Nesses tempos uma bolacha era algo especial, para comer com deleite (e com leite também!!), para apreciar mais do que para encher a barriga. E, nessa altura, as bolachas de chocolate eram as minhas favoritas!
Talvez por isso, as minhas primeiras bolachas para o Cravo e Canela são de chocolate com avelãs e, num regresso encantado à infância, fiz algumas com pauzinho à laia de chupa-chupa.
Ingredientes:
225 g de farinha com fermento
175 g de açúcar
1 ovo
100 g de margarina
50 g de avelãs
5 colheres de sopa de cacau em pó
Misturar a margarina com a farinha, até ficar uma espécie de farelos. Juntar o açúcar, o cacau, as avelãs e o ovo ligeiramente batido. Misturar bem, amassando até ficar uma massa macia. Fazer um rolo com cerca de 5 cm de diâmetro que se enrola em papel vegetal e, depois, em película aderente. Guarda-se no frigorífico (geladeira) durante algumas horas. Quando se retirar, cortam-se rodelas de aproximadamente 8mm de espessura e levam-se a cozer em forno médio, em tabuleiros forrados com papel vegetal, tendo o cuidado de deixar espaço suficiente entre as bolachas para que não se colem umas às outras. Os chupa-chupas de bolacha, são feitos colocando um palito ou pauzinho de gelado na massa ainda crua.
Para manter a tradição, o melhor é guardar estas bolachas numa lata de folha, de onde podem ser surripiadas pelos nossos filhotes...
Com o Natal quase a bater-nos à porta, estas bolachinhas podem ser uma bonita lembrança para oferecer a alguém amigo. É um presente que, apesar de económico, é especial por ser feito por nós e por ser uma guloseima que vai sempre bem nesta época festiva.
Espero que vos agradem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário