segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ervilhas (Tortas!) com Ovos

Dos meus tempos de infância, tenho uma memória bem vívida de estar sentada num poial de porta, com um alguidarinho no colo a esburgar ervilhas!

Não me consigo lembrar se era no Alentejo, mas esta lembrança está associada à minha avó Eugénia, à minha mãe e a ervilhas com ovos! Não como se fazem na zona de Lisboa e também em algumas partes do Alentejo, com os ovos escalfados no guisado das ervilhas, mas como a minha avó fazia, com os ovos mexidos com o estufado. Ficavam húmidos e com o sabor das ervilhas e dos coentros e, acima de tudo, eu detestava-os!
 



A única coisa boa desses dias era esburgar as ervilhas, ouvir o som da vagem quando abria, senti-las redondas a passar pelos dedos e cheirar o verde que deixavam nas mãos! Esse era o meu contributo e a minha recompensa. Ter de as comer era o sacrifício que fazia por este momento de pura diversão!




Mas os tempos mudam e, com eles, também os nossos gostos! Hoje aprecio o sabor das ervilhas nos ovos, o travo dos coentros, a consistência e o aroma deste prato. Por isso, tenho feito algumas vezes aqui em casa e trago-vos hoje a minha visão desta receita tradicional.

Esta Primavera, na horta, as ervilheiras crescem à redea solta e todos os dias podemos colher vagens prontas a cozinhar! As primeiras a chegar foram as ervilhas tortas e por isso tem sido presença frequente na nossa mesa, tanto como acompanhamento, como como prato principal.

Estava na dúvida se as ervilhas tortas seriam apropriadas para fazer com os ovos, mas asseguraram-me que mesmo a Avó Dade escolhia as mais tenras para poder fazer com a vagem, por ser mais saboroso! Posto isto, coloquei mãos à obra e os resultados não me desiludiram.




Ingredientes:
500 g de ervilhas
6 ou 7 ovos
1/2 cebola
1 dente de alho
1 molhinho de coentros
Azeite, sal e pimenta qb

Lavar bem as vagens, cortar o pé e, puxando ligeiramente, tirar a linha principal do lado da vagem. Levar a cozer, por 2 ou 3 minutos, em água a ferver, temperada de sal. Escorrer e reservar. Numa frigideira, refogar, no azeite, metade de uma cebola, picada finamente, e um dente de alho esmagado. Cortar as vagens em pedaços grados e levar a refogar juntamente com as cebolas, quando estas já começarem a ficar transparentes, juntar os coentros picados, temperar de pimenta, moída na altura, e tapar a frigideira, deixando estufar durante alguns minutos. Quando as ervilhas estiverem brandas, mas não desfeitas, juntar os ovos batidos, temperados de sal, e mexer, reduzindo gradualmente a temperatura do fogão, de modo a que fiquem bem cozinhados, mas húmidos e brandos. Devem ser servidos de imediato.



Como boa Alentejana que sou, prefiro acompanhar as ervilhas com ovos de uma boa fatia de pão, mas poderão optar por um arroz ou até mesmo uma salada de alface com coentros!

Espero que gostem!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Gosto muito deste blog!! Pelas sugestões e pelas fotografias fabulosas! Parabéns||

    ResponderExcluir
  2. Oi Manuela,
    Prazer conhecer seu blog.Muito bom, parabéns pra vc.
    Virei aqui mais vezes.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Vera e Lyllia pelo vosso apreço. Venham sempre!
    Beijinhos

    ResponderExcluir