domingo, 17 de julho de 2011

Caldeirada com Peixe do nosso Mar

Vivi grande parte da minha infância em Espinho. Sendo uma cidade costeira, Espinho tinha uma forte tradição piscatória e, nos anos 60, o peixe ainda era vendido pelas ruas da cidade, carregado pelas Vareiras, nas suas canastras que, de forma prodigiosa, equilibravam nas cabeças.

Um dos pregões que recordo é de "Olha o peixe fresquinho! É o peixe do nosso mar!", ou algo semelhante, que indicava tratar-se de peixe capturado ao largo de Espinho, indicando-o como o mais fresco e melhor.

Esta caldeirada não foi feita com peixe de Espinho, mas com pescado Português que é certamente dos melhores. Aqueles que como eu gostam de peixe e estão habituados à variedade e frescura a que temos acesso no nosso país, imaginam a saudade que eu trago ao fim de seis meses longe da nossa terra.

Olho a bancada da peixaria como se fosse a joalheria mais sofisticada (bem, na verdade com muito maior encanto, pois não sou deslumbrada por jóas!) e procuro a caldeirada que me está mesmo a apetecer. Como não havia, comprei Safio, Raia e Pata Roxa. Esqueci-me da Sardinha que sempre coloco na Caldeirada para dar gosto. Se forem fazer, recomendo.

Chegada a casa, é só por o peixe com sal e preparar os restantes ingredientes.



Ingredientes:
Cerca de 1,5 kg de peixe (variado para Caldeirada)
4 batatas médias
6 tomates médios
1 cebola grande
5 dentes de alho
1/2 pimento verde
1/2 pimento encarnado
1 folha de louro
1 molho de coentros
1 raminho de alecrim
1 raminho de hortelã da ribeira (se não tiverem, podem substituir por poejos)
Azeite, sal e pimenta qb

Deixa-se o peixe tomar o sabor do sal, para o que convém temperar com algumas horas de antecedência. Entretanto, preparam-se os legumes que irão para a panela em camadas, intercalados com o peixe. Embora os ingredientes indicados sejam para quatro pessoas, quanto maior for a caldeirada mais gostosa fica. Em tempos de crise, podemos colocar uma proporção maior de batatas, ou dispensar os peixes mais caros. Havendo disponibilidade, a caldeirada pode ser enriquecida com lulas, ameijoas, camarão e pedaços de lagosta. Em qualquer dos casos, uma sardinha fresquinha contribui sempre para dar mais gosto.

Colocar azeite no fundo do tacho, juntar uma camada de cebola em rodelas, o alho picado, o tomate partido em pedaços pequenos, e os pimentos em tiras finas. Continuar com uma camada batatas em rodelas que não sejam demasiado grossas e por fim uma camada de peixe com as ervas aromáticas. Se estiver a fazer uma caldeirada para bastantes pessoas, volta a colocar novas camadas dos vários ingredientes.

Vai a cozer em lume brando, sem mexer, mas agitando de vez em quando o recipente com a tampa colocada, de forma a que os diversos sabores se misturem bem. Está pronto quando as batatas estão cozidas sem deixar que o peixe fique excessivamente cozinhado. Leva-se logo para a mesa.

Com o resto da caldeirada (molho e peixe que sobrou) fiz uma sopa de peixe que um dia destes vos deixo a receita.



Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário