quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Risotto de Espargos Verdes e Camarão

Imagino que a maioria de vós já  se deve ter apercebido do quanto eu gosto de arroz. Por isso, os pratos de arroz surgem com tanta frequência aqui no Cravo & Canela, que mais não é que um espelho da mesa cá de casa.




Este risotto de espargos verdes e camarão foi ainda feito em Portugal e apresenta uma combinação deliciosa de mar e terra que nos conforta a alma!




Ingredientes:
2 chávenas de arroz arbório
1 cebola pequena
4 dentes de alho
1 molho de espargos verdes
1/2 kg de camarão
1 colher de manteiga
4 colheres de queijo parmesão ralado
Azeite, sal e pimenta qb.

Colocar 1 litro de água a ferver, temperada de sal e quando estiver a ferver colocar lá dentro os espargos lavados e com a extremidade do lado da raiz cortada (quando é mais fibrosa). Assim que a água voltar a levantar fervura retirar do lume. Retirar os espargos para um prato e reservar a água de cozedura, mantendo quente. Descascar os camarões. No tacho onde vai fazer o risotto, deitar o azeite e os dentes de alho espalmados. Quando o azeite estiver quente, juntar os camarões e deixar fritar, temperando de sal e pimenta. Quando estiverem rosados e começarem a enrolar-se sobre si próprios, retirar do tacho. Na gordura que ficou (cheia de sabor aos camarões!), levar a refogar a cebola finamente picada. Quando estiver quase transparente, juntar o arroz e deixar fritar durante mais um pouco. Quando o arroz estiver seco, adicionar duas conchas de água de cozer os espargos, mexer e deixar cozinhar. Quando começar a secar adicionar mais uma concha de água e proceder desta forma até o arroz estar quase cozido. Com a penúltima concha de água, adicionar os pés de espargos que se cortaram em pedaços (menos as pontas). Com a última concha, juntar os camarões (neste caso parti em 2 ou 3 partes porque eram bem grandes) e as pontas (espigadas) dos espargos. Quando o arroz estiver cozido (al dente) e ainda cremoso, rectificar os temperos, deitar a pimenta moída na altura e juntar uma colher de manteiga e envolver. Adicionar, em seguida, o queijo parmesão, envolvendo já com o lume apagado. Tapar o arroz e servir dentro de poucos minutos.




Delicioso e nutritivo, este risotto fez as delícias do meu pai e do meu filho. Há coisa melhor?

Espero que gostem também!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Eu adoro risoto e o seu esta com aparência deliciosa, vou experimentar.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fê!
    Depois me conta como ficou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Uma combinação magnífica e um resultado espectacular!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  4. Fiz uma escapadinha ao Alentejo esta semana, soube-me tão bem!
    E ao ver este teu risotto de espargos lembrei-me das melhores migas de espargos que comi este Verão, em Grândola :)
    Também adoro risotto, ficou com um belíssimo aspecto Manuela.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir