terça-feira, 23 de agosto de 2011

Geléia de Laranjinhas da China

As Laranjinhas da China, conhecidas no Brasil como Laranjas Kinkan e, por esse mundo fora, como Kumquats, não são, de facto, citrinos, muito embora se assemelhem muito a miniaturas de laranja. Pensa-se que foram trazidas para o Brasil pelos primeiros imigrantes japoneses, sendo que, em Japonês Kinkan significa Laranja de Ouro. No entanto, existem registos portugueses do seculo XVII, de missionários na China, que referem e descrevem o fruto, o que pode explicar o nome utilizado no nosso país.



Pelas suas características, nomeadamente o grau de acidez e degiribilidade da casca, a Kinkan torna-se bastante interessante em termos culinários, podendo ser utilizada tanto para a confecção de geléias como de molhos ácidos para acompanhar carnes gordas, como é por exemplo o caso do pato.

Dado que aqui não me tem sido fácil arranjar pato, decidi fazer uma geléia que, quem sabe, poderá mais tarde vir a ser adaptada a algum prato que venha a confeccionar, ou que posso comer com um pouco de pão ou torrada.

Ingredientes:
300 g de Laranjinhas
raspa e sumo de um limão
300 g de açúcar

Lavar e cortar em rodelas finas as laranjinhas, dispensando os caroços. Colocar num tacho as laranjinhas, o sumo do limão, e cerca de 250 ml de água. Tapar o tacho e deixar cozer em lume brando até os frutos estarem muito brandos (cerca de 20 minutos). Acrescentar o açúcar e mexer bem, mantendo em lume brando até o açúcar dissolver totalmente. Aumentar o lume e deixar ferver em cachão durante cerca de cinco minutos e testar se já atingiu o ponto.

Para testar se qualquer doce ou geléia já atingiram o ponto certo, a melhor forma consiste em colocar um ou mais pratos no congelador (freezer) e colocar um pouco do doce sobre o prato gelado, deixar arrefecer e passar o dedo por cima do doce. Se este ficar enrugado é porque já está bom e deve ser retirado do lume. Se ainda estiver muito líquido deverá deixar ferver mais uns minutos e testar novamente. Cada vez que interrompe para testar deve desligar o fogão.



Uma vez no ponto deve ser colocado num frasco de vidro, previamente esterelizado e tapar de forma hermética.

Ficou uma linda geleia de cor dourada, com as rodelas das laranjinhas em suspensão. Estou diligentemente a tentar encontrar um fornecedor de pato para experimentar a geléia com uns magrets...



Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário