domingo, 2 de dezembro de 2012

Menu da Semana - Especial de Natal

Na verdade, hoje não apresento um verdadeiro menu da semana, mas sim sugestões  de pratos e doces para a véspera e dia de Natal.

Fazer uma refeição de Natal para a família e amigos requer algum planeamento, e uma das decisões que deverão ser tomadas no inicio do mês prende-se com os pratos que irão apresentar aos vossos convidados.

Podem dizer que ainda faltam mais de vinte dias, mas o que é certo e que por vezes temos de articular com outras pessoas que oferecem o jantar ou almoço noutro dia, temos de ter em conta as restrições ou gostos alimentares dos nossos convidados e devemos antecipar as nossas escolhas de forma a evitar as compras de última hora, garantindo a melhor qualidade dos produtos e os melhores preços.

Em Portugal, o bacalhau é rei na noite de Natal. No dia de Natal é frequente comer-se o borrego ou o cabrito.  Deixo-vos uma receita de bacalhau que ao longo dos anos tem tido presença frequente na mesa de Natal da minha família.




É um Bacalhau no Forno delicioso e simples de fazer que é um sucesso garantido à mesa.

Como alternativa ou para a refeição do dia seguinte um Borrego Assado com Hortelã é sempre uma boa escolha!



O Natal é epoca de alguns excessos, principalmente com as coisas doces. Para os mais gulosos está aberta a época para aproveitar as delícias que nos trás o Natal com a promessa (nem sempre cumprida!) de no inicio do próximo ano iniciar uma merecida dieta!

Que tal fazer uma fornada de bolachas para entreter as crianças e, quem sabe, presentear os amigos?




Estas Bolachas de Gengibre, Canela e Laranja em forma de pinheirinho não podiam ser mais evocativas do Natal e sabem tão bem!

E então, é este ano que vai fazer um Bolo Rei ou Rainha? Atreva-se! Esta foi a minha primeira tentativa de fazer o Bolo Rainha e saiu mesmo bem.




Para mim, Natal sem Rabanadas não é Natal. No Alentejo chamamos-lhes Fatias de Ovos ou Fatias Paridas e, tradicionalmente, são feitas no Natal ou quando uma mulher tem filhos. Sao deliciosas ainda quentes, acompanhadas de café, comidas na cozinha a cheirar a fritos, durante a tarde de dia 24 de Dezembro!




Na mesa de Natal também não pode faltar o Arroz Doce, a saber a limão e a cheirar a canela. Esta receita é de um arroz doce bem cremoso e rico que vai fazer as vossas delícias.




Feliz Dezembro e bons preparativos para a quadra festiva!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Estou quase sem palavras, pela tua grandeza. Num post consegues colocar diversas iguarias de primeira qualidade.
    Adorei!!!
    Obrigada pelos votos e desejo-te também bons preparativos para a quadra festiva com saúde e felicidades.
    Beijinho.

    ResponderExcluir