A última semana foi de verdadeiras férias de verão e uma verdadeira delícia. Passámos cinco dias na bela e eterna Roma, e já não nos apetecia voltar! Os dias estavam luminosos e as noites quentes, a história presente em cada praça, ao virar de cada esquina e no murmúrio de cada fonte. Alguém me disse uma vez que Itália era um milagre cósmico, pela sua história, pela sua capacidade de renascer e se recriar e, efectivamente, é isso que sempre tenho sentido nas várias cidades que tenho conhecido. Roma cumpriu e ultrapassou todas as minhas expectativas.
Se uma viagem a Roma pode ter, na maior parte das vezes, um intuito mais cultural, não podemos esquecer a comida que em Itália é sempre uma experiência memorável: dos risottos às pastas, das carnes, peixes e mariscos às pizzas, encanta-nos sempre a frescura dos ingredientes e a fusão dos sabores. Se me contive nas sobremesas (embora não tenha deixado de comer um tiramisú!), perdi a cabeça com os gelati!
Recordo com mais saudade as frutas compradas num quiosque de rua, frente aos Mercados de Trajano, após a visita às ruínas dos Fóruns sob um sol abrasador. Os damascos, os pêssegos, a melancia e os figos frescos, acabados de lavar num balde, souberam-nos pela vida!
Destacou-se, ainda um Risotto alla Pescatora, comido num restaurante do Trastevere (o Gallassi) e uns Raviolis com um molho trufado servidos pelo Chianti, perto da Fontana de Trevi.
Partimos com pena e ficou-nos a vontade de voltar. Por isso não esquecemos de lançar as nossas moedas na Fontana de Trevi enquanto murmurávamos "Arrivederci Roma".
Nenhum comentário:
Postar um comentário