quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fritata de Espinafre, Parmesão e Nozes para levar ao Pic-nic

O meu primeiro livro de culinária a sério foi-me oferecido, ainda na adolescência, por uma das minhas tias (Madressilva) e, porque tem muitas informações técnicas e belíssimas fotografias, continuo a recorrer a ele. Este livro, para além das receitas, tem todo um capítulo inteiramente dedicado à apresentação e um dos temas que sempre me fascinou foi um belo Pic-nic à beira rio, com as garrafas de vinho a arrefecer nas águas correntes, a cesta repleta de coisas boas, os bonitos pratos coloridos e uma deliciosa fritata com espinafres.









Ao receber tantas convidadas e pensar o que iria preparar para o Pic-nic, a imagem daquela fritata voltava sempre. Tinha de experimentar fazê-la...

Com espinafres e tomilho da horta, acabados de apanhar, coloquei mãos à obra e aqui está o resultado. Mais saborosa do que bonita, esta fritata é deliciosa quente ou fria e vai muito bem acompanhada de uma bela fatia de pão e de uma salada fresca.




Ingredientes:
6 ovos
1 molho de espinafres
4 colheres de sopa de natas espessas (creme de leite)
50 g de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho
1 raminho de tomilho
4 nozes
Azeite, sal, pimenta e noz moscada qb.

Lavar bem os espinafres e escolher as folhas, descartando os caules. Numa frigideira colocar um pouco de azeite,  os dentes de alho espalmados e dois ou três pés de tomilho. Deixar aquecer um pouco e juntar as folhas de espinafre que deverão cozinhar um pouco até ficarem brandas. Numa tigela colocar os ovos, as natas, o queijo ralado, um pouco de sal, pimenta e noz moscada moídos na altura. Bater bem e depois juntar os espinafres já salteados e as nozes partidas em pedaços pequenos, envolvendo cuidadosamente. As fritatas à italiana são habitualmente cozinhadas no forno, enquanto que as tortilhas espanholas são cozinhadas na frigideira. Neste caso, no entanto, preparei a fritata na própria figideira. Ao preparar esta quantidade (para quatro pessoas) sugiro que utilizem uma frigideira de tamanho médio e façam em duas vezes, pois o processo de viragem é dificultado quando a fritata é muito grande (por exemplo, esta ficou mais fina do que deveria devido a um pequeno acidente no momento da viragem!). Para cozinhar, deixar fritar de um lado e quando se começa a ver que os bordos estão bem dourados e o ovo já começa a secar, coloca-se um prato sobre a frigideira e vira-se, deixando, depois, escorregar novamente para dentro da frigideira, desta vez com o lado crú virado para baixo. Deixar cozinhar mais um pouco, até ficar igualmente dourado.




Nessa altura estão prontas a servir decoradas com pés de tomilho, pedacinhos de noz  e lascas de parmesão. 

Comidas ainda quentes, acompanhadas de salada são uma refeição deliciosa. Já frias, sabem bem com uma fatia de pão, sendo que alguns sabores se apuram ainda mais.

Espero que gostem e que se divirtam com este Pic-nic!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Esta fritata tem muito bom aspecto.. vou levar a ideia comigo :)

    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, e olha que belo manjar nós tínhamos...bjokitas

    ResponderExcluir
  3. Adorei o aspeto da tua fritada!! Muito boan sugestão para o nosso piquenique!!
    Bjs
    Cady

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amiga,
    Uma optima sugestão para um picnic.
    Ficou fantastica.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. O teu piquenique é um sonho, perfeito!
    As tuas fotos retratam bem e estão lindas :)
    A fritata é uma escolha perfeita, com o tomilho fresco acabado de apanhar.
    Que dia tão bonito nos aguarda.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  6. Neste piquenique não falta nada. Está perfeito. Gosto de tudo.
    Belas fotografias e bela fritada.
    Parabéns e beijinho

    ResponderExcluir
  7. Eu vou querer uma fatia dessa fritata com uma fatia de pão. Parece-me deliciosa :) Vai ser um piquenique recheado de coisas boas! Beijinho

    ResponderExcluir