sábado, 16 de junho de 2012

Bolo de Laranja da Bahia para um Convidado Especial

Tenho andado afastada desta lides de convidar pessoas ilustres para a minha mesa e, talvez por isso o ter feito pensar que eu andava cansada, o meu convidado deste mês fez-se acompanhar por duas belas senhoras e cozinheiras de mão cheia.

Jorge amado, chegou manhã cedo, trazendo dum lado a perfumada Gabriela e do outro a dividida Florípedes! Com cestos carregados de ingredientes, panelas e utensílios, tomaram a minha cozinha e entre risadas, histórias e revelações foram enchendo a minha casa com os aromas da cozinha baiana.

Gabriela fritou o acarajé, que depois comemos recheado com vatapá e camarão salteado. Dona Flor, presenteou-nos com uma moqueca de siri mole, de dar água na boca e lágrimas nos olhos. Para a sobremesa, Jorge Amado, guloso inveterado, preparou uma deliciosa Cocada Mole que, como aqui se diz, foi de comer rezando.




Com o café, forte e aromático, comemos uma fatia de bolo de laranja da Bahia, quase tão cheiroso como Gabriela e doce como Dona Flor. Depois de tantas iguarias, senti-me humilde com o meu bolo tão simples, mas a simpatia dos convidados e a delícia da conversa, fizeram-no parecer um manjar dos deuses!

Ingredientes:
4 ovos
300 g de açúcar
raspa e sumo de uma laranja
50 ml de óleo
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento

Misturar bem a raspa da laranja com o açúcar. Juntar os ovos e bater até obter um creme homogéneo e esbranquiçado. Adicionar o óleo e o sumo de laranja e continuar a bater. Por fim acrescentar a farinha peneirada com o fermento, envolvendo cuidadosamente. Levar a cozer em forno a 180º em forma untada e polvilhada de farinha.




Este ano comemora-se o 100º aniversário do nascimento de Jorge Amado e, nesta cozinha no Brasil, com o nome de Cravo e Canela, tinha de ser ele o escritor convidado para a iniciativa Convidei para Jantar, criada pela Ana do blog Anasbageri e este mês dinamizada pela Carla do blog De Cozinha em Cozinha.

Baiano de nascimento, Jorge Amado era um amante da boa comida e de receber os amigos em sua casa para comezainas que duravam dias inteiros. Este gosto pela culinária emerge também nos seus livros e nos personagens que cria -  da cozinheira Gabriela, à professora de culinária D. Flor, passando por Pedro Arcanjo que no livro Tenda dos Milagres, redige o seu Manual de Culinária Baiana!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 comentários:

  1. O SEU CONVIDADO COSTUMAVA VIR A VIANA Á PASTELARIA NÁTARIO.
    GOSTEI DO BOLO E CERTAMENTE QUE OS CONVIDADOS ADORARAM.
    BJ

    ResponderExcluir
  2. Manuela, um excelente convidado, e uma receita muito apetativa.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Belas fatias, bolos de laranja são sempre bem vindos.

    Bjs.
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula
      Também gosto muito de bolo de laranja e do seu travo amargo e doce.
      Bjnhos

      Excluir
  4. Acredito que sim, um bolo simples chega perfeitamente quando é partilhado entre conversas animadas, bom humor e amizade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda a razão, muitas vezes a simplicidade é a melhor escolha.
      Bjnhos

      Excluir
  5. Com o nome do teu blog, seria fácil de nos lembrarmos deste escritor.
    Pela descrição, parece de facto ter sido uma maravilha a sua presença e das suas personagens.
    E um bolo simples e delicioso, perfumado pela laranja é o ideal para partilhar bons momentos.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginja!
      Era a escolha natural. Tinha pensado fazer um pudim de laranja, mas como não tenho muitos gulosos em casa, optei pelo bolo.
      Bjnhos

      Excluir
  6. Manuela,
    Que bela ajuda tiveste na cozinha. Jorge Amado foi uma perfeita escolha, pelo excelente romancista que é e pelo facto de ser o 100º aniversário do seu nascimento. Jorge Amado entrou no nosso imaginário através do pequeno ecrãn, pela adaptação dos seus romances às telenovelas que nos prendiam até ao ultimo episódio. É um romancista incontornável, tal como as personagens que criou, entre elas a irreverente Gabriela. Muito obrigada pela tua participação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla,
      Foi com muito gosto que participei. Hoje começa aqui na Rede Globo uma nova versão da novela Gabriela e esta semana , por coincidência deram alguns programas sobre a vida de Jorge Amado.
      Boa semana e bjnhos

      Excluir
  7. Hummm, um bolinho assim de laranja para o chá da tarde é sempre bem-vindo, adoro!!

    ResponderExcluir
  8. Manuela,
    Adorei a tua criativa narrativa.
    Quanto ao teu convidado, conheceu-o bem através da sua rica e bela escrita, pois li quase todos os seus livros.
    Nunca esqueço os nossos serões televisivos em Portugal nas décadas 70/80 e as suas belas e únicas personagens que tão bem dignificam a cultura de certa época Brasileira.
    Quanto ao teu bolo como sempre deve estar uma delícia.
    O desejo de uma boa semana e beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu simpático comentário.
      Desejo-te também uma excelente semana.
      Bjnhos

      Excluir