Foi um pouco assim que conheci esta amiga, em quem, apesar das diferenças, encontrei muitos pontos comuns, gostos semelhantes, formas parecidas de estar na vida, valores e objectivos similares. É a ela que dedico este post, como um abraço neste momento mais atribulado da sua vida, e porque sem ela este não seria possível, pois é sua a receita deste Crumble!
Já o experimentara em sua casa e ficara com a ideia de também o fazer. A visita de um amigo serviu de pretexto. É uma sobremesa rápida e simples de fazer e, além disso, deliciosa. É bom comido quente, quase acabado de sair do forno, com o gelado a derreter por cima. O resto foi comido frio, com gelado de baunilha, e também não ficou atrás!
Ingredientes:
4 maçãs
100 g de margarina
100 g de farinha
100 g de açúcar (80 g para os menos gulosos)
Açúcar demerara ou amarelo e canela em pó qb
Descascar as maçãs e cortar em fatias finas e dispor no fundo de um prato de ir ao forno e à mesa (convém ter alguns centímetros de fundo). Polvilhar com açúcar demerara (ou amarelo) e canela em pó. Numa taça misturar e amassar bem a margarina com o açúcar e a farinha. Fica uma massa desagregada que deve ser colocada em bocados sobre as maçãs, não precisando de ficar tudo tapado. Vai a cozer ao forno a cerca de 180º até ficar dourado.
Serve-se quente (ou frio) acompanhado de uma bola de gelado. Confesso que gosto particularmente do sabor da baunilha misturado com a maçã assada e a parte do bolo!
Bom apetite!
Oi Manuela,
ResponderExcluirQue delícia de crumble! Ter amigos é uma dádiva divina.
Bj,
Lylia
Obrigado Lyllia,
ResponderExcluirEstava bom mesmo! Como não sou muito gulosa, da próxima acho que vou por um pouco menos de açúcar. Os amigos são mesmo o meu açúcar!
Um abraço para você,
Manuela