Nem sei há quanto tempo andava para fazer guacamole... cada vez que via uma receita publicada lá me entusiasmava e achava que não passava dessa semana, mas ou os abacates não estavam maduros, ou não arranjava malaguetas e lá ia passando.
Há umas semanas foi mesmo! Abacate maduro, presente. Malagueta, confirmado. Coentros frescos, com fartura. Lima, cebola, tomate... tudo disponível. Tempo e disposição, mãos à obra e aqui está. A receita foi inspirada nesta da Martha Stewart e saiu bem gostosa (e picante!).
O Guacamole pode ser um petisco ou uma entrada, um acompanhamento ou até mesmo uma refeição simples e vegetariana. Que tal experimentar este prato, com umas simples fatias de pão numa Segunda Sem Carne?
Ingredientes:
1 colher de sopa de cebola finamente picada
1/2 malagueta (sem as sementes) finamente picada
1/2 chávena de tomate cereja, partido em quartos
2 colheres de sopa de coentros picados
1/2 abacate maduro partido em pedaços
Sumo de meia lima
Sal qb.
Num almofariz esmagar a cebola com metade dos coentros, com um pouco de sal e com a malagueta, até ficar cremoso e sumarento. Juntar o abacate e esmagar um pouco (eu gosto de encontrar uns pedaços da polpa do abacate). Juntar o tomate picado e o resto dos coentros. Rectificar o tempero de sal e acrescentar o sumo de lima a gosto. Envolver bem e servir de imediato.
Com o pão (para amortecer o picante) é uma delícia! Não acham que o sabor e a cor deste prato tem tudo a ver com o Verão e com dias de sol?
Bom apetite!







