Fiel seguidor do Cravo e Canela, o meu pai lamenta frequentemente não poder provar os bolos que apresento. Por isso, uma das minhas prioridades quando cheguei a Portugal era fazer-lhe um bolo bem saboroso. Como ele gosta muito, de manga achei que fazer a minha fórmula habitual de bolo, substituindo o copo de leite por um copo de sumo de manga podia ser uma boa opção, e meti mãos à obra!
Utilizei polpa de manga de lata, mas poderão, certamente, utilizar manga fresca bem madura, triturando e coando depois a polpa. Para os menos gulosos, no caso de utilizar a polpa enlatada poderá ser boa ideia reduzir um pouco o açúcar, pois a polpa já vem açucarada.
A confecção do bolo foi ainda mais artesanal que o costume, pois como levei os pequenos electrodomésticos para o Brasil, tive de bater a massa com uma colher de pão. Bem feito, para não andar sempre a advogar o regresso ao básico. Desde que era garota e ajudava a minha avó a fazer bolos que não batia um bolo à mão!!!
Ingredientes:
4 ovos
2 copos de açúcar (mal cheios)
1 copo de óleo
1 copo de polpa de manga
2 copos de farinha com fermento
Bater os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada (com a batedeira é muito mais fácil!). Juntar o óleo e continuar a bater. Em seguida adicionar a polpa de manga , misturando bem e, por fim, acrescentar a farinha já sem bater. Colocar numa forma untada e polvilhada de farinha e levar ao forno. Desta vez cozi o bolo num tabuleiro e cortei em quadrados, mas pode ser feito numa forma redonda, com ou sem chaminé.
Fica um bolo bem amarelo e muito perfumado a manga. O meu pai gostou....espero que também gostem!
EU TAMBÉM TENHO SIDO FIEL, CADÊ A MINHA FATIA?
ResponderExcluir