Ontem à tarde fizemos um passeio até uma pequena capela que, por ficar num ponto elevado, desfruta de uma vista fantástica das planícies. Já lá estive, penso até que mais de uma vez, mas gostava de partilhar com o meu filho este local. Agora partilho-o convosco! Trata-se da capela de Nossa Senhora de Ara Coelis (ou Aracelis), uma pequena e singela ermida, partilhada pelos concelhos de Castro Verde e Mértola (a capela pertence a Castro Verde, enquanto o adro está em território de Mértola).
Outrora local de peregrinação, encontra-se numa elevação isolada no meio da planície, proporcionando uma vista estonteante das terras em redor. O aroma das plantas sob o estio, a luz fulgurante que emana das suas paredes caiadas, a sensação de isolamento e a vista, quase aérea, da paisagem, fazem juz ao seu nome de Altar do Céu.
Bela como me lembrava, no entanto fui encontrar os bonitos arcos rendilhados mais deteriorados do que os vira anos atrás. Espero que a partilha desta pequena jóia entre dois munícipios não seja motivo para que a sua preservação seja esquecida.
Hoje voltámos a fazer uma sopa de peixe com os restos de uma caldeirada do dia anteriror, a que juntámos, ainda, o caldo de umas ameijoas que abrimos. Trata-se de uma sopa deliciosa que, por ser feita de aproveitamentos, fica bastante económica.
Ingredientes:
Restos de Caldeirada (molho e peixe)
Molho de Ameijoas
1 Cebola
2 ou 3 dentes de alho
4 tomates bem maduros
1 molho de coentros
Massa de cotovelinhos
Azeite qb
Fazer um refogado com o azeite, cebola e alho. Juntar o tomate e deixar cozer. Juntar os caldos da caldeirada e das ameijoas (este último coado), e triturar bem. Juntar o peixe sem espinhas, os cotovelinhos previamente cozidos em água e sal e os coentros picados. Deixa-se ferver um pouco e serve-se quente.
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário