Tenho andado afastada desta lides de convidar pessoas ilustres para a minha mesa e, talvez por isso o ter feito pensar que eu andava cansada, o meu convidado deste mês fez-se acompanhar por duas belas senhoras e cozinheiras de mão cheia.
Jorge amado, chegou manhã cedo, trazendo dum lado a perfumada Gabriela e do outro a dividida Florípedes! Com cestos carregados de ingredientes, panelas e utensílios, tomaram a minha cozinha e entre risadas, histórias e revelações foram enchendo a minha casa com os aromas da cozinha baiana.
Gabriela fritou o acarajé, que depois comemos recheado com vatapá e camarão salteado. Dona Flor, presenteou-nos com uma moqueca de siri mole, de dar água na boca e lágrimas nos olhos. Para a sobremesa, Jorge Amado, guloso inveterado, preparou uma deliciosa Cocada Mole que, como aqui se diz, foi de comer rezando.
Com o café, forte e aromático, comemos uma fatia de bolo de laranja da Bahia, quase tão cheiroso como Gabriela e doce como Dona Flor. Depois de tantas iguarias, senti-me humilde com o meu bolo tão simples, mas a simpatia dos convidados e a delícia da conversa, fizeram-no parecer um manjar dos deuses!
Ingredientes:
4 ovos
300 g de açúcar
raspa e sumo de uma laranja
50 ml de óleo
250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento
Misturar bem a raspa da laranja com o açúcar. Juntar os ovos e bater até obter um creme homogéneo e esbranquiçado. Adicionar o óleo e o sumo de laranja e continuar a bater. Por fim acrescentar a farinha peneirada com o fermento, envolvendo cuidadosamente. Levar a cozer em forno a 180º em forma untada e polvilhada de farinha.
Este ano comemora-se o 100º aniversário do nascimento de Jorge Amado e, nesta cozinha no Brasil, com o nome de Cravo e Canela, tinha de ser ele o escritor convidado para a iniciativa Convidei para Jantar, criada pela Ana do blog Anasbageri e este mês dinamizada pela Carla do blog De Cozinha em Cozinha.
Baiano de nascimento, Jorge Amado era um amante da boa comida e de receber os amigos em sua casa para comezainas que duravam dias inteiros. Este gosto pela culinária emerge também nos seus livros e nos personagens que cria - da cozinheira Gabriela, à professora de culinária D. Flor, passando por Pedro Arcanjo que no livro Tenda dos Milagres, redige o seu Manual de Culinária Baiana!
O SEU CONVIDADO COSTUMAVA VIR A VIANA Á PASTELARIA NÁTARIO.
ResponderExcluirGOSTEI DO BOLO E CERTAMENTE QUE OS CONVIDADOS ADORARAM.
BJ
Obrigada São.
ExcluirBjnhos
Manuela, um excelente convidado, e uma receita muito apetativa.
ResponderExcluirUm beijinho e bom fim de semana
Obrigada Gisela!
ExcluirBoa semana e bjnhos
Belas fatias, bolos de laranja são sempre bem vindos.
ResponderExcluirBjs.
Paula
Olá Paula
ExcluirTambém gosto muito de bolo de laranja e do seu travo amargo e doce.
Bjnhos
Acredito que sim, um bolo simples chega perfeitamente quando é partilhado entre conversas animadas, bom humor e amizade :)
ResponderExcluirTens toda a razão, muitas vezes a simplicidade é a melhor escolha.
ExcluirBjnhos
Com o nome do teu blog, seria fácil de nos lembrarmos deste escritor.
ResponderExcluirPela descrição, parece de facto ter sido uma maravilha a sua presença e das suas personagens.
E um bolo simples e delicioso, perfumado pela laranja é o ideal para partilhar bons momentos.
Um beijinho.
Olá Ginja!
ExcluirEra a escolha natural. Tinha pensado fazer um pudim de laranja, mas como não tenho muitos gulosos em casa, optei pelo bolo.
Bjnhos
Manuela,
ResponderExcluirQue bela ajuda tiveste na cozinha. Jorge Amado foi uma perfeita escolha, pelo excelente romancista que é e pelo facto de ser o 100º aniversário do seu nascimento. Jorge Amado entrou no nosso imaginário através do pequeno ecrãn, pela adaptação dos seus romances às telenovelas que nos prendiam até ao ultimo episódio. É um romancista incontornável, tal como as personagens que criou, entre elas a irreverente Gabriela. Muito obrigada pela tua participação.
Beijinhos
Obrigada Carla,
ExcluirFoi com muito gosto que participei. Hoje começa aqui na Rede Globo uma nova versão da novela Gabriela e esta semana , por coincidência deram alguns programas sobre a vida de Jorge Amado.
Boa semana e bjnhos
Hummm, um bolinho assim de laranja para o chá da tarde é sempre bem-vindo, adoro!!
ResponderExcluirObrigada Mirella!
ExcluirBjnhos
Manuela,
ResponderExcluirAdorei a tua criativa narrativa.
Quanto ao teu convidado, conheceu-o bem através da sua rica e bela escrita, pois li quase todos os seus livros.
Nunca esqueço os nossos serões televisivos em Portugal nas décadas 70/80 e as suas belas e únicas personagens que tão bem dignificam a cultura de certa época Brasileira.
Quanto ao teu bolo como sempre deve estar uma delícia.
O desejo de uma boa semana e beijinhos.
Obrigada pelo teu simpático comentário.
ExcluirDesejo-te também uma excelente semana.
Bjnhos
olááááá
ResponderExcluiradorei este bolinho
Obrigada Vera!
Excluir;0)