quarta-feira, 20 de julho de 2011

Um Encontro em Lisboa e Tagliolini Nero com Ameijoas

Ontem encontrei-me com as minhas amigas Cristina e Isabel para almoçar, matar saudades e por a conversa em dia. Amigas desde o início da faculdade, quando ainda éramos adolescentes, sentimo-nos um pouco como os personagens do Sexo e a Cidade, perante os quais, a distância e o tempo não interrompem o que sentimos umas pelas outras ou perturbam o fio da conversa. Ao longo destes anos, as nossas conversas  têm passado das paixonetas  aos casamentos, dos trabalhos para o a cadeira X ao projecto Y do emprego, das fraldas aos bigodes dos filhos...É a elas que para além da minha amizade, dedico o post de hoje.



Como ultimamente o nosso poiso para almoçar tem sido o restaurante da Cinemateca Portuguesa, resolvi findo o encontro, fazer um passeio a pé até ao Chiado e aproveitar a minha querida Lisboa. Rever as suas cores, os miradouros, as colinas e as pessoas, o rio ao fundo e um restinho de flores dos Jacarandás que ainda esperaram por mim!!!



Regressada a casa, estava na hora do jantar e de aproveitar estar em Portugal para fazer algo que dificilmente consigo fazer no Brasil. Há tanto tempo com saudades das ameijoas, comi por mais que uma vez em Roma, mas ainda não tinha comprado aqui. Resolvi combinar as ameijoas com masssa tingida com Nero di Sepia, que vai muito bem com peixes e principalmente mariscos.

Ingredientes:
250 g de Tagliolini (Nero de Sepia), de preferência massa fresca
1,5 kg de ameijoas
4 dentes de alho
1 molho de coentros
Sumo de 1 limão
Azeite, sal e pimenta qb

Lavam-se as ameijoas e colocam-se numa frigideira ou tacho onde já se começou a aquecer o azeite com os dentes de alho partidos ao meio no comprimento.. Tapa-se o recipiente e vai-se agitando. O lume não deve estar demasiado forte. Junta-se um pouco de sal, pimenta e os coentros picados. Quando as ameijoas estiverem abertas, rega-se com o sumo do limão. Entretanto, coze-se a pasta em água abundante, temperada de sal. Quando estiver al dente, retira-se, escorre-se e junta-se às ameijoas, envolvendo-se no molho que estas criaram. Liga-se o fogão e deixa-se ferver dois ou três minutos apenas.



Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário