segunda-feira, 25 de junho de 2012

Bolo de Amêndoa, Limão e Canela

A combinação da amêndoa, com o limão e a canela encanta-me! Já sabia como resultava bem por cauda das bolachas de amêndoa, limão e canela que faço tantas vezes. Desta vez experimentei num bolo e o resultado não me decepcionou.


Simples e rápido de fazer, não há como falhar. Aqui em casa gostamos dos bolos bem simples, sem recheios nem coberturas, mas imagino que esta massa é deliciosa para preparar um bolo mais elaborado. Imagino-o com chantilly e morangos ou com curd de limão...




Ingredientes:
4 ovos
250 g de açúcar
Raspa de 2 limões (sicilianos)
Sumo de 1 limão
75 ml de óleo
100 ml de leite
1/2 colher de chá de canela
100 g de amêndoa moída
150 g de farinha
1 colher de sopa de fermento

Misturar as raspas de limão com o açúcar. Juntar os ovos e bater até obter uma mistura homogénea. Adicionar o óleo e continuar a bater. Em seguida, adicionar o sumo de um limão e o leite, misturando bem. Num recipiente, misturar os ingredientes secos - amêndoa, canela, farinha e fermento - e, em seguida, juntá-los à massa, envolvendo cuidadosamente. Levar o bolo a cozer em forno aquecido a 180º, numa forma untada e polvilhada com farinha.




Ideal para o chá, é delicioso para acompanhar um copo de leite e, comido na praia, é um verdadeiro manjar dos deuses....

Experimentem. tenho a certeza que (muitos) vão gostar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Eu ia gostar de certeza!!
    Adoro bolos simples, são estes os meus favoritos.
    Uma fatia atrás da outra à hora do lanche, que bem :))
    A combinação limão, canela e amêndoa é excelente.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ginja,
      Estava mesmo bom e por aqui são os nossos favoritos, sem coberturas nem recheios.
      Bjnhos

      Excluir
  2. Olá Manuela, para este tempo enfadonho que por aqui se faz sentir, não pediria nada mais. Uma fatia generosa deste teu bolo e uma chavenazinha de chá!
    Beijinho*

    ResponderExcluir
  3. ADORO BOLOS COM AMêNDOA E SE TIVER CANELA MELHOR AINDA.
    ESSE FICOU LINDO E IMAGINO QUE UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é tão cheiroso e aconchegante como essa receita linda. Adorei. Uma delícia de receitas, imagens.. virei mais vezes.

    ResponderExcluir
  5. Esse bolinho parece-me tão bem!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre chego até aqui e fico maravilhada. Até um simples bolo sem cobertura parece um rei!!! Parabéns!
    Boa semana e beijinho

    ResponderExcluir
  7. Olá Manuela, sou brasileira e mudei-me há 13 anos para Portugal, ao contrário de você, fiz hoje este bolo de amêndoa, acertei de 1ª :) simplesmente maravilhoso, a família toda adorou, muito obrigada por partilhar esta receita :) A próxima que vou fazer é a bolacha de amêndoa, limão, cravo e canela, espero acertar. Bjs e mais uma vez muito obrigada! Shirley Martins http://www.cantinhodamulherirresistivel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shirley,
      Fiquei tão feliz por ter experimentado, ter gostado e ter o carinho de me dizer. Muito obrigada pelo seu feedback e que bom que a sua família gostou. É um bolo bom de fazer e delicioso. Sabe que é a receita mais vista de sempre do blog? As bolachas que falou também são muito boas. Já faço à anos e têm aquele cheirinho que nos faz lembrar o Natal. Depois me conte o que achou.
      Tb já visitei o seu blog e gostei muito.
      Bjnhos,
      Manela

      Excluir