Fazer uma Açorda é muito simples e geralmente sai sempre bem. É claro que para muitos pode parecer estranho tanta agitação à volta de um caldo de azeite, alho e coentros, com sopas de pão, mas para o bom Alentejano, não há melhor.
Ingredientes:
Fatias de pão duro / amanhecido (dependendo do apetite, cerca de 6 fatias médias por pessoa)
Azeite (calcule umas 2 colheres de sopa por pessoa)
Alhos (3 ou 4 dentes de alhos por pessoa)
1 molho de coentros
ovos (1 ovo por pessoa)
bacalhau (uma posta por pessoa)
Colocar o bacalhau demolhado a cozer em água fria. Quando levantar fervura, desligar o fogão e reservar. Escalfar os ovos. Esmagar os dentes de alho com o sal (atenção! se a água de cozer o bacalhau souber muito a sal, colocar pouco sal com os dentes de alho). Deitar o azeite num fundo de uma taça grande ou de uma terrina. Cortar os coentros de forma grosseira e misturar com o azeite. Quando estiverem bem esmagados, juntar os alhos ao azeite com os coentros e misturar.
Distribuir o bacalhau e ovos pelos pratos ou, em alternativa, levar à mesa numa travessa para que cada um se sirva a gosto. Levar a água de cozer o bacalhau novamente a ferver, acrescentando água se esta não for suficiente. Quando atingir o ponto de fervura, retirar do lume e juntar ao azeite e demais temperos. Misturar bem e juntar as fatias de pão a este caldo, submergindo-as. A Açorda está feita e deve ser servida imediatamente, enquanto está quente e o pão não absorveu todo o caldo.
Em alternativa ao bacalhau pode ser utilizada pescada e em substituição dos coentros podem ser adicionados poejos. No meu caso, não é possível, pois ainda não encontrei nenhuma das duas coisas aqui no Brasil!
Bom apetite.
Olha ,gostei muito sa açorda de bacalhau, e reconheci a paisagem que colocaste (termo que os brasileiros utilizam para dizer - meter) no post, é uma paisagem de Vale Gonçalinho, quando lá fomos no ultimo Verão.
ResponderExcluirObrigada! Eu sabia que ia reconhecer o local. Quando vem cá comer uma açordinha?
ResponderExcluir