quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bolachas de Coco e Maracujá são Coisas Doces para Saborear até ao Dia de Reis

A Laranjinha, do Cinco Quartos de Laranja colocou-nos o desafio de apresentarmos Coisas Doces para Saborear até ao Dia de Reis, e o  Cravo e Canela não quis deixar de participar com um miminho que combine a Época Natalícia com o espírito tropical que aqui se vive. Ofereço-vos estas flores de coco e maracujá, feitas pelos anjinhos de Natal!



A combinação de coco e maracujá é muito agradável e a cobertura de icing sugar com polpa de maracujá foi uma agradável surpresa. Na verdade, costumo apenas fazer bolachas simples, mas este post exigia algo especial, onde o açúcar, nas suas várias formas, fosse vedeta, e o travo ácido do maracujá corta qualquer excesso que os menos gulosos possam achar desagradável. É mesmo de experimentar!




Ingredientes:
150 g de açúcar
1 ovo
100 g de manteiga
300 g de farinha
1 colher se sopa de fermento
60 g de coco ralado (não adoçado)
4 colheres de chá de polpa de maracujá

175 g de icing sugar
2 colheres de sopa de polpa de maracujá

Cerca de 20 minutos antes de iniciar a confecção da receita, colocar todos os ingredientes à temperatura ambiente. Preparar a polpa de maracujá, tirando a polpa de dentro do fruto e passando com a varinha mágica ou no copo liquidificador, após o que deve coar para separar as sementes. Se usar maracujá azedo (Brasil), um maracujá grande deve ser suficiente (foi o que eu usei). Os maracujás doces, disponíveis em Portugal são bem mais pequenos, pelo que estimo que sejam necessários uns dois ou três.

Numa tigela grande, misturar a farinha com o fermento, o açúcar e o coco ralado. Partir a manteiga em cubos e esfarelar junto com os ingredientes sólidos, até obter uma mistura homogénea. Bater o ovo e juntar-lhe a polpa de maracujá. Adicionar à massa e misturar bem, amassando, até ficar suave e a descolar-se dos dedos. Tapar a tigela com papel celofane e guardar no frigorífico (geladeira) durante uma hora. Em seguida, estender e cortar as bolachas com a forma escolhida. Levar a cozer na zona média do forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal (papel manteiga). Retirar quando estão louras e deixar arrefecer sobre um rack. Preparar a glace, misturando o icing sugar com a polpa de maracujá, mexendo energicamente até formar um creme espesso. Espalhar sobre as bolachas frias e deixar secar.





Estas bolachas são deliciosas para presentear os amigos nestes dias especiais, para ter em casa e deliciar a família ou as visitas, ou para cada um de nós quando nos apetece algo doce!

Resta-me brindar a 2012 e fazer votos que este novo ano nos traga muitos doces momentos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Que bonitas bolachinhas, muito mesmo....bjokitas

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da ideia
    Vou retirar a receita e quiça fazer brevemente
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Faz sim Mané pois são muito boas, tanto com cobertura como simples.
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  4. Manuela, adorei as bolachinhas, são mesmo ao meu gosto :) Esse icing de maracujá deixou-me ansiosa!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ginja!
    São muito boas. E mesmo eu que tendo a preferir as bolachas simples, gostei muito deste icing, por causa do maracujá nem se percebe que é, essencialmente, açúcar!
    Bjnhos

    ResponderExcluir
  6. hummm parecem ótimas essas bolachinhas
    adorei a receita


    beijussss
    www.falandocomasbatatas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Iris,
    São mesmo boas!
    Bjos

    ResponderExcluir