A variedade de legumes traz uma riqueza de sabores e aromas que faz, mesmo aos mais amigos de carne, esquecer a sua ausência!
Pratos sem carne são uma delícia e além disso, a sua saúde, os animais e o planeta agradecem.
A ideia da Segunda Sem Carne (Meat Free Monday, no original) foi lançada em Junho de 2009 por Paul McCartney (Beatles) e vem sendo apoiada por diversas figuras públicas a nível mundial. Aqui no Brasil, o projecto viu o seu arranque em Outubro de 2009, fruto de uma parceria entre a Sociedade Vegetariana Brasileira e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura de São Paulo. Desde então tem vindo a estender-se a outras cidades e a contar com um apoio crescente da sociedade civil.
Com efeito, uma alimentação rica e com maior peso de vegetais favorece a prevenção de doenças crónicas e degenerativas, as doenças do foro cárdio-vascular, bem como diversos tipos de cancro e diabetes.
As dietas sem carne ou pobres neste tipo de alimento, são reconhecidas e aconselhadas por várias instituições de renome internacional no campo da saúde.O seu lema: Pelas Pessoas. Pelos Animais. pelo Planeta, justifica-se pelo impacto que o consumo de carne apresenta a estes três níveis e pela diferença que um dia em que cada vez mais pessoas evitem consumir carne e seus derivados pode ter!
Ingredientes:
1/2 embalagem de Penne
1 beringela
1/2 pimento verde
1/2 pimento amarelo
1/2 pimento vermelho
1 cebola
4 dentes de alho
100 g de tomate cereja
50 g de azeitonas verdes
1/2 l de molho de tomate caseiro
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 molhinho de manjericão
Azeite, sal e pimenta qb.
Cozer a massa (macarrão) em água temperada de sal, até ficar al dente. Partir as cebolas, alhos, pimentos e beringela em pedaços pequenos e estufar em azeite numa frigideira com tampa. Acrescentar o vinagre balsâmico e, quando estiverem quase cozidas, juntar o vinagre balsâmico e os tomates cereja partidos ao meio. Deixar estufar mais um pouco. Juntar o molho de tomate caseiro, as azeitonas, as massas, a pimenta acabada de moer e o manjericão. Deixar apurar e servir quente.
Bom apetite!
Uma refeição saudável e animal free! É de louvar esta ideia. Eu adoro uma boa massa com legumes assim :) Faço imensas vezes para levar na marmita para o trabalho.
ResponderExcluirUm beijinho.
Nós aqui tb gostamos muito dos legumes com massas. Por vezes junto um pouco de frango ou salmão, mas mesmo só assim já é muito bom! E é óptimo para comer mais tarde, porque até ganha sabor!
ResponderExcluirObrigada pela tua mensagem.
Bjnhos
Olá Manuela, descobri o seu blog através da Laranjinha e devo dizer que o achei muito interessante. É bonito essa partlha de culturas e de sabores e por isso passo a seguir-te.
ResponderExcluirEu gosto muito de comida vegetariana, não faço mais porque os meus homens(marido e filho) gostam muito de carne.
Gostei do teu pratinho muito nutritivo e saudável.
Beijinhos
Olá Susana,
ResponderExcluirSei exactamente do que fala. Aqui em casa também não posso eliminar a carne por completo porque os rapazes não permitem.
Fico contente que goste do Cravo e Canela. Apareça sempre.
Bjnhos