Hoje trago uma receita de massa de sabor intenso e com um nome a condizer! Para aqueles que ainda estejam com alguma dúvida... sim, Puttanesca quer dizer exactamente aquilo em que estão a pensar!
A receita parece ter surgido em meados do século passado e conta-se que o nome vem do facto da maioria dos ingredientes poderem ser encontrados na despensa, podendo o prato ser confeccionado sem a necessidade de ir comprar produtos frescos. Aparentemente, esta solução seria a mais adoptada por "senhoras de virtude fácil"!
Alguns ingredientes podem diferir de receita, mas sempre presentes estão as anchovas, as alcaparras, o tomate, o alho e o azeite. O picante é dado pelas malaguetas picadas e um sabor adicional pode ser acrescentado pelas azeitonas cortadas, cebola picada, orégãos e um toque final de salsa picada. O espaço para o gosto pessoal é aumentado ainda pela escolha da massa a combinar com o Sugo alla Puttanesca. Embora habitualmente seja feito com esparguete, pode optar por outras massas secas da sua preferência!
Ingredientes:
500 g de esparguete
50 g de anchovas
3 dentes de alho
1 malagueta
1 colher de sopa de alcaparras
2 colheres de sopa de azeitonas descaroçadas e picadas
150 g de tomate pelado e picado (pode ser de lata)
75 g de tomate cereja cortado ao meio
sal, pimenta, orégãos, salsa qb
azeite qb
Cozer o esparguete al dente, escorrer e reservar. O ideal é que vá cozendo a massa enquanto faz o molho. Para o molho, picar os alhos e alourar no azeite com cuidado para não queimar, acrescentar as anchovas e refogar, deixando "derreter", juntar as alcaparras e a malagueta picada. Em seguida adicionar o tomate e deixar estufar até fazer um molho. Nesta altura, pode acrescentar o tomate cereja, que só estufa um pouco para não se desfazer totalmente. Temperar a gosto, tendo em conta que as anchovas já deixam um sabor salgado. Por fim acrescentar as azeitonas. Juntar a massa e envolver cuidadosamente. Se o molho estiver demasiado espesso, antes de adicionar a massa, acrescentar um pouco da água da cozedura do esparguete. Finalizar com a salsa picada. Se pretender um prato mais substancial, juntar atum (que também pode ser de lata) a seguir às alcaparras.
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário