quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Risotto Thay de Lulas e Camarão



Numa viagem recente a Ilhabela, comi um arroz de camarão e lulas que me encantou e que tentei reproduzir na minha cozinha. Com um toque oriental, combina bem com o clima tropical em que vivemos e transporta-nos a paragens ainda mais distantes.




Os aromas do sake, da lima e do leite de coco dão um travo de exotismo que, pode não ser para todos os gostos, mas certamente vai fazer-nos fugir à rotina dos pratos e dos ingredientes habituais.




Ingredientes:
500 g de lulas limpas e cortadas em rodelas
500 g de camarão
2 chávenas (xícaras) de arroz arborio ou jasmim
1 lima
1 cálice de sake
4 colheres de leite de coco
1 cebola finamente picada
4 dentes de alho finamente picados
Azeite, sal, pimenta e sementes de papoila qb.

Descascar os camarões, reservando, e ferver as cascas e cabeças em água temperada com sal. Coar o caldo e manter quente para a preparação do arroz. Num tacho, colocar uma quantidade de azeite suficiente para o arroz e alourar ligeiramente o alho. Juntar os camarões e deixar cozinhar, temperado ligeiramente com sal. Quando ficarem rosados e começarem a ficar enrolados sobre si mesmos, retirar e reservar. Na gordura que ficou, juntar a cebola e deixar cozinhar até ficar translúcida. Acrescentar as lulas, tapar e deixar cozinhar durante alguns minutos. Depois, adicionar o arroz, deixando cozinhar durante alguns minutos. Regar com o sake e, ao fim de alguns minutos, acrescentar um dose do caldo de cozer os camarões. No caso de usar arroz arborio irá precisar de cerca de um litro de caldo, se usar arroz jasmin, precisará de um pouco menos. Como no risotto normal, vai-se acrescentando o caldo a pouco e pouco. Quando o arroz estiver quase cozido, rectifica-se o tempero, acrescenta-se pimenta moída na hora e juntam-se os camarões, a raspa da lima e o leite de coco, envolvendo cuidadosamente. Espera-se poucos minutos e está pronto a servir.




Fica muito bonito servido em taças (cumbucas) e polvilhado com sementes de papoila.

Bom apetite!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. A aparência é ótima...e tenho certeza de que o gosto também é divino. Beijos.

    ResponderExcluir