Mais uma vez volto aos gelados, relembrando, ao mesmo tempo, a frescura que as fontes de Roma trazem nos quentes dias de Verão! Hoje proponho saborear um Gelado de Pêra e Goiaba, aromatizado com Cravo e Canela e adoçado com Mel, para o qual fui beber inspiração não numa fonte romana, mas num delicioso post da Laranjinha (Gelado de Marmelo com Mel e Especiarias), que podem encontrar no Cinco Quartos de Laranja.
O gelado ficou uma delícia e faz-me lembrar quantos maravilhosos gelados comi junto à Fontana dei Quattro Fiume.
(Stefan Bauer, in Wikipedia) |
Situada na Piazza Navona, representa os quatro principais continentes do mundo e os grandes rios que os atravessam: o Rio Nilo, na África, o Rio Ganges na Ásia, o Rio Danúbio, na Europa e o Rio da Prata na América (o Amazonas ainda não tina sido descoberto!).
A Piazza Navona é uma das mais conhecidas e frequentadas de Roma e, à semelhança da Praça do Rossio de Lisboa, apresenta uma forma rectangular, dado ser, na sua origem, um estádio romano.
Com o passar dos tempos, as casas foram construídas sobre as bancadas e, no final do século XV passou a caracterizar-se como praça. No século XVII foi construída a Fontana dei Quattro Fiume, da autoria de Bernini, que, no centro da praça é um dos seus principais focos de atenção.
Animada de dia e de noite, possui belas esplanadas e bons restaurantes, assim como um ambiente envolvente, cheio de música e pessoas bem dispostas! É definitivamente, um dos locais a não perder e a repetir numa viagem a Roma.
Ingredientes:
2 pêras
2 goiabas vermelhas
2,5 dl de água
50 g de açúcar
2 colheres de sopa de mel
1 embalagem de iogurte natural
1 embalagem de natas
1 pau de canela
1 cravo de cabecinha
Mel e noz pecã para decorar
Descascar e tirar os caroços / sementes aos frutos e cortar em pedaços pequenos. Colocar a cozer com a água, o açúcar, a canela e o cravinho, em lume brando num tacho tapado, até ficarem bem brandos e quase sem líquido. Retirar as especiarias, triturar e reservar os frutos, deixando arrefecer. Depois de frio, acrescentar o mel e o iogurte e misturar bem. Por fim adicionar as natas previamente batidas, envolvendo cuidadosamente. Quem tiver uma sorveteira, deverá utilizar de acordo com as instruções do equipamento. Quem opta por métodos ainda mais artesanais, deverá colocar a mistura no congelador (freezer) e mexer a intervalos de cerca de uma hora e meia, de forma a evitar a formação de cristais de gelo.
Retirar do congelador cerca de 15 minutos antes de servir e decorar a gosto. Neste caso, guarneci o gelado com um fio de mel e com lascas de noz pecã. A mistura da pera com a goiaba assemelha-se ao sabor do marmelo, tanto no aroma como na textura, ao mesmo tempo que o traço subtil do cravo e da canela trazem um travo exótico ao gelado!
Espero que gostem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário