fica muito bem com uma bola de gelado de baunilha ou de canela.
Espero que gostem!
Manuela, que maravilha de bolo! O aspeto é fabuloso assim como as fotografias! Obrigada por esta viagem fantástica ;)
ResponderExcluirBjinhos
Vera, foi um prazer participar e revisitar estes momentos tão queridos. As fotos de Cabo Verde não são minhas, mas representam bem alguns locais deste arquipélago fantástico.
ExcluirBjnhos
Mas que maravilha amiga, que bela viagem...esse bolo ficou fabuloso...bjokitas
ResponderExcluirObrigada Belinha!
ExcluirFoi meio inventado, inspirado nos bolos com banana caramelizada no fundo que comi em Cabo Verde. Mas saiu muito bem e acho que vou repetir!
Bjkas
O bolo é de certeza fantástico, confesso que gostei mais ainda do texto e das imagens de Cabo verde que o acompanham! Lindo. Obrigada por este docinho.
ResponderExcluirObrigada Lenita,
ExcluirTalvez porque as palavras vieram mesmo do coração, pois tenho uma grande ternura por esse país.
Bjnhos
Que lindo Manuela!
ResponderExcluirO bolo e as paisagens.
Quase me senti lá também.
Um beijinho.
Olá Ginja!
ExcluirTenho o projecto de lá voltar e levar o meu filho para conhecer. No entanto sei que é diferente quando vamos de férias e quando se vive lá. Por outro lado já passaram quase 20 anos. Muita coisa deve ter mudado.
Bjkas
Bolo lindo e sedutor! Adorei também as paisagens de Cabo Verde!!!
ResponderExcluirBjs
Muito obrigada!
ExcluirO bolo é uma delícia e as lembranças dessa terra também são muito doces. Ficou a Sódade!
Bjnhos
Maravilhoso, Manuela!!!
ResponderExcluirTUDO!
Obrigada Maria João!
ExcluirBjnhos
Olá:)
ResponderExcluirVim aqui ter através deste desafio e rendi-me... Maravilhoso bolo, lindo, lindo!
Cabo Verde é um dos locais que gostaria de visitar, não só por ter paisagens como essas, que deixam qualquer um a sonhar, mas também pela cultura.
Ai, mas esse bolo...! (gostei tanto, mas tanto, que vou ter que levar:))
Beijinhos:)
Olá Alice!
ExcluirMuito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário. Não deixes de experimentar a fazer este bolo, a receita não é complicada e o sabor é uma delícia.
Bjnhos