quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Bolinhos de Avelã com Recheio de Chocolate

Durante as férias em Portugal, um dos canais mais vistos foi o Foodnetwork e um dos programas que mais apreciei foi o Unique Sweets, que nos mostra pequenas padarias, pastelarias e gelatarias que se  podem encontrar em várias cidades do Estados Unidos. Quase sempre são pequenos projectos, saídos do gosto de uma ou duas pessoas pela comida e, em particular, pelos doces. À sua vontade de dar aos outros o melhor em termos de ingredientes e confecção, juntam muita criatividade e dedicação. O resultado foi quase sempre inspirador e, imagino, delicioso!




Um desses projectos é uma pequena padaria chamada Two Tarts que, na cidade de Portland confecciona pequenas sanduíches de bolacha, com um doce recheio!

Os seus bolinhos, pequenos mas de ar apetitoso, inspiraram-me a colocar mãos à obra e a tentar fazer algo semelhante a uns que vi no programa. Seguindo de forma aproximada uma receita já testada na iniciativa Dorie às Sextas, fiz estes pequenos bolos de avelã com recheio de chocolate.





Ingredientes:
250 g de avelãs
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
200 g de manteiga
2 colheres de chá de licor de avelã (Frangelico)

200 g de chocolate em barra com 70% de cacau
200 ml de natas (creme de leite)
2 colheres de sopa de licor de avelã (Frangelico)

Tostar ligeiramente as avelãs no forno e friccioná-las com um pano de louça para sair a maior parte das peles. Triturar as avelãs, reservando cerca de uma dezena que serão picadas para a decoração dos bolinhos. Fazer o creme de chocolate para o recheio, colocando as natas a aquecer com o licor de avelã. Quando estiver a começar a ferver, retirar do lume e adicionar o chocolate partido em quadrados. mexer bem, até que todo o chocolate esteja derretido. Deixar arrefecer o que vai deixar o creme mais espesso e facilitar o rechear dos bolinhos. Para fazer os bolinhos, misturar a farinha de avelã, a farinha e o fermento. Juntar a manteiga que deverá estar à temperatura ambiente e amassar, misturando bem os ingredientes. Adicionar o licor de avelã, integrando cuidadosamente na massa. Se não estiver bem firme, deixar repousar por uma hora no frigorífico (geladeira). Com um colher de gelado pequena (usei o utensílio com que se retiram bolinhas dos melões e melancias), formar pequenas calotes de massa, que se levam a cozer em forno a 180º num tabuleiro forrado com papel vegetal. Não deixar ganhar muita cor. Retirar do forno e deixar arrefecer no tabuleiro durante uns minutos, retirando depois e deixando arrefecer completamente sobre o rack. Quando todos os bolinhos estiverem feitos e já frios, colocar um pouco do creme de chocolate sobre um dos bolinhos e unir o outro, polvilhando a lateral do creme com a avelã picada.




Estas pequenas sanduíches doces são óptimas para acompanhar um café ou uma chávena de chá. Para quem não for muito apreciador de chocolate, pode unir os bolinhos com doce de frutas. Eu experimentei com doce de pêssego e ficou bom... muito bom!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Que bom aspecto Manuela, não fora o calor (chuvoso) que se faz sentir aqui ia até à cozinha testar estes teus bolinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mané!
      Obrigada pelo teu comentário. São bons, mas com o calor não apetece muito ligar o forno. A vantagem é que cozem bastante depressa.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Manuela ficou bom demais da conta, estou salivando
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Como sempre uma maravilha!!!
    Já ia 1, 2 ou 3 desses bolinhos :))
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá querida Manuela! Já tinha saudades de passar por cá; infelizmente a minha rotina 24/7 não me deixa tempo para nada... Mas já me rendi aos encantos das tuas bolachinhas, tão fofas e com o fruto da minha predição: avelãs!! Vou guardar a tua receita para quando estiver mais frio ;)
    Espero que tenhas tido umas óptimas férias!
    Beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pami!
      Também já sentia falta dos teus comentários. São bem gulosos estes bolinhos, mas tens razão, estas coisas de forno apetecem é com o tempo frio. As minhas férias foram óptimas e deixaram saudades. Tudo de bom para ti.
      Bjnhos

      Excluir
  5. Que verdadeira maravilha :)
    Adorei estas bolachinhas! Vou ficar com a receita :)
    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostaste Joana! Quando fizeres diz como ficaram.
      Bjnhos

      Excluir