sexta-feira, 5 de julho de 2013
Arroz de Túberas
Hoje trago um ingrediente invulgar, mas bem característico aqui desta região do Alentejo. Bravias, as túberas apanham-se nos campos por volta do mês de Março. Arredondadas e relativamente rugosas, as túberas não são mais que trufas brancas, fungos que crescem sob a terra e cujo sabor e aroma terroso e rico, combina com diversas formas de confecção. Por aqui, fazem-se com ovos, arroz, migas ou sopas de pão e são deliciosas de qualquer destas formas.
Estas foram-me guardadas pela minha prima Manuela, que as partilhou comigo e me deu oportunidade de preparar este arroz de túberas que já me andava a apetecer há tanto tempo! Obrigada Manela...
Ingredientes:
200g de Túberas
1 cebola média
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 molho de coentros
2 chávenas de arroz
azeite, sal e pimenta qb.
Arranjam-se as túberas (limpar e raspar a superfície, até ficarem esbranquiçadas) e cortar em fatias muito finas. Picar finamente a cebola e levar a refogar em azeite. Acrescentar os dentes de alho espalmados e a folha de louro. Quando a cebola estiver translúcida, acrescentar as túberas e deixar estufar dentro do tacho tapado e sobre lume brando, temperando com um pouco de sal. Se for necessário acrescentar um pouco de água. Quando as túberas já estiverem um pouco cozidas, acrescentar o arroz e deixar cozinhar um pouco na gordura, antes de acrescentar a água que deverá estar quente. Rectificar o sal, juntar metade dos coentros finamente picado e deixar cozinhar o arroz, acrescentando água a pouco e pouco na medida em que seja necessário. Quando o arroz estiver praticamente cozido e só reste um pouco de caldo, acrescentar o resto dos coentros, temperar com um pouco de pimenta moída na altura e tapar o arroz já com o lume desligado para terminar a cozedura. Aguardar uns minutos e está pronto a servir.
As túberas têm sempre uma textura bem firme e um sabor terroso e rico, valendo a pena experimentar. Apesar de não serem muito baratas ou fáceis de arranjar, como deixam muito sabor não é necessário uma grande quantidade para ter um prato delicioso.
Com esta receita sem lactose e com este ingrediente invulgar, participo no passatempo do blog Cozinhar Sem Lactose.
Bom apetite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gosto tanto dos sabores alentejanos! Bem apetitoso este arroz. :)
ResponderExcluirBeijinhos
Uma boa delícia! E podemos servir a qualquer momento.....beijos.
ResponderExcluirNunca provei túberas, mas pelo aspeto deve ser uma maravilha!
ResponderExcluirBjs
Não conhecia não, mas adoro a comida alentejana, embora ache que é sempre melhor no Inverno, este arroz tem muito bom aspecto.
ResponderExcluirBeijinhos
Tem um aspecto mesmo muito bom!
ResponderExcluirNão conhecia, mas tem um aspecto super apetitoso.
ResponderExcluirBeijinhos
Carla Sofia
http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt
Nunca provei túberas, mas depois de ver as tuas fotos fiquei com uma vontade!
ResponderExcluirBjs
Túberas eu nunca comi, mas adorei o aspecto desse prato.
ResponderExcluirAnsiosa para o dia 20 e resultado das receitas de bolachas!
Manuela, seu blog é um dos que tenho listado no meu, adoro ele!
Um ótimo dia!
Abraços
http://receitaesperta.blogspot.com.br/
Olá Manuela,
ResponderExcluirVimos que você tem muitas e deliciosas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 170.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.
No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs onde você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!
Você gostaria de fazer parte desta grande família?
Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!
Wagner Silva
Tuasreceitas.com.br
Hummm... está com um aspecto incrível, que delícia!
ResponderExcluirQuero provar!!!
Vim responder sua perguntinha deixada no meu blog, quanto a participação na brincadeira de fazer bolos de aniversário. Pode ser um bolo que já tenha no blog! Apenas precisa me mandar o link onde está por e-mail.
:D
Beijos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/
Qual a melhor maneira de as conservar ??
ResponderExcluir