quinta-feira, 23 de junho de 2011

Bread Baking Day #41 - Pão de Alecrim | Rosemary Bread

A iniciativa Bread Baking Day comemora este mês o seu quarto aniversário, pelo que a anfitriã desta edição - Connie  do Blog My Discovery of Bread - resolveu repor o desafio da primeira edição do BBD: Cozer um pão com ervas aromáticas, de preferência típicas do país ou região dos bloggers participantes.

Resolvi cozer um Pão de Alecrim, porque a região do Brasil em que habito tem uma forte influência italiana, porque o alecrim cresce um pouco por todo o lado e, acima de tudo porque é uma das ervas que mais me agrada e que tenho sempre em casa!

The on-line initiative Bread Baking Day celebrates this month its 4th anniversary. Therefore, this edition hostess - Connie from My Discovery of Bread - as brought again the first edition challenge of baking bread with herbs, preferably that are typical from the country or region of the participants.

I decided to bake a Rosemary Bread, because the region where I live in Brazil has a strong Italian influence, because rosemary grows pretty much everywhere, and, above all, because is one of my favourite herbs and one that I always have at home.







Ingredientes:
500 g de farinha
10 g de fermento biológico
2 colheres de sopa de azeite
1 1/2 colher de chá de sal
4 colheres de  alecrim picado
250 ml de água


Misturar a farinha com o sal e com o alecrim. Fazer uma cavidade no centro e juntar o azeite e, a pouco e pouco, acrescentar e ir misturando o fermento previamente diluído na água morna. Amassar bem e fazer uma bola que se deixa a levedar dentro da tigela, coberta. Aguardar cerca de uma hora, para a massa crescer. Colocar numa forma rectangular forrada de papel vegetal e levar ao forno quente. Deixar cozer até ficar dourado.


Ingredients:
500 gr flour
10 gr biological yeast
2 tsp. olive oil
1 1/2 tee spoon salt
4 tsp. rosemary chopped
250 ml of warm water


Mix the flour with the salt and with the rosemary. Make a hole in the centre of the flour mix and add the olive oil and, bite by bite, the yeast dissolved in the warm water. Mix carefully and work the dough. Form a ball and live it to grow in a covered bowl. Bake in a hot woven in a rectangular tray.










As primeiras fatias foram comidas ainda quentes com manteiga a derreter. Que delícia!!!

The first slices were eaten still worm with the butter melting down. So good!!!





Espero que gostem!

Hope you like it!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sumo de Laranja e Banana

Se já era habitual fazer sumos naturais quando estava em Portugal, desde que estamos no Brasil praticamente deixámos de consumir sumos embalados e refrigerantes, e preparamos, diariamente, sumos de fruta para consumir à refeição e para levar na merenda da escola.

Uma das combinações de frutas que sempre apreciei é a da Laranja com a Banana. E é esse sumo que hoje vos apresento. Foi feito com laranjas apanhadas no quintal e embora tenhamos umas bananeiras, nem sempre temos os seus frutos disponíveis. Mas no caso utilizei Banana Prata. Confesso que até vir para cá, apenas distinguia entre a banana da Madeira e as bananas maiores que habitualmente nos chegam da América do Sul!




Ingredientes:
Laranjas necessárias para cerca de 0,5 l de sumo de laranja
1 banana
Açúcar qb

Lavar e secar as laranjas. Cortar ao meio e espremer. Coar o sumo para evitar caroços. Colocar no copo liquidificador ou num recipiente apropriado à varinha mágica. Cortar a banana em rodelas. Acrescentar o açúcar e bater. Juntar gelo e está pronto.




Espero que gostem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Uma Copa no Brasil

Com a chegada do contentor tem sido grande a energia dispendida na arrumação e decoração da casa. No entanto, nunca nada parece andar tão depressa como gostaríamos!

Hoje estive a colocar alguns quadros que trouxe, mas é sobre dois deles que vos gostaria de falar. A cozinha da nossa casa tem uma Copa onde colocámos a mesa para as refeições em família (na verdade, neste momento, ainda não temos outra!). A parede desta Copa é semi-circular e está pintada de branco, pelo que precisava de algo que a animasse.

Tinha trazido comigo uns panos de louça que comprei na Area Store, que sempre me pareceram mal empregues para limpar pratos, pelos motivos que tinham estampados. Com umas molduras do IKEA fiz uns quadros que deram uma vida diferente ao nosso canto de refeições.




A mesa da Interforma, com o tampo trabalhado em Pau-Santo, e as cadeira do Ikea são todo o mobiliário. Para enfeitar a mesa hoje coloquei uma fruteira da Área, mas muitas vezes está mesmo sem nada, pois o tampo já de si é bastante decorativo. Ainda está um pouco monocromático, mas já foi um passo importante para ficar mais com ar de casa.





Espero que esta ideia possa vir a ser aproveitada por alguém!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 18 de junho de 2011

Bolo de Arroz e Lúcia-Lima

Uma das caras recordações que tenho da minha infância é das tardes de sábado em que ia com o meu pai ao Café. Na altura morávamos no norte de Portugal, em Espinho, uma cidade junto ao mar, em que a maioria das ruas não tinham nome mas sim números. Não era bem como viver em Manhattan, mas quase!

Com quatro ou cinco anos, sentia-me muito crescida por me sentar na mesa de café, depois de ter passado pela porta rotatória (que era um dos meus encantos!). Pedia sempre um Bolo de Arroz e um Carioca de Limão, que era servido num copo de vidro grosso encaixado numa armação de metal. Ficava a olhar as pessoas que passavam através da montra de vidro e ia depenicando o bolo de arroz e bebendo o chá. Raramente conseguia passar para lá da fita de papel que enrola o bolinho, e do Carioca, o que mais fascinava era a casca de limão encaracolada que se via dentro do copo!

Ainda hoje o Carioca de Limão é um dos meus chás preferidos, a par do chá de Lúcia-Lima. Foi destas recordações, gostos e do facto de me ter deparado com um saco de farinha de arroz no mercado, que surgiu a ideia de fazer este bolo de arroz aromatizado com limão e Lúcia-Lima.

A Lúcia-Lima, também conhecida como Verbena e como Erva Luísa (no Alentejo), é um arbusto nativo da América do Sul que foi introduzido na Europa pelos Portugueses e pelos Espanhois. As suas folhas são utilizadas em culinária, tanto para conferir um sabor alimonado a pratos de peixe ou de aves, como na preparação de molhos para saladas, pudins e bebidas. A sua infusão tem um efeito calmante e relaxante, auxiliando a digestão.


                      (Foto de H. Zell, 2009, in Wikipédia)


Ingredientes:
300 g de açúcar
4 ovos
Raspa de um limão ou lima
150 ml de óleo de soja ou girassol
200 ml de leite
Lúcia-Lima em folha ou um pacotinho de chá
250 g de farinha de arroz
50 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento (seguir as instruções de cada fabricante quanto à dosagem)

Aquecer o leite e aromatizar com a Lúcia-Lima, fazendo a infusão com as folhas ou com o saquinho de chá. Deixar arrefecer. Entretanto, bater os ovos com o açúcar, até ficar uma mistura homogénea. Acrescentar a raspa do limão. Juntar o óleo e continuar a bater. Em seguida, adicionar o leite aromatizado (caso utilize as folhas, coe primeiro). Por fim, juntar a farinha, incorporando cuidadosamente, mas já sem bater. Levar ao forno (160º) numa forma untada e polvilhada de farinha.




O bolo ficou com um delicioso aroma alimonado da Lúcia-Lima e com um textura que se assemelha à dos bolos que levam farinha de amêndoa. Feito na seta-feira, mal chegou ao sábado de manhã...




Espero que gostem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Creme de Legumes com Grão e Espinafre da Horta

Sendo eu uma pessoa que adora sopa e tendo uma família onde o facto de não haver sopa à refeição é considerado uma falha grave, parece-me estranho, olhando para estes dois meses de posts não ter ainda apresentado uma sopa. Mostrei-vos a Açorda de Bacalhau, mas essa funciona como um prato principal, pelo que, efectivamente, não conta!

Posto isto, vamos ao que interessa. Uma bela sopinha para comer bem quente, até porque no Brasil estamos quase no Inverno e, ao contrário do que os europeus possam pensar, há locais onde faz realmente frio.

Proponho-vos hoje uma Sopa de Legumes com Grão (de bico) e Espinafre (que no meu caso foi mesmo da nossa horta!). O grão de bico é uma leguminosa, e como tal, bastante proteíco, ao mesmo tempo que está isento de colesterol.



Mais comum na dieta mediterrânica,  aqui no Brasil parece-me mais ligado a comunidades de origem árabe ou libanesa, sendo nalguns mercados apenas encontrado nas secções de produtos ligados a estas comunidades.

Esta sopa que vos proponho parte de uma base de creme de legumes em que poderão fazer alterações em função dos gostos pessoais e dos produtos disponíveis na vossa região.



Ingredientes:
250 g de grão de bico
1 chuchu
1 courgette (abobrinha italiana)
2 cenouras
100 g de abóbora
1 batata média
1 cebola média
4 ou 5 dentes de alho
1 molho pequeno de espinafre
água, sal e azeite qb

Colocar o grão de molho de véspera. Para um creme mais aveludado depois do grão bem demolhado, esfregar punhados de grão entre as mão de forma a sair a película exterior que, por muito bem cozida que esteja, fica sempre um pouco rija. Para quem não tem muito tempo, a utilização de grão previamente cozido que é vendido em lata ou frasco é uma boa solução. Era o que eu costumava fazer na minha "vida passada" quando trabalhava fora de casa (longas horas!) e ainda não me tinha transformado numa fada do lar! Cozer o grão separadamente, uma vez que o seu tempo de cozedura pode tender a ser um pouco mais prolongado que o dos restantes legumes. Uma vez semi  cozido, uma parte irá  juntar-se aos restantes legumes, aproveitando a água da sua cozedura e uma pequena parte será reservada para acrescentar inteira no final.

Descascar e partir os legumes em pedaços e colocar a cozer em água temperada com sal. Acrescentar o grão e deixar cozinhar até estarem brandos. Reduzir a puré , rectificar de sal e de água, caso esteja muito espesso. Juntar o azeite (seja generoso!), o grão inteiro que reservou e as folhas dos espinaferes, previamente arranjadas e lavadas. Deixar cozer e está pronta a servir.





Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Bolo de Iogurte do Trigo

A passada semana foi muito atribulada o que me fez deixar os posts para trás. Na verdade, começando pela chegada da mudança (finalmente!), passando por um temporal que deixou o jardim virado do avesso e culminando na chegada do Trigo (nosso cachorrinho Golden), não tivemos mãos a medir nos últimos dias!



No sábado dia 11 de Junho fomos buscar o Trigo ao canil onde ele nasceu e, finalmente, trouxemo-lo para casa.  Provou ser um bébé muito bem disposto e que deixa o resto da família passar uma noite tranquila, só acordando de manhã para a sua primeira refeição. Durante o dia solicita mais atenção pois adora brincadeira.



Para comemorar a sua chegada, resolvi fazer um bolo e como queria fque fosse amarelinho como ele, resolvi fazer um bolo de iogurte de laranja, cenoura e mel. Fiz com um iogurte com polpa de fruta, mas o aroma ficará, naturalmente, ao gosto e/ou disponibilidade do cozinheiro. Para medida utilizei o próprio copinho do iogurte como se fazia na minha infância.

Ingredientes:
3 ovos
2 copinhos de açúcar
1 copinho de óleo
1 copinho de iogurte
2 copinhos bem cheios de farinha com fermento

Bater os ovos inteiros com o açúcar até ficar um creme bem homogéneo e esbranquiçado. Juntar o óleo e bater. Acrescentar o iogurte de forma a ficar bem misturado. Por fim, adicionar a farinha, misturando já sem bater. Levar ao forno (cerca de 160º) numa forma untada e polvilhada de farinha e deixar cozer.



É um bolo bem rápido de realizar que, em geral, agrada a miúdos e graúdos e que nunca deixa ficar mal o cozinheiro!



Bom apetite.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Uma Horta a Sul do Equador (3)

A horta tem continuado a crescer rapidamente com pouco mais esforço que regar diariamente e apanhar algumas ervas daninhas que sempre vão surgindo. Agora, com dois meses, já tem verduras boas para as sopas e saladas e os vegetais estão em flor.



Courgette, tomate, feijão, ervilha e, descobri hoje, as favas estão em flor. Os feijoeiros, de tão crescidos, já tiveram de receber a ajuda de umas estacas para se apoiar. As ervilheiras e as favas foram semeadas junto ao gradeamento e algumas já estão a trepar pela rede.


No entanto, nem tudo está a correr na perfeição. As courgettes, apesar de se desdobrarem em flores, não estão a conseguir fazer vingar os seus frutinhos. Não sei se não estamos a acertar na quantidade de água ou de sol... Vou ter de investigar! Em alternativa, posso começar a cozinhar e comer as flores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 4 de junho de 2011

Bolo de Côco com cobertura de Leite Creme

Esta semana, a Cozinha do Cravo e Canela está mesmo boa para gulosos!

Ontem fiz outro bolo, desta vez para comemorar o primeiro mês de existência do blog Patos de Borracha. Para surpreender toda a equipa, resolvi fazer um pequeno bolo de aniversário, e todos foram convidados para a festa.

Como já há algum tempo andava para fazer um bolo de côco, fui tirar uma ideia aqui, outra ali e criei a minha receita de Bolo de Côco, a que acrescentei uma cobertura de Leite Creme, uma ideia da Pipoka do blog Three Fat Ladies que achei que iria combinar bem e a que juntei um gostinho a limão e canela! O bolo foi cozido num tabuleiro e cortado em quadrados, enquanto que o Leite Creme é guardado, à parte, no frigorífico, sendo acrescentado sobre cada fatia na altura de comer.

O Bolo de Aniversário dos patinhos foi recortado com um aro e recheado e coberto com o Leite Creme e, depois, polvilhado com coco ralado. Se pretenderem servir o bolo como sobremesa, sugiro que cortem com um aro redondo ou com outra forma e coloquem logo a cobertura, levando o bolo já empratado.



Ingredientes - Bolo de Côco:
300 g de açúcar
3 ovos inteiros
3 claras
150 ml de óleo de girassol
200 ml de leite de côco
100 g de côco ralado
300 g de farinha com fermento


Bater o açúcar com as claras e com os ovos, até aumentar de volume e ficar um creme esbranquiçado. Juntar o óleo e bater. Misturar o leite de côco e em seguida juntar o côco ralado. Por fim, adicionar a farinha, envolvendo sem bater. Vai ao forno (160º C) a cozer em tabuleiro rectangular, untado e polvilhado de farinha. Verificar a cozedura com um palito e retirar do forno assim que esteja cozido (o palito sai seco do bolo), mas com uma cor dourada clara. Cortar em fatias quadradas ou rectangulares.



Ingredientes - Leite Creme:
0,5 l de leite
100 g de açúcar
1 colher de sopa de farinha (rasa)
1 pau de canela
1 casca de limão

Entretanto, preparar o Leite Creme, colocando o leite ao lume com a casca de limão e com o pau de canela. À pate, misturar bem o açúcar e a farinha e juntar algum leite para diluir. Uma vez bem diluído juntar a mistura ao leite que está ao lume e deixar continuar a aquecer. A seguir, bater as gemas e ir juntando muito devagar e sempre a mexer colheres de leite quente, integrando completamente cada uma antes de adicionar a seguinte. Quando os ovos já estiverem bem diluídos, juntá-los lentamente ao leite, misturar bem e deixar aquecer em lume brando até que levante fervura. Deixar cozer durante cerca de dois minutos para que o Leite Creme engrosse. Deixar arrefecer antes de deitar sobre o bolo.



Bom apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bolo de Chocolate Luso-Carioca

O post de hoje é dedicado à equipa do Blog Luso-Carioca que, tão amavelmente, tem divulgado a nossa "Cozinha no Brasil". Como sei que são uns gulosos inveterados, resolvi presenteá-los com um Bolo de Chocolate bem gostoso!

A receita deste bolo foi-me dada por uma prima, cuja gulodice por chocolate é lendária, sendo a única pessoa que conheço capaz de comer um frasco de Nutella à colherada! O seu gosto por coisas doces foi sempre muito maior que o meu, por isso quando me referencia uma receita de alguma doçaria, é sempre com confiança que a experimento. Este Bolo de Chocolate é um desses casos, pois é bom para comer simples, com recheio e/ou cobertura, ou apenas acompanhado de uma bola de gelado de nata.

Ingredientes:
1 1/2  chávena de açúcar
4 ovos
1 chávena de óleo de girassol
1 chávena de leite
100 g de chocolate em pó
2 chávenas de farinha

Bater os ovos inteiros com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicionar o óleo e bater mais um pouco. Em seguida acrescentar o leite e misturar bem. Juntar o chocolate em pó, integrando na massa de forma homogénea. Por fim, adicionar a farinha, mexendo até ficar bem misturado, mas já sem bater. Levar a forno quente (160ºC) em forma untada e polvilhada de farinha.


Para uma ocasião mais festiva pode rechear com creme de morangos e cobrir com chocolate. Para servir a uma sobremesa, fica delicioso acompanhado do seu gelado favorito. Acho que combina muito bem com gelado de nata ou de baunilha.



Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...