Há algo nos morangos com natas que nos lembra a Primavera, brisas mornas, as primeiras tardes passadas numa esplanada ao sol! Um bolo com morangos e natas, então, é uma delícia! Quem for de Lisboa certamente conhece o bolo com morangos e chantily da Fruto Almeidas, fresquíssimo, a desmanchar-se na boca!
Esta semana experimentei fazer um bolo de morangos com natas, mas já incorporados na massa. Sempre que se fazem estas experiências, nunca temos a certeza do que vai verdadeiramente sair do forno. Por vezes corre mesmo mal... e dessas situações não deixo aqui história! Desta feita, pelo contrário, o resultado ultrapassou as expectativas (sim porque ao imaginar a receita, imagino o resultado!). O bolo ficou fofo, os morangos suculentos, os sabores bem combinados. Atrevo-me assim a dizer: experimentem!
Ingredientes:
4 ovos
300 g de açúcar
150 ml de óleo alimentar
200 g de natas frescas
300 g de morangos
50 g de coco ralado
250 g de farinha com fermento (de acordo com as indicações do fabricante)
Lavar e arranjar os morangos. Cortar os frutos em rodelas grossas e envolvê-los em metade do coco ralado. Bater os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar o óleo, batendo bem. Acrescentar as natas frescas, incorporando cuidadosamente e, em seguida, o resto do coco ralado. Adicionar a farinha já sem bater, mas misturando bem com a massa. Por fim, juntar os morangos envolvidos em coco, distribuindo por toda a massa. Levar a cozer em forno a 180º, numa forma de chaminé untada e polvilhada com farinha.
Pelo facto de ter pedaços grandes de fruta deve ser consumido nos primeiros dois a três dias. É óptimo para um lanche ou para um pequeno almoço mais requintado. Acompanhado de gelado pode até ser servido como sobremesa.
Espero que gostem... eu gostei!
Adorei a sugestão....que bela combinação! Ficou lindo!
ResponderExcluirBjinhos
Que beleza de bolo! Amei! Lindo, lindo! Bjkas.
ResponderExcluirObrigada Patrícia e Ana Paula. Ficou muito bom, mas tem de ser comido depressa para não estragar... mas isso não nos parece difícil, pois não?
ResponderExcluirBjnhos para ambas