terça-feira, 24 de abril de 2012

Bolo de Banana e Caramelo numa Viagem por Cabo Verde

Nem sempre as comidas que nos marcam são as mais requintadas e, da mesma forma, nem sempre os locais e países que nos tocam a alma são os mais ricos ou sofisticados.

Aconteceu assim comigo em Cabo Verde! Ainda nos anos 90 tive oportunidade de ir trabalhar durante uns meses para Cabo Verde e este país, feito de ilhas semeadas pelo mar e de gente que traz consigo as cores e as raças dos que por lá passaram, conquistou-me o coração. Pelo sorriso tímido das crianças, pelas serras de Santiago, pelas praias do Tarrafal, as areias brancas da Boavista, o mar esmeralda do Sal, pelo peixe e pela lagosta, pela Morna, pela voz de Cesária Évora, pela alegria apesar da pobreza, pela esperança das pessoas, pelo amor que nos dedicaram... Por tantas coisas, passados quase vinte anos, continua a ter e a ser um lugar muito especial.




Uma visita a Cabo Verde pode e deve ser, também, uma visita gastronómica. Os deliciosos peixes, acabados de apanhar e grelhados, acompanhados de uma simples salada. A famosa Cachupa, a lagosta suada e entre outros doces o famoso Bolo de Banana.Trata-se de um Upside-Down Cake, com o fundo caramelizado e coberto de banana, com uma massa fofa e saborosa por cima.


(Fotos de Ingo Wölbern, in Wikipedia)


 Perante o desafio "Volta ao Mundo em 30 Dias" lançado pela Vera do blog Hoje para o jantar temos..., não pude deixar de participar com uma vivência que foi tão marcante para mim. Tenho, assim, para vos servir uma bela fatia de Bolo de Banana com Caramelo, para comer sentados numa esplanada frente à baía da Cidade da Praia.


(Fotos de Ingo Wölbern, in Wikipedia)


Ingredientes:
2 bananas maduras tamanho grande (usei banana prata)
Raspa de um limão
100 g de manteiga
100 g de açúcar
2 ovos
100 g de farinha
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
100 g de açúcar para caramelizar
3 ou 4 bananas maduras mas firmes

Esmagar as bananas com um garfo e misturar a raspa de limão. Bater o açúcar com a manteiga até ficar cremoso, depois juntar os ovos continuando a bater até obter uma mistura bem homogénea. Adicionar a banana esmagada e incorporar cuidadosamente.Peneirar a farinha com o fermento e com o sal e juntar ao preparado anterior, envolvendo.  Numa caçarola pequena, colocar o açúcar e levar a lume brando até fazer caramelo. Não deixar escurecer muito pois ainda continuará a caramelizar dentro do forno. Forrar com o caramelo o fundo de uma forma de tarte fixa ou de um tabuleiro previamente untado e polvilhado de farinha. Sobre o caramelo colocar as bananas cortadas em fatias longitudinais tapando bem toda a superfície. Sobre as bananas deitar a massa previamente preparada. Levar a cozer em forno a 180º. Desenformar e servir com a fruta caramelizada virada para cima.




É delicioso a acompanhar um café ou, em alternativa fica muito bem com uma bola de gelado de baunilha ou de canela.

Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários:

  1. Manuela, que maravilha de bolo! O aspeto é fabuloso assim como as fotografias! Obrigada por esta viagem fantástica ;)
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, foi um prazer participar e revisitar estes momentos tão queridos. As fotos de Cabo Verde não são minhas, mas representam bem alguns locais deste arquipélago fantástico.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Mas que maravilha amiga, que bela viagem...esse bolo ficou fabuloso...bjokitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Belinha!
      Foi meio inventado, inspirado nos bolos com banana caramelizada no fundo que comi em Cabo Verde. Mas saiu muito bem e acho que vou repetir!
      Bjkas

      Excluir
  3. O bolo é de certeza fantástico, confesso que gostei mais ainda do texto e das imagens de Cabo verde que o acompanham! Lindo. Obrigada por este docinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lenita,
      Talvez porque as palavras vieram mesmo do coração, pois tenho uma grande ternura por esse país.
      Bjnhos

      Excluir
  4. Que lindo Manuela!
    O bolo e as paisagens.
    Quase me senti lá também.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginja!
      Tenho o projecto de lá voltar e levar o meu filho para conhecer. No entanto sei que é diferente quando vamos de férias e quando se vive lá. Por outro lado já passaram quase 20 anos. Muita coisa deve ter mudado.
      Bjkas

      Excluir
  5. Bolo lindo e sedutor! Adorei também as paisagens de Cabo Verde!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      O bolo é uma delícia e as lembranças dessa terra também são muito doces. Ficou a Sódade!
      Bjnhos

      Excluir
  6. Olá:)
    Vim aqui ter através deste desafio e rendi-me... Maravilhoso bolo, lindo, lindo!
    Cabo Verde é um dos locais que gostaria de visitar, não só por ter paisagens como essas, que deixam qualquer um a sonhar, mas também pela cultura.
    Ai, mas esse bolo...! (gostei tanto, mas tanto, que vou ter que levar:))
    Beijinhos:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice!
      Muito obrigada pela tua visita e pelo teu comentário. Não deixes de experimentar a fazer este bolo, a receita não é complicada e o sabor é uma delícia.
      Bjnhos

      Excluir