quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Lombinho de Porco com Mel



Do fundo do baú chegam estas fotos de um delicioso lombinho de porco com mel. Simples e rápido de fazer, sai da monotonia pelo inesperado sabor doce do mel que combina de forma harmoniosa com a carne de porco.




Ingredientes:
2 lombinhos de porco (filé mignon suíno)
4 dentes de alho picados
6 colheres de sopa de mel
Azeite, sal e pimenta qb.

Fatiar os lombinhos, cortando os bifes ligeiramente na diagonal. Numa frigideira, aquecer o azeite e alourar ligeiramente o alho. Juntar a carne e dourar de um lado e doutro. temperar de sal e pimenta, moída na altura. Regar com o mel, baixar o lume para o mínimo, tapar a frigideira e deixar cozer mais um pouco a carne, tendo o cuidado de não deixar queimar o mel.



Pode acompanhar estes deliciosos bifinhos dourados com um simples arroz branco, com uma salada ou com puré de maçã.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vamos fazer Bolachas! - Round-up Fevereiro

Está concluída a primeira edição do Vamos Fazer Bolachas! e, em meu entender, foi um sucesso tanto pela adesão dos participantes como pelas deliciosas receitas que partilharam.




Pois foi! Quilos de ingredientes, vinte e três pares de mãos metidas na massa, vinte e dois fornos e um micro-ondas a dar o seu melhor resultaram nesta mesa cheia de bolachas, bolinhos e biscoitos que podem ver.



Sob o tema Bolachas do Amor, a Susana do blog Su Delícia, tirou do forno umas Apaixonadas Bolachas de Chocolate!





A Sónia, do blog Chez Sónia, trouxe uns Corações Apaixonados com Aroma a Figo. São lindos e imagino que uma delícia!




A Joana, do blog Palavras que Enchem a Barriga, trouxe um prato cheio de umas originais Bolachas de Sésamo com Tahini para o Dia dos Namorados. Estão lindas!





Da Cozinha Sem Lactose, chegaram estas escaldantes Bolachas de São Valentim, com resultados comprovados. 




A Raquelita das Delícias Cá da Casa também Fez Bolachas! Dois corações apaixonados, unidos por um delicioso creme de groselha. Assim é o Amor. Lá pelos States chamam-lhes Wooppies!





Pela mão da Lia, do blog Salsa Verde, chegou um delicioso Shortbread de Hortelã-pimenta!






A Patrícia, do blog Food With a Meaning, também participou no Vamos Fazer Bolachas e trouxe-nos estes lindos Corações Cor de Rosa com sabor a morango!





A Joana, do blog Entre Tachos e Sabores, escolheu a forma mais doce de enviar mensagens ao seu amado: estas Love Cookies com doces frases em chocolate!






A Ana Rita, do blog Bem Bons, chegou ao Vamos Fazer Bolachas com umas deliciosas Bolachas de Aveia, Coco e Chocolate... é só AMOR!





Para a Joana, do blog Prazer a Cozinhar, It's all about love! Por isso a sua participação no Vamos Fazer bolachas tem o aroma do maracujá e a textura da amêndoa.







A Mena, do blog As Aventuras de uma Mamã, trouxe estes Bolachas Lindzer apetitosas para o Vamos Fazer Bolachas!




A Gilberta, do blog Flores de Oliveira, trouxe estas deliciosas Bolachas de Manteiga de Amendoim para participar no Vamos Fazer Bolachas!






A Ginja, do Ananás com Hortelã, trouxe café e uns Palmiers de Laranja e Chocolate que estão um mimo!








A Mané, do Bolo da Tia Rosa, também  trouxe café e umas bolachas capazes de promover a paz mundial!




A proposta da Isabel, do blog Receitas da Belinha Gulosa, para o Vamos Fazer Bolachas mostra o seu enorme amor pelo seu filhote e certamente fez a alegria da pequenada. Vejam só estas renas tão giras!




 A Lenita, do blog Tentações Sobre a Mesa, trouxe estes românticos e deliciosos  Scones  de Cardamomo, Maçã e Mel para o Vamos Fazer Bolachas. Adoro a combinação!





A Dora, do blog Ideia Genial, também quis participar no Vamos Fazer Bolachas e trouxe este Bolinhos de Coco, tão doces como o seu amor!




a Mafalda, do blog Masterchef de Algibeira, com uns deliciosos Corações de São Valentim, duplamente ricos em chocolate. É muito amor!






A Carla Sofia, do blog A Madeirense Carla Sofia, trouxe uns belos Corações de Morango Aromatizados com Baunilha. Que bons!






A Helena, do blog Cooking, trouxe estes belos Biscoitos de Polenta e Tangerina!





A Roseli, do blog Receitas d'Casa, brindou-nos com uns lindos Biscoitos de Aveia com Mel!




Logo a seguir, chegou a participação do Frango do Campo, com estas fantásticas Bolachas de Chocolate feitas no micro-ondas!




Para receber a tantos amigos, na cozinha do Cravo & Canela, preparei estas Bolachas Amorosas de Chocolate, com suave aroma a avelã.. Com elas deixo os meus sinceros agradecimentos a todos quantos participaram e a todos os leitores que nos acompanharam e manifestaram os seu agrado!


No próximo dia um de Março, será lançado o desafio para o próximo mês. Por isso, preparem os ingredientes, liguem o forno e, Vamos Fazer Bolachas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 23 de fevereiro de 2013

A Few of My Favourite Things | 8


Assinalam-se hoje vinte e seis anos sobre a morte de Zeca Afonso, uma das grandes vozes da música portuguesa. Voz, pelo timbre característico e pelo que sempre teve a dizer, transformando nas suas palavras e poemas os sentimentos de um povo. Para mim, que várias vezes o escutei ao vivo, é sempre com emoção que recordo os seus acordes e a sua poesia que continuam tão belos e actuais hoje, como sempre!

O fotógrafo português Daniel Rodrigues conquistou o primeiro Prémio do Wordpress Photo para a categoria Daily Life com esta belíssima foto tirada na Guiné onde o autor participava numa acção de voluntariado. Apesar da qualidade do seu trabalho, Daniel não tem emprego e teve mesmo de vender o seu equipamento fotográfico para fazer face às despesas.

Já conhecem a revista on-line  Phocal Photovisions ? O presente número traz-nos artigos e imagens interessantíssimas. Destaco os artigos sobre  Joel Santos (pp. 66~71) e Magali Tarouca (pp. 72 ~77) cujas fotos muito aprecio. Quem está em Lisboa pode frequentar nos próximos dias 6 a 13 de Março um Curso Avançado de Fotografia ministrado por estes fotógrafos.


E já conhecem a revista  Cuquin? Sob o tema da culinária e gastronomia, tem fotos fantásticas e uma imensidade de sugestões. É super interessante e vale a pena conhecer!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Um Coração de Morango e Amêndoa

O post de hoje ainda vem no rescaldo do São Valentim. Na verdade, estes corações foram servidos no final do jantar desse dia, como uma forma de presente para o maridão, que adora bolos com amêndoa (especialmente tartes)!





A inspiração para estes doces corações veio dum post antigo do site do Sweet Paul, onde era apresentado um bolo de framboesas e amêndoas, recortado em forma de coração ( receita ). Tinha um ar tão romântico que não resisti a experimentar, substituindo as framboesas por morangos.






Ingredientes:
100 g de manteiga
1 chávena de açúcar demerara
2 ovos
1 colher de chá de açúcar baunilhado
1 1/2 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de canela
1/2 chávena de amêndoas laminadas
1 chávena de morangos partidos em quartos

Bater a manteiga com o açúcar e o açúcar baunilhado até obter um creme e acrescentar os ovos, um a um, batendo sempre. Juntar a canela, o fermento, a farinha e metade das amêndoas, envolvendo cuidadosamente. Deitar a massa numa forma rectangular ou nas formas individuais, devidamente untadas e polvilhadas de farinha. Decorar com os morangos e com as restantes amêndoas laminadas. Polvilhar com um pouco de açúcar demerara (se usar açúcar branco, depois de tirar do forno, polvilhar com açúcar em pó). levar a cozer em forno aquecido a 180ºC. Retirar quando estiverem dourados. Para aumentar o brilho dos morangos, pincelar com um pouco de geleia ou doce de morango.






A textura das amêndoas, o travo da canela e a suculência dos morangos, fazem deste bolo uma deliciosa experiência.

Na noite de São Valentim, repartimos um coração pelos dois e acompanhámos com um café. O amor é tão doce assim!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Saltimbocca alla Romana



O que fazem umas finas fatias de picanha bem tenra, um ramo de sálvia e uma embalagem de presunto no frigorífico? Esperam a sua vez para se tornarem os actores principais dum prato de Saltimbocca alla Romana!





A Saltimbocca é um delicioso prato de carne italiano que se popularizou em vários países. Os escalopes de vitela finíssimos nem precisam de sal, pois o sabor intenso do presunto (de Parma) é o suficiente para temperá-los. No final, faz-se um molho com a gordura de fritar a carne e vinho Marsala para dar um toque especial. Saboroso assim só pode "saltar para a boca" assim que nos aparece no prato!






Ingredientes:
8 escalopes de vitela (ou 4 grandes)
8 fatias de presunto (de Parma)
1 ramo de sálvia
1 cálice de Marsala (usei vinho do Porto)
Azeite, sal, farinha e pimenta qb.

Espalmar bem os escalopes, colocando-os entre duas folhas de película aderente e comprimindo, com o rolo da massa, até ficarem com cerca de 5 mm de espessura. Num prato, misturar farinha de trigo e pimenta acabada de moer. Passar os escalopes pela farinha condimentada. Sobre cada escalope colocar uma fatia bem fina de presunto e uma folha de sálvia, prendendo com um palito de madeira. Aquecer o azeite numa frigideira e fritar os escalopes de ambos os lados. Retirar e reservar. Com a gordura bem quente, acrescentar o vinho, de forma a desagarrar bem o sabor da carne e todos os seus sucos e deixar reduzir um pouco, ficando com um molho brilhante e aromático com que irá regar os escalopes.


Um dos acompanhamentos tradicionais da Saltimbocca é a Polenta. No meu caso servi com risotto de espargos verdes e gostámos imenso desta combinação que nos transportou de novo a Roma.

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Chocolate Chip & Pistachio Cookies

Receitas de bolachas nunca são demais, mas para chegar àquela fórmula perfeita de sabor e textura é necessário procurar e experimentar, até mais do que uma vez. Mas o esforço será, certamente, recompensado e cada um vai descobrir como fazer a bolacha dos seus sonhos!


Foi esta busca que a Joana, do blog Palavras que Enchem a Barriga, empreendeu! Encontrou as suas bolachas de pepitas de chocolate preferidas e desafiou-nos a testá-las, replicando a receita por ela publicada.  Como sempre fui parcial em relação a Chocolate Chip Cookies, não pude nem quis deixar de responder a este desafio. E aqui estão as minhas bolachas, com uma receita seguida (quase, quase) à risca!




Quase, quase, porque tive de dar um arzinho da minha graça e juntar uns pistácios (não tinha pepitas suficientes e gosto de frutos secos nas cookies!), o que é o mesmo que dizer que o meu problema de respeito com a autoridade continua presente na elaboração das receitas!

Serão as melhores Chocolate Chip Cokies de sempre? Bem, são muito boas, mas eu gosto ainda mais das double chocolate chip cookies, ou seja, com massa de chocolate e as pepitas a derreter na boca!

Um destes dias faço uma fornada e logo vos conto como ficaram.




Ingredientes:
240 g de manteiga
110 g de açúcar branco
165 g de açúcar amarelo (usei demerara)
2 ovos
2 colheres de chá de essência de baunilha (usei açúcar baunilhado)
350 g de farinha
1/2 colher de chá de sal fino
1 colher de chá de bicabornato de sódio (não usei)
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
380 g de pepitas de chocolate negro (usei 2/3 de pepitas e 1/3 de pistácios)

Misturar os ingredientes secos. Cortar a manteiga em pequenos cubos e esfarelá-la juntamente com os ingredientes secos até ter sido absorvida. Bater ligeiramente os ovos e juntar à mistura anterior, envolvendo bem. Por fim juntar as pepitas e os pistácios grosseiramente picados, misturando com cuidado para ficarem distribuídos de forma homogénea. Com a ajuda de duas colheres de sopa, formar bolas de massa que se colocam num tabuleiro forrado de papel vegetal. Ter o cuidado de deixar cerca de três centímetros entre cada bolacha, pois vão crescer bastante. Com a parte de baixo da colher achatar ligeiramente cada bola de massa. Levar a cozer em forno previamente aquecido a cerca de 180ºC. Quando as bolachas começarem a ficar com um tom dourado na base, retirar do forno e deixar arrefecer durante alguns minutos ainda no tabuleiro. Depois, passar para um rack metálico e deixar arrefecer totalmente antes de guardar. A receita rende cerca de trinta bolachas grandes.


A qualquer hora, em qualquer lugar, com leite, chá, limonada ou café, uma Chocolate Chip Cookie deixa sempre uma sensação de enorme conforto e de termos voltado por momentos à nossa infância. E estas, com a sua consistência suculenta e delicioso sabor vão deixar qualquer um satisfeito!

Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Raviolo de Massa de Batata com um Recheio Inesperado


A estadia em Portugal no passado mês de Janeiro também serviu para ver os programas da Food Network e retirar alguma inspiração para os pratos que apresento aqui no Cravo & Canela. Uma das propostas que mais me impressionou foi um prato do Restaurante Bottega do Chef Michael Chiarello. Logo me pareceu uma sugestão fantástica para uma Segunda Sem Carne e apenas a logística complicada do dia de ontem me impediu que ela vos fosse apresentada no dia certo.


Trata-se de um delicioso e gigante Raviolo, com uma massa invulgar e um recheio, no mínimo, inesperado. O Raviolo, com o tamanho aproximado de um hamburguer, é feito com massa de batata (sim, a mesma com que se fazem os gnocchi) e recheado com ricotta, espinafres e uma gema fresca. Antes de servir é regado com manteiga de sálvia e o Chef Chiarello acrescenta ainda um toque requintado com as trufas negras, o que neste caso não foi possível!


Ingredientes:

(Para a Massa)
4 batatas de tamanho médio
1 ovo
1 1/2 chávena (chícara) de farinha
3 colheres de sopa de margarina
Sal e noz moscada qb

(Para o Recheio)

1 queijo ricotta
1 molho de espinafres
1/2 cebola picada
Azeite, sal, pimenta e noz moscada qb.
4 gemas de ovo

(Para o Molho)
100 g de manteiga
1 raminho de sálvia
Queijo parmesão ralado para polvilhar




Descarcar e cozer as batatas em água temperada de sal. Depois de cozidas, reduzir a puré com um espremedor de batatas, ou com um passe-vite. Juntar a margarina e o ovo batido e amassar bem. Ir juntando, gradualmente, a farinha (pode não ser necessária toda, ou precisar de mais um pouco) até a massa descolar das mãos, devendo ser bem maleável, mas não excessivamente seca. Separe porções que permitam fazer um círculo com 3 mm de espessura e cerca de 12 cm de diâmetro.

Preparar o recheio, estufando as folhas de espinafre com uma colher de água e um fio de azeite. Quando estiverem tenras, picar finamente, e juntar o queijo ricotta previamente esfarelado. Envolver cuidadosamente em lume muito brando e temperar de sal, pimenta e noz moscada.

Estender a massa e colocar o recheio de espinafre e ricotta no centro, deixando margens para fechar o raviolo. Criar um espaço central onde colocar a gema. Tapar com outro circulo de massa, pressionando as extremidades para que fique bem colado. Passar um carretilho para acertar o raviolo e terminar, marcando a orla com os dentes de um garfo.

Depois de recheados, coloca-se água a ferver, temperada de sal e quando esta estiver bem quente juntam-se os raviolos, um a um. Quando cozidos, estes vêm à superfície. Devem ser retirados e colocados num prato de servir.

Numa frigideira, leva-se a manteiga a derreter e junta-se a sálvia, deixando aquecer um pouco. Regam-se os raviolos com este molho, polvilhando-se com queijo parmesão acabado de ralar.





Neste momento estão prontos a servir. A massa de batata está cozida, o recheio de espinafre e ricotta está quente, mas a gema de ovo dourada não está completamente cozida e vai-se desmanchar num inesperado molho interior quando o raviolo for aberto.

A mistura da manteiga aromatizada com a sálvia com o sabor da gema fresca é deliciosa. A massa bem macia e o recheio com várias camas de sabor regalam os sentidos e vão-lhe garantir muitos elogios!


Não deixem de experimentar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Liebster Award

Nem imaginam como fiquei surpreendida quando há dias recebi um Liebster Award!






Após um primeiro momento de perplexidade, assaltou-me a questão inevitável: O que é um Libster Award?

Os meus fracos conhecimentos de alemão ainda me chegaram para perceber que Liebster havia de ter a ver com algo que se ama ou gosta. Boa! Alguém gosta de mim e isso é sempre uma excelente notícia.

Neste caso, quem expressou o seu apreço pelo Cravo & Canela e o nomeou para este prémio foi a Gilberta do blog Flores de Oliveira a quem dirijo o meu muito obrigada por me ter destacado entre tantos projectos e por assim me ter dado a oportunidade de a conhecer!

Mas permanece a questão, o que é um Liebster Award! Com uma simples ida ao Google descobri que já alguém fizera o trabalho por mim e encontrara a primeira referência a este prémio num blog alemão (claro!). Afinal, este prémio, destinado a dar a conhecer blogs recentes funciona como uma corrente (não, não há um júri que avalia blogs, etc., etc, etc.) de amizade que vai destacando os blogs que conhece e prefere de acordo com um conjunto de regras. Mas, como "quem conta um conto, acrescenta um ponto", ao longo destes dois anos (desde Dezembro de 2010), essas regras alteraram-se um pouco. Se no início, cada blog indigitado deveria nomear 3 a 5 blogs  com até 3000 seguidores, hoje as regras a cumprir são as seguintes:


  • Listar 11 factos sobre nós
  • Responder às perguntas que nos atribuíram (se houver)
  • Nomear 11 blogs com menos de 200 seguidores, colocar o link dos respetivos blogs neste post e avisá-los sobre os prémios
  • Fazer 11 novas perguntas a esses bloggers


Como se alteraram tanto estes pressupostos não faço ideia, mas porque os tempos são de adaptação, cá vai:

Lista com 11 factos sobre mim:


  1. Sou portuguesa e vivo no Brasil (destaco isto porque penso que não é claro para todos!);
  2. Gosto de cozinhar (já tinha dado para perceber!);
  3. Gosto mais de salgados do que de doces (eu sei, a maior parte dos meus leitores gosta mais de doces!);
  4. Sou uma mãezona (às vezes um pouco galinha, mas esforço-me para me adaptar à idade do rapaz!);
  5. Gosto de animais em geral (Sim, também gosto de pessoas!);
  6. Gosto muito, muito de ler (tantos livros, tão pouco tempo!);
  7. Gosto do mar (sou uma alentejana criada no litoral!);
  8. Tenho muitas, muitas saudades do nosso mar de Portugal (vivo a mais de três horas da costa!);
  9. Gosto de ver as plantas a crescer na horta e no jardim (é o meu lado rural!);
  10. Mas também gosto de cidades e de viajar (quanto mais melhor!);
  11. E gosto de fotografar (comida, animais, plantas, em viagem, o mar e as pessoas).


Responder às perguntas de quem nos nomeou:

Muito obrigada Gilberta! Pois é, não há perguntas. Sorry!


Nomear 11 blogs com menos de 200 seguidores:


  1. http://receitasdomenuverde.blogspot.com.br
  2. http://zinedepao.pt
  3. http://cozinharsemlactose.blogspot.com.br
  4. http://odelicodoce.blogspot.com.br
  5. http://compassionatecuisineblog.com/


Neste particular voltei às origens e deixo-vos cinco blogs que visito ou que conheci há pouco tempo!

Bom fim de semana a todos!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A Few of My Favourite Things | 7




As minhas coisas favoritas regressão, depois de umas férias alargadas! A imagem é de Vale Garrão (Algarve), num belo fim de tarde de Verão. Deixou saudades!

Acabei de ver há pouco tempo a segunda temporada da série Dowton Abbey. Para quem, tal como eu, gosta desta série, este blog combina o melhor da série com o melhor do food blogging. Já Conhecem Dowton Abbey Cooks ?

Para todos os que gostam de fotografar comida ou pelo menos de ver essas fotografias, estas estão de olhar e chorar por mais... as 50 Best Food Blog Photos de 2012!

Deixo-vos também um post com uma análise dos estilos de fotografia mais utilizados nos foodblogs!

E que tal uma master class em food photography com Jamie Oliver e David Loftus? E já conhecem o Food Tube do Jamie Oliver? Tantos vídeos com receitas fantásticas!

Sabem onde podem ler uma história da Cristina Nobre Soares, do Come Chocolates Pequena, Come Chocolates? Na revista online Maline Magazine (procurem a página 70)!

Entretanto, não se esqueçam de participar no Vamos Fazer Bolachas! Mão na massa, tabuleiro no forno e já está!

Espero que gostem destas sugestões e que tenham um fantástico fim de semana!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Scones de Laranja e Sultanas



No último dia de Férias de Carnaval, com o Verão a ficar com cara de chuva lá fora, fizemos um lanche diferente. Em menos de nada, a massa estava feita e os scones a entrar para o forno. Daí até serem comidos, ainda mornos, com a manteiga a derreter ou com umas belas colheradas de doce de morango foi um instante!





Ingredientes:
375g de farinha
1 colher de sopa de fermento
50g de manteiga
50 g de açúcar
Raspa de uma laranja
75 g de sultanas
1 ovo
150 ml de leite

Cortar a manteiga em pequenos cubos e esfarelar juntamente com a farinha previamente misturada com o fermento. Misturar o açúcar com a raspa de laranja, juntar à farinha e formar uma cavidade no centro dos ingredientes secos. Adicionar o ovo batido, misturando e, em seguida, o leite, deixando absorver. A massa deve ficar macia, mas não pegajosa, podendo ser necessário adicionar um pouco mais de leite. Por fim, acrescentar as sultanas, envolvendo bem. Estender a massa sobre uma superfície polvilhada de farinha, até ficar com cerca de 1,5 cm de altura. Cortar os scones com a ajuda de um cortador redondo com 5 cm de diâmetro. Levar a cozer num tabuleiro forrado de papel vegetal, em forno previamente aquecido a 200ºC. Retirar do forno quando ficarem dourados. Rende cerca de dez scones.



Os primeiros foram comidos ainda quentes, com a manteiga a derreter. Os segundos foram devorados com doce de morango e não lhes ficaram atrás! Com um copo de leite ou uma chávena de chá, são uma escolha perfeita para o lanche.

Esta receita vem no livro 200 Receitas de Bolos e Bolachas, e é  com estes scones de miolo fofo e crosta estaladiça, em que o travo da laranja combina com a doçura das sultanas, que o Cravo & Canela dá os parabéns aos Temperos da Argas neste seu 4º Aniversário.




Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...