quarta-feira, 15 de junho de 2011

Creme de Legumes com Grão e Espinafre da Horta

Sendo eu uma pessoa que adora sopa e tendo uma família onde o facto de não haver sopa à refeição é considerado uma falha grave, parece-me estranho, olhando para estes dois meses de posts não ter ainda apresentado uma sopa. Mostrei-vos a Açorda de Bacalhau, mas essa funciona como um prato principal, pelo que, efectivamente, não conta!

Posto isto, vamos ao que interessa. Uma bela sopinha para comer bem quente, até porque no Brasil estamos quase no Inverno e, ao contrário do que os europeus possam pensar, há locais onde faz realmente frio.

Proponho-vos hoje uma Sopa de Legumes com Grão (de bico) e Espinafre (que no meu caso foi mesmo da nossa horta!). O grão de bico é uma leguminosa, e como tal, bastante proteíco, ao mesmo tempo que está isento de colesterol.



Mais comum na dieta mediterrânica,  aqui no Brasil parece-me mais ligado a comunidades de origem árabe ou libanesa, sendo nalguns mercados apenas encontrado nas secções de produtos ligados a estas comunidades.

Esta sopa que vos proponho parte de uma base de creme de legumes em que poderão fazer alterações em função dos gostos pessoais e dos produtos disponíveis na vossa região.



Ingredientes:
250 g de grão de bico
1 chuchu
1 courgette (abobrinha italiana)
2 cenouras
100 g de abóbora
1 batata média
1 cebola média
4 ou 5 dentes de alho
1 molho pequeno de espinafre
água, sal e azeite qb

Colocar o grão de molho de véspera. Para um creme mais aveludado depois do grão bem demolhado, esfregar punhados de grão entre as mão de forma a sair a película exterior que, por muito bem cozida que esteja, fica sempre um pouco rija. Para quem não tem muito tempo, a utilização de grão previamente cozido que é vendido em lata ou frasco é uma boa solução. Era o que eu costumava fazer na minha "vida passada" quando trabalhava fora de casa (longas horas!) e ainda não me tinha transformado numa fada do lar! Cozer o grão separadamente, uma vez que o seu tempo de cozedura pode tender a ser um pouco mais prolongado que o dos restantes legumes. Uma vez semi  cozido, uma parte irá  juntar-se aos restantes legumes, aproveitando a água da sua cozedura e uma pequena parte será reservada para acrescentar inteira no final.

Descascar e partir os legumes em pedaços e colocar a cozer em água temperada com sal. Acrescentar o grão e deixar cozinhar até estarem brandos. Reduzir a puré , rectificar de sal e de água, caso esteja muito espesso. Juntar o azeite (seja generoso!), o grão inteiro que reservou e as folhas dos espinaferes, previamente arranjadas e lavadas. Deixar cozer e está pronta a servir.





Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário